Dicas e tutoriais

Como reduzir o tamanho da sua pasta WinSXS no Windows 7 ou 8

A pasta WinSXS se encontra no caminho C:/Windows/WinSXS. É uma pasta enorme e continua a crescer com o passar do tempo. Na verdade, quanto mais tempo usar o Windows, mais essa pasta vai crescer. No meu caso, estou utilizando o Windows 8.1 a menos de um mês e minha pasta já tem 3,65GB. Imagine daqui a um ano! Mas o que é esta pasta?

A pasta WinSXS acumula arquivos desnecessários ao longo do tempo, bem como versões antigas de componentes do sistema. Essa pasta também armazena componentes do Windows que já foram desinstalados. Mesmo que você não tenha mais o componente instalado no seu computador, ele estará na pasta WinSXS ocupando espaço.

Por que a pasta WinSXS fica tão grande?

A pasta WinSXS contém todos os componentes de sistema do Windows. Na verdade, os arquivos dos componentes instalados em outras partes do Windows, são apenas links para os arquivos contidos na pasta WinSXS. É lá que estão todos os arquivos do sistema operacional.

Quando o Windows instala uma nova atualização, a antiga vai para a pasta WinSXS. Deixando essa pasta cada vez maior com o passar do tempo. A atualização antiga é guardada nessa pasta, para caso a nova atualização tenha algum bug e seja necessário desinstala-la. No entanto, isso raramente acontece. Dificilmente encontramos usuários desinstalando atualizações porque estão causando algum erro no sistema.

O Windows 7 possui um recurso que tem como objetivo limpar os arquivos de atualizações antigas sempre que fosse instalado um novo service pack. No entanto, só foi lançado um service pack para o Windows 7. Assim, por mais de três anos os arquivos de atualizações do Windows 7 estão consumindo espaço desnecessários do HD.

Como limpar os arquivos de atualizações antigas?

Para corrigir esse problema, o Windows 7 recentemente “herdou” uma ferramenta do Windows 8. A Microsoft fez isso sem muito alarde, uma atualização pequena que permite fazer a limpeza dos arquivos de atualizações antigas:

passo: Aperte a tecla “Windows” e digite “Limpeza de Disco”.

Limpeza de Disco
Limpeza de Disco

2º passo: Na janela que aparecer, aperte o botão “Limpar Arquivos do Sistema”. O assistente irá fazer novamente uma análise. Depois que a análise terminar, marque a opção “Limpeza do Windows Update” e clique em “Ok”.

Limpeza do Windows Update
Limpeza do Windows Update

Se você já utilizar o Windows 7 a alguns anos, será capaz de liberar alguns gigabytes de espaço. Na próxima vez que iniciar o computador, o Windows irá demorar um pouco para iniciar.

O Windows 8 e 8.1 já vem com um recurso integrado para fazer isso automaticamente. Na verdade, há uma tarefa agendada no Agendador de Tarefas do Windows chamada StartComponentCleanup. A função dessa tarefa é limpar, em segundo plano, os componentes antigos a cada 30 dias. Esse período de 30 dias serve para você desinstalar uma atualização caso ela apresente algum problema.

StartComponentCleanup
StartComponentCleanup

Se você quiser apagar manualmente as atualizações do Windows Update, poderá fazer isso pela mesma ferramenta que utilizamos no Windows 7. Os passos são os mesmos.

Limpeza de Disco
Limpeza de Disco

Remover recursos do Windows

Nas versões mais modernas do Windows é possível ativar ou desativar os recursos do Windows. Poderá encontrar essa lista na janela “Recursos do Windows” no Painel de Controle.

Recursos do Windows.
Recursos do Windows.

Mesmo os recursos que você não tem instalado consomem espaço no disco rígido, ou seja, os recursos que você vê desmarcados na lista, são armazenados na pasta WinSXS. Se você quiser instala-los um dia, eles estarão disponíveis para você a partir da pasta WinSXS. Assim não é necessário um download para instalar o recurso.

Isso ocupa espaço. Enquanto isso não incomoda usuários comuns, os usuários com baixíssima quantidade de espaço, como administradores de servidores, querem ter todo espaço possível disponível. Pensando nisso o Windows 8 conta com uma nova opção que permite desinstalar os recursos armazenados na pasta WinSXS que não estão instalados no computador. Se mais tarde precisar de algum recurso desinstalado, o sistema pedirá para fazer um download. Veja como é simples:

1º passo: Abra o Prompt de Comando como Administrador. Para isso aperte a tecla “Windows” e digite “cmd”. Clique com o botão direito do mouse sobre a aplicação “cmd.exe” e selecione a opção “Executar como Administrador”.

2º passo: No prompt digite o seguinte comando: “DISM.exe /Online /English /Get-Features /Format:Table

removendo-recursos-windows-8

 

3º passo: Você verá uma lista com os recursos e seus estados. Para remover os recursos digite ou copie e cole o seguinte comando: “DISM.exe /Online /Disable-Feature /featurename:NOME /Remove“. Substitua o “NOME”, no comando, pelo nome do recurso que deseja desinstalar. Poderá ver os nomes dos recursos na própria lista no prompt de comando.

Pronto! Você poderá remover quantos recursos desejar e assim aumentar o seu armazenamento interno. Se digitar o primeiro comando novamente notará que ele aparecerá com Status Removido.

Esperam que as dicas de hoje possam ter esclarecido as dúvidas de muitos sobre o assunto. Compartilhe esse post para mais pessoas possam ficar sabendo como liberar mais espaço para seu computador!

Tags: Armazenamento Interno, HD, Limpeza de Disco, Pasta WinSXS, Windows 7, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!