Dicas e tutoriais

Como transferir arquivos via Wi-Fi entre seu PC, Tablet e Smartphone

Com o aumento do número de pessoas com dispositivos portáteis, é cada vez mais importante o uso de ferramentas que facilitem o acesso a arquivos pessoais. Alguma vez você já pensou como seria simples transferir arquivos entre o seu PC e seu smartphone, por exemplo, apenas arrastando o arquivo de um lugar e soltando no outro? Essa ideia já é uma realidade! Com o FileDrop, transferir arquivos entre os seus aparelhos portáteis e o PC ficou realmente muito fácil!

filedrop

Os usuários da Apple já sabem da vantagem que esse tipo de serviço oferece. O Airdrop permite a você criar uma rede ad-hoc sem fio e assim compartilhar fotos, vídeos e etc., com algum usuário que também possua um aparelho Apple. No entanto, esse serviço não funciona no Windows ou Android. Dessa forma, muitos usuários dessas plataformas ainda recorrem a métodos arcaicos de transferência de arquivos.

Instalando e usando o FileDrop

O FileDrop é gratuito para Windows, Android e OS X. Já os usuários do iOS terão que desembolsar US$2,99 pelo aplicativo. Esse valor não é alto e vocês entenderam o porque no decorrer da matéria.

Depois que você fizer o download, basta instalar o programa. No Windows, você terá que dá permissão através do Firewall do Windows. O único problema é que você terá que permitir o acesso as redes públicas. Isso vai significar que qualquer pessoa usando o FileDrop poderá enviar um arquivo para você. Mas isso pode ser facilmente resolvido: basta você ignorar qualquer coisa que venha de fontes desconhecidas.

acesso-firewall-windows

Na imagem a seguir você pode ver como é simples a interface do FileDrop. Para fazer as transferências basta arrastar e soltar os arquivos no dispositivo desejado.

file-drop-guia-do-pc

Note que existe um pequeno ícone no formato de uma caixa na parte inferior do app. Clique nele e você verá todo o seu histórico de transferências. Clicando em “Chance Download Folder” você poderá escolher um novo local para seus arquivos serem salvos.

fileDrop-download-folder

Para usar o FileDrop no seu dispositivo móvel é muito simples. A navegação intuitiva lhe permite visualizar os arquivos e transferi-los facilmente para qualquer outro aparelho com o FileDrop instalado.

filedrop-android

Independente da versão que você usar, será necessário aceitar o arquivo antes de ele, de fato, ser transferido para seu dispositivo.

acept-filedrop

O FileDrop ainda oferece outra opção para o compartilhamento de arquivos: através do próprio site do FileDrop. Isso pode ser muito útil caso você não possa ou não queira instalar o FileDrop no seu computador ou aparelho portátil. O site funciona da mesma maneira que os aplicativos para Android, iOS e Windows.

fileDrop

A experiencia com o FileDrop é excelente. Um software muito simples que pode ser usado por qualquer pessoa! A velocidade de transferência vai depender do tamanho do arquivo e também da sua rede Wi-Fi. Fotos e documentos são transferidos quase que instantaneamente. Já um arquivo de 113 MB demorou um minuto e 42 segundos.

Dessa forma, temos uma solução simples e prática para o problema de transferência de arquivos entre diversos dispositivos com plataformas diferentes.

Você também vai gostar

Leia também!