Dicas e tutoriais

Como instalar o Windows com um Pen Drive

Iremos mostrar neste breve tutorial como instalar o Windows com um Pen Drive. Isso pode ser útil para quem usa um netbook ou notebook (ou PC) que não tenha uma unidade óptica. Os requisitos são simples:

  • Um Pen Drive com 4GB de memória
  • Um PC com BIOS que suporte dar o boot por meio de uma unidade USB

Instalando o Windows com um Pen Drive

A maneira mais fácil de fazer isso é baixando um programa distribuído pela própria Microsoft. Ele se chama Windows 7 USB/DVD. Ele faz todo o trabalho para você. No entanto, essa opção não é a melhor. Vamos aprender como fazer esse processo manualmente:

1º passo: Insira o seu Pen Drive na porta USB do computador.

2º passo: Aperte os botões “Windows + R” do seu teclado. Na caixa que aparecer digite “cmd“.

1_insta_windows_pendrive

3º passo: Irá abrir o Prompt de Comando do Windows. Digite “diskpart“. Irá abrir um novo prompt. Se for perguntado se deseja realmente executar esse novo prompt, marque sim.

2_insta_windows_pendrive

4° passo: Agora, dentro do diskpart, digite o comando “list disk“.

3_insta_windows_pendrive

5º passo: Será listada todos os discos conectados ao PC. Veja qual deles se refere ao seu Pen Drive. Poderá saber isso observando o tamanho do disco, na coluna “Tam.”. Depois disso, insira o comando “select disk“, seguido do número que representa seu Pen Drive. Por exemplo, se seu Pen Drive for o Disco 1, então você digita o comando “select disk 1“.

4_insta_windows_pendrive

6º passo: Agora você digitará os seguintes comandos em sequência:

  1. Clean (limpa os dados do Pen Drive)
  2. Create partition primary (cria uma partição primária)
  3. Active (marca a partição primária como ativa)
  4. Format fs=fat32 quick (formata o Pen Drive como FAT32)
  5. Assign (confirma as modificações)
  6. exit (encerra o diskpart)

7º passo: Para finalizarmos, basta copiar todo o conteúdo do DVD do Windows para dentro do Pen Drive modificado. Depois disso, basta acessarmos a BIOS e a configurarmos para ela dar o boot pela unidade USB, com o Pen Drive inserido, claro.

Agora, o seu Pen Drive já pode ser utilizado para instalar o Windows em qualquer computador. Esse mesmo processo pode ser usado para configurar o Pen Drive para a instalação de outros sistemas, como o Linux. Abraços e até a próxima!

Você também vai gostar

Leia também!