Dicas e tutoriais

Como verificar seus arquivos públicos no Google Drive

Se você usa algum serviço de armazenamento nas nuvens como o Google Drive, com certeza sabe que é possível configurar a visibilidade de seus arquivos. Você pode configura-lo como privado, onde apenas você terá acesso. Pode também dar acesso a alguns usuários específicos ou mesmo tornar um arquivo público.

A maioria de vocês com certeza sabe quais de seus arquivos estão visíveis ao público e quais não estão. Mas isso nem sempre acontece. Isso se dá pelo fato do compartilhamento de arquivos no Google Drive ser muito fácil. Então pode ser que, vez por outra, passe um arquivo despercebido. Assim, vale a pena verificar quais de seus arquivos estão visíveis ou não.

Depois que você fizer a verificação, terá que fazer duas coisas: primeiro, terá que mudar a visibilidade do arquivo. Segundo, você terá que descobrir como e porque esse arquivo foi compartilhado sem que você soubesse disso. Esse passo o ajudará a não cometer o mesmo erro. Vamos começar!

Pesquisando seus arquivos compartilhados publicamente

Felizmente é muito fácil descobrir os arquivos que estão visíveis ao público no Google Drive:

1º passo: Abra o Google Drive.

2º passo: Depois de feito o login, clique na seta que aponta para baixo na caixa de pesquisa, ao lado do botão azul.

1_Google_Drive

3º passo: Agora você irá procurar por “visibilidade” e depois clicar em “Público na Web”. Essa opção irá mostrar todos os seus arquivos que estão visíveis para o público.

Uma observação: caso você não consiga visualizar a opção “Público na web”, basta colocar o seguinte após o endereço do Google Drive: “/#query?view=2&filter=documents&visibility=0Poderá ficar assim: “https://drive.google.com/#query?view=2&filter=documents&visibility=0“. Caso você utilize o Google Apps ficará assim: “https://drive.google.com/a/guiadopc.com.br/#query?view=2&filter=documents&visibility=0“.

Mudando a visibilidade dos arquivos no Google Drive

Depois de realizar a pesquisa e verificar quais arquivos estão compartilhados publicamente, você poderá mudar a visibilidade daqueles arquivos que você não gostaria que todos tivessem acesso. Para fazer isso, basta seguir o próximo passo a passo:

1º passo: Selecione o arquivo que deseja mudar a visibilidade clicando na caixa de seleção ao lado dele.

2º passo: Depois clique na primeira opção que aparecer na parte superior, chamada “Compartilhar”.

2_Google_Drive

 

3º passo: Na parte “Quem pode acessar”, você verá que o arquivo está configurado como “Público na web”. Para mudar, clique na opção ao lado chamada “Alterar…”.

4º Passo: Na janela que aparecer você poderá escolher como você quer que o arquivo seja visualizado. Depois da escolher, clique em “Salvar” e depois em “Concluído”.

3_Google_Drive

 

Pronto! Agora você já sabe como pesquisar seus arquivos públicos e também como mudar a visualização deles. Encontraram algum arquivo compartilhado publicamente que você não sabia?

Você também vai gostar

Leia também!