Dicas e tutoriais

Como compartilhar uma unidade óptica em uma rede local

A maioria dos computadores vendidos no Brasil e no mundo possuem uma unidade óptica. O que é uma unidade óptica? Essas unidades utilizam lasers para ler dados ou gravar dados de CDs ou DVDs. Também é bastante conhecido pelo nome de “leitor de CD/DVD” ou “gravador de CD/DVD”. No entanto, em computadores ou dispositivos móveis como tablets e netbooks, essa unidade não vem equipada.

Se você precisa acessar arquivos armazenados em um CD/DVD e esta usando um dispositivo que não tem um unidade óptica equipada, o que você pode fazer? Bem, você tem duas opões. A primeira opção é mover os arquivos desejados para um Pen Drive ou cartão de memória. A segunda opção é compartilhar a unidade óptica em sua rede local. Essa opção é a mais recomendada para você que precisa esta sempre acessando sua unidade óptica. Será ela que iremos ensinar para vocês!

O compartilhamento é muito fácil de ser feito, desde que você já tenha criado uma rede local. Se você não sabe como criar e configurar uma rede local, basta acessar essa página da Microsoft para saber como.

Compartilhando minha unidade óptica

Agora que você já tem uma rede local configurada, vamos começar com o passo a passo:

1º passo: Abra o Windows Explorer e encontre a unidade óptica que deseja compartilhar.1_unidade_optica

2º passo: Depois que você escolheu a unidade que deseja compartilhar, clique com o botão direito do mouse em cima dela e escolha a opção “Propriedades”.

2_unidade_optica

 

3º passo: Na caixa que apareceu, seleciona a aba “Compartilhamento” e depois clique na opção “Compartilhamento Avançado”.

3_unidade_optica

 

4º passo: Irá abrir uma nova janela. Nessa janela clique na opção “Compartilhar a pasta”. Abaixo coloque o nome que aparecerá no compartilhamento, por exemplo, “Unidade CD-DVD”. As outras opções são todas opcionais como, por exemplo, o limite de usuários que podem se conectar simultaneamente a unidade. Depois é só clicar em “Ok “.

4_unidade_optica

 

Pronto! A sua unidade óptica esta compartilhada com a rede local. Agora você poderá acessa-la de qualquer computador ou dispositivo que esteja conectado a sua rede local.

Muitas vezes é mais fácil usar um Pen Drive ou cartão de memória. Mas se você utilizar com frequência a unidade óptica o trabalho de passar os arquivos para o Pen Drive ou cartão se torna muito enfadonho e mais demorado.

Não esqueçam de compartilhar com seus amigos! Se ficou com dúvida, não deixe de tira-la por meio de seu comentário!

Abraços e até a próxima!

Você também vai gostar

Leia também!