Dicas e tutoriais

Como personalizar o Prompt de Comando do Windows

Você já pensou em personalizar o Prompt de Comando do Windows? Sempre que precisamos utilizá-lo o vemos com aquela mesma aparência.

aparencia-prompt-comando-1

O que talvez você não saiba é que é possível modificar a aparência do Prompt de Comando do Windows. Para começar, vamos analisar o comando “color“. Digite “color /?” no Prompt de Comando e veja o que aparece:

aparencia-prompt-comando-2

É apresentado na tela algumas opções de personalização. Para modificar basta digitar “color” seguido do número que representa a cor do fundo e a cor da fonte. Por exemplo, digite “color 02“. Esse comando diz que a cor do fundo deve ser preta e a cor da fonte verde. Veja:

aparencia-prompt-comando-3

Você pode fazer diversas combinações:

Comando “color 6e”

aparencia-prompt-comando-4

 

Comando “color 70”

aparencia-prompt-comando-5

O sistema não irá permitir que você configure o fundo com a mesma cor da fonte. Isso deixaria os comandos e as respostas ilegíveis. Se você quiser voltar para as cores padrão basta digitar “color“.

Ainda existe outra maneira de personalizar o Prompt de Comando do Windows. Basta abrir o mesmo e clicar o botão direito do mouse e selecionar a opção “Propriedades“.

aparencia-prompt-comando-6

Nessa parte você terá todas as opções de personalização possíveis, mas, sem a necessidade de nenhum comando:

aparencia-prompt-comando-7

Assim, nós conseguimos deixar o nosso Prompt de Comando com a nossa cara! Gostou da dica? Compartilhe com seus amigos, comente e concorra a prêmios!

Você também vai gostar

Leia também!