Dicas e tutoriais

5 maneiras de usar o Microsoft Office de graça

O Microsoft Office é, de acordo com a Wikipedia, uma suíte de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, de e-mails e contatos. Essa suíte não é gratuita, a versão Office Professional 2013 está custando R$ 1.179,00.

Fica claro então que, o Microsoft Office é uma das grandes árvores de dinheiro da Microsoft. No entanto, existe algumas maneiras de fazer uso do Microsoft Office gratuitamente, nem que seja por alguns meses.

 Office 365 – versão de avaliação

Baixe a avaliação gratuitamente
Baixe a avaliação gratuitamente

A Microsft oferece um mês totalmente gratuito para a avaliação do Office 365 Home. No momento de fazer o download será necessário você fornecer suas informações de cobrança. Para você não ser cobrado, terá que cancelar a assinatura antes que o período de teste termine. Se não fizer isso a Microsoft lhe cobrará mensalmente o valor de R$ 21,00.

Microsoft Office Professional Plus 2013

A Microsoft também oferece um teste gratuito de 60 dias para o Office Professional Plus 2013. Diferente do período de avaliação do Office 365 Home, essa versão não requer que você forneça suas informações de cobrança para fazer o download.

Teste o Microsoft Office Professional Plus 2013 por 60 dias
Teste o Microsoft Office Professional Plus 2013 por 60 dias

Depois que você clicar no botão “Comece agora mesmo”, lhe será pedido para fazer login na sua conta da Microsoft. Depois disso lhe será fornecido um link para download e uma chave do produto. O arquivo do download é um .IMG. Esse formado de arquivo não é muito conhecido, mas não se preocupe.

Para instalar o Microsoft Office Professional Plus 2013 instale o programa 7-Zip ou qualquer outro software de descompressão. Clique com o botão direito do mouse no arquivo .IMG baixado e clique em extrair. Depois disso basta instalar o Office clicado no arquivo setup.exe.

Não é necessário queimar a imagem num CD ou DVD
Não é necessário queimar a imagem num CD ou DVD

Office Online

O serviço online do Microsoft Office é completamente gratuito. Essa versão nada mais é do que uma versão web do Office que já conhecemos. O Office Online funciona com seus arquivos armazenados no OneDrive. Apesar de ter funções limitadas, isso não atrapalha em nada a grande maioria dos usuários, que usam o básico do programa. O serviço também tem uma excelente compatibilidade com vários formatos de arquivos.

Microsoft Office Online
Microsoft Office Online

Office Mobile para iOS, Android e Windows Phone

Inicialmente o Office Mobile era gratuito apenas para o Windows Phone. Os usuário do iPhone e Android que quisessem usar o aplicativo deveriam ter uma assinatura do Office 365. Mas agora, o Office Mobile está de graça também para os usuário do iPhone e Android! Assim como o Office Online o Office Mobile trabalha com seus arquivos armazenados no OneDrive.

Para aqueles que usam iPad, no entanto, devem ter uma assinatura do Office 365.

Microsoft Mobile
Microsoft Mobile

OneNote

O OneNote agora está de graça para todos! O serviço de anotações da Microsoft pode ser instalado no Mac, Windows 8, na web, iPhone, iPad, Android e Windows Phone. Esse serviço é apenas de anotações. Você não conseguirá editar seus arquivos do Word, fazer planilhas e etc.

OneNote
OneNote

Outras opções

Apesar dos serviços da Microsoft serem muito bons, eles não são os únicos. Existem outras opções gratuitas como:

  • Google Docs: O Google Docs é o serviço Office da Google. Está disponível na web, Android, iPhone e iPad.
  • Apple iWork: O iWork é um suite de escritório simplicado da Apple. Está disponível para Mac, iPhone e iPad. Existe até uma versão o iWork para web no iCloud.
  • LibreOffice: Suite semelhando ao Microsoft Office, mas gratuito.
  • AbiWord: Uma excelente opção para quem quer apenas o básico. É pequeno, muito leve e oferece todos os recursos que a maioria dos usuários necessita.
Tags: google docs, liberoffice, microsoft mobile, microsoft office, microsoft online, programa, Software

Você também vai gostar

Leia também!