Dicas e tutoriais

Melhor maneira de limpar um PC infectado

Algumas pessoas passam horas – talvez dias – tentando limpar um computador infectado, no entanto, essa não é a melhor maneira de se livrar dos vírus. Reinstale o Windows e comece tudo novamente.

Para muitos, isso parece mais complicado e difícil. Mas não é. De fato, vale muito a pena destruir completamente o seu sistema antigo e instalar um novinho, com a garantia de que, agora, você está seguro! Mas porque essa é a melhor maneira?

Reinstalando o Windows

 

A chave para proteger o seu computador é tentar não ser infectado. Por isso, muitas pessoas utilizam antivírus, softwares que tem por objetivo proteger o seu sistema de códigos mal intencionados. No entanto, em muitos casos, alguns malwares passam despercebidos pelo software antivírus. Quando isso acontece, o seu sistema fica infectado e você nem se apercebe disso.

Os malwares podem cavar profundamente, até as entranhas do sistema operacional e se instalar ali. Com o tempo, você começa a perceber os sintomas que esse vírus está causando. Eles podem deixar sua maquina lenta, roubar seus dados pessoais e etc. Como alguns malwares tem a capacidade de se instalar em muitos locais do sistema, mesmo depois de uma varredura feita pelo antivírus, pode ser que algum tenha ficado para trás, de forma que sua máquina continua infectada.

Limpe o seu PC com o  CleanMyPC

Tenha em mente que os antivírus não são perfeitos. De fato, até hoje não se desenvolveu um antivírus que lhe garanta 100% de proteção. Isso é de fato impossível! Todos os dias surgem novas ameaças e de acordo com elas é que os fabricantes atualizam seus softwares. Dessa forma, os softwares antivírus estão sempre um passo atrás das ameaças.

Tenha 100% de garantia de limpeza com a reinstalação do Windows

Assim meus amigos, chagamos a uma conclusão clara: a melhor maneira para limpar um PC infectado é por reinstalar o Windows!

Com a reinstalação do sistema tudo é, de fato, apagado e instalado novamente. Lembra daquela barra de ferramentas do Ask que não desinstala nunca ou qualquer outro tipo de malware que já tenha passado pela sua vida? Sim! A reinstalação do Windows elimina todas elas!

Esse processo pode ser um pouco demorado, mas esse tempo não é nada em comparação com a dor de cabeça que você teria ao tentar limpar sua máquina manualmente ou com um antivírus. Ainda por cima, sem a garantia de que o problema estará resolvido. Não se preocupe, a formatação, nome pelo qual esse processo é conhecido, não faz mal algum ao computador ou ao HD. Assim é sempre bom formatar, ou reinstalar o Windows, uma ou duas vezes por ano.

E meus arquivos? Vou perder todos?

Para você não perder todos os seus arquivos, é necessário que você faça o backup deles, ou seja, uma cópia de segurança, talvez num DVD-ROM ou pendrive.

Você também vai gostar

Leia também!