Dicas e tutoriais

Bluetooth ou Wi-Fi, qual é o mais rápido?

Hoje, a maioria dos dispositivos portáveis possuem tanto Bluetooth como Wi-Fi. Então, qual é o mais rápido dos dois? Claro que em muitos casos a escolha vai depender da ocasião. Mas algumas vezes, você pode pensar que um sistema é melhor que o outro e acaba perdendo alguns minutos preciosos de seu tempo. Enfim, qual é o mais veloz?

Bluetooth VS. Wi-Fi

Bluetooth-ou-wifi-qual-e-o-mais-rapido

O Bluetooth tem uma taxa máxima padrão de transferência. Claro, essas taxas podem varias de acordo com a distância entre os aparelhos e etc. Mas na melhor das hipóteses essa taxa vai chegar a míseros 3Mbps.

O Wi-Fi, por outro lado, consegue atingir taxas várias vezes maior. As taxas podem variar entre 54 a 1300Mbps. Essa taxa será definida pelo Wi-Fi que você possui, “g”, “n” ou “ac”. Ela também pode variar de acordo com o fabricante e modelo do aparelho.

Então chegamos a uma conclusão óbvia: o Bluetooth não é mais rápido que o Wi-Fi. Na verdade, não chega nem perto. Alguns podem até dizer: “Mas o Bluetooth versão 3 e 4 tem maiores taxas de transferencia”. É verdade. Mas notem apenas um detalhe: as transferências dos dados acontecem realmente por meio de Wi-Fi o Bluetooth é usado apenas configurar e negociar a conexão.

Um abraço a todos!

Gostaria de ser um autor do Guia do PC, assim como nosso leitor Denilson Marcos se tornou? Acesse esse link e veja como.

Você também vai gostar

Leia também!