Dicas e tutoriais

Como verificar o modelo da sua placa-mãe via linha de comando

Se você precisa atualizar os drivers da sua placa-mãe, verificar a compatibilidade de uma nova peça para o seu computador ou está apenas curioso para saber qual é a sua placa-mãe, seu modelo e etc., existe um truque muito simples para se obter essas informações.

Vale lembrar que não é necessário instalar nada para isso, você obterá as informações de sua placa-mãe, apenas utilizando o teclado do seu computador. Mas porque essa informação é relevante? Bem, existe inúmeros motivos pelo qual saber o fabricante de sua placa-mãe, seu modelo e etc. Você pode está querendo instalar um driver, fazer um upgrade de memória RAM ou de placa de vídeo. Enfim, os motivos são inúmeros!

Se você ainda possui a papelada que veio junto com o PC, talvez você consiga obter essas informações por meio deles. No entanto, sempre é bom verificar se, de fato, as informações estão corretas. Assim, vamos ao que interessa!

Verificando informações da placa-mãe via prompt de comando

Se você se sente confortável ao usar linhas de comando, com certeza, não terá problemas com essa dica. Muitas informações da placa-mãe podem ser obtidas utilizando o Instrumentation Command-line (WMIC). Com essa ferramenta podemos obter informações como fabricante, modelo, nome, número de série e etc.

Abra a ferramenta Executar no Windows apertando as teclas Windows + R e, em seguida, digite cmd.

cmd

Agora digite ou cole o comando a seguir:

wmic baseboard get product,Manufacturer,version,serialnumber

Esse comando irá retornar essas informações da fabricante, modelo, número de série e versão.

informações-placa-mae

De acordo com as informações acima, a placa-mãe em questão foi fabricada pela Philtronics e o seu modelo é o g31vs-m. O comando não retornou número de série e versão, não porque o comando falhou, mas talvez, porque a placa-mãe não oferece essas informações.

Assim, você acabou de aprender como encontrar diversas informações da sua placa-mãe sem precisar instalar nenhum programa de terceiros!

Você também vai gostar

Leia também!