Dicas e tutoriais

Como encontrar e baixar qualquer Driver para seu computador

Os drivers ou controladores de dispositivos são essenciais para o bom funcionamento de qualquer computador. Sem eles, não conseguiríamos realizar nenhuma tarefa em nossos computadores. Eles controlam, por exemplo, os dispositivos de vídeo, áudio, impressora, mouse, rede e etc.

Geralmente quando compramos um computador, recebemos junto com ele um CD de instalação dos drivers. No entanto, com o passar do tempo, esses drivers ficam obsoletos. Pode ser que você tenha instalado um sistema operacional mais recente, tornando os drivers antigos, inúteis. É verdade que os sistemas operacionais mais recentes vem com um enorme banco de drivers. Se o hardware do seu computador for compatível com algum desses drivers, o SO fará a instalação. Mas nem sempre é assim. As vezes é necessário procurar na Internet, muitas vezes no site do fabricante, pelo Driver desejado. Muitas vezes acontece de você baixar vários drivers e nenhum funcionar. Assim, preste atenção a dica de hoje e veja como é fácil encontrar exatamente o Driver que está procurando para seu computador!

Descobrindo a identificação do meu dispositivo

1º passo: No Windows 8 aperte as teclas Windows + C. Depois escolha a opção “Pesquisar”. No campos de pesquisa digite “Gerenciador de Dispositivos”.

No Windows 7 e anteriores, clique com o botão direito do mouse no “Meu Computador” e selecione a opção “Propriedades”. Na janela que abrir escolha a opção no menu lateral “Gerenciador de Dispositivos”.

2º passo: Na janela que abriu, procure pelo dispositivo que precisa do driver. Poderá identifica-lo na lista, como um dispositivo que tem um ponto de exclamação ao lado. Depois clique com o botão direito do mouse em cima dele e selecione a opção “Propriedades”.

01-encontrar-baixar-driver-gerenciador-dispositivos

3º passo: Na próxima janela, seleciona a aba “Eventos”. Nessa aba escolha o evento mais recente e observe as informações apresentadas logo abaixo. A identificação do dispositivo é essa sequencia sublinhada na imagem abaixo. Note que essa sequencia se repete em todos os eventos. No nosso exemplo, a identificação do meu dispositivo de áudio é HDAUDIO\FUNC_01&VEN_1002&DEV_AA01&SUBSYS_00AA0100&REV_1002\5&34E07429&0&0001.

02-encontrar-baixar-driver-propriedades-dispositivos

 

Baixando o driver

4º passo: Copie a identificação e acesse o site DevID. Logo na primeira página você observará um campo de pesquisa. Cole a identificação do seu dispositivo que você copiou nesse campo.

03-encontrar-baixar-driver-devid

5º passo: O site é bastante completo! Depois que você aperta o botão “Search”, o site lhe apresentará uma lista de todos os drivers disponíveis para seu dispositivo. Escolha o seu sistema operacional na aba acima. Depois escolha um Driver e faça o download.

04-encontrar-baixar-driver-devid

Pronto! Você nunca mais terá que se procurar em procurar seus drivers. Existem muitos outros programas que fazem isso, o DriverEasy é um exemplo. No entanto, esses programas não são 100% garantidos, algumas vezes eles não encontram os drivers certos ou não identificam seu dispositivo. Esse método é muito confiável. O site DevID ainda mostra os modelos de placa-mãe suportados pelo Driver que você está baixando.

Espero que tenham gostado da dica! Fiquem a vontade para compartilhar com amigos. É simples, basta apetar os botões de compartilhamento logo abaixo.

Você também vai gostar

Leia também!