Dicas e tutoriais

Como manter uma cópia local das suas fotos do Facebook

A grande maioria dos usuários desejam o contrário: uma maneira fácil de enviar as suas fotos que estão no PC para o Facebook ou para a nuvem. No entanto, pode ser que aconteçam situações em que não é possível acessar suas informações online. Assim, será impossível mostrar suas fotos para amigos e familiares.

Por exemplo, imagine que você viaja bastante e sua conexão 3G não é nada boa. Você tirou várias fotos que foram postadas no Facebook. Mas sempre que você viaja, fica impossibilitado de ver e mostrar suas fotos. Bem, essa é apenas uma situação em que será necessário um sincronismo automático de suas fotos do Facebook para seu dispositivo.

facebook

A solução mais fácil para esse problema seria acessar sua conta do Facebook no seu aparelho. Depois, tocar e segurar em cada imagem e depois selecionar a opção de Download. Nas versões antigas no app do Facebook essa opção não está disponível. Mas essa não é uma solução automática!

Como sincronizar automaticamente suas fotos do Facebook para seu dispositivo

A solução que iremos apresentar aqui só irá funcionar para as novas fotos inseridas no Facebook. Poderá fazer um backup das suas fotos antigas, caso queira. Para isso basta realizar os passos mencionados acima ou solicitar o download de suas informações do Facebook. Para a segunda opção, basta acessar as configurações da sua conta e clica no link “Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook”.

download-arquivos-facebook

Depois do backup feito, ou não, vamos iniciar as configurações para que nossas fotos do Facebook sejam copiadas automaticamente para um dispositivo ou PC. A primeira coisa que iremos fazer é acessar o site IFTTT e criar uma conta, caso você ainda não tenha. Se você ainda não conhece o IFTTT, fizemos um artigo completo mostrando o que é e como usá-lo.

Também será necessário uma conta no Dropbox. Poderá usar a sua própria conta ou, se ainda não tem, clique aqui e faça uma agora mesmo!

Depois de uma conta criada no IFTTT e outra no Dropbox, poderemos criar uma receita ou regra para que todas as fotos inseridas no Facebook a partir de agora sejam automaticamente copiadas para o Dropbox que, por sua vez, sincronizará com seu dispositivo ou computador. Para que isso funcione em dispositivos portáteis, será necessário você sincronizar a sua pasta manualmente sempre que quiser suas fotos em um dispositivo local, já que em aparelho móveis, o Dropbox não faz o sincronismo automático. No computador, não precisará se preocupar com isso, o sincronismo é automático.

ifttt_facebook_dropbox

 

Definitivamente essa solução não é tão conveniente. Melhor seria se o próprio Facebook disponibilizasse essa opção. No entanto, como isso ainda não existe, essa é a melhor solução até agora. Se você ainda não conhecia o IFTTT, agora já conhece e entende a sua utilidade. Faça uso dele e compartilhe conosco as suas receitas e dúvidas!

Tags: Dicas, , tutoriais

Você também vai gostar

Leia também!