Veja mais notícias

Equipamentos de proteção para rede elétrica

24 Comentários

Nem sempre a energia elétrica que alimenta nosso micro é “limpa”, ou seja, livre de intercorrências que alteram a forma de onda do sinal elétrico. Existem vários tipos de problemas que podem ocorrer na rede elétrica tais como: ruídos, transientes, picos de tensão, quedas de tensão (subtensão), elevação da tensão (sobretensão), falta de energia, etc.

Para cada tipo de problema elétrico existe um equipamento de proteção. Os mais comuns encontrados no comércio são:

Filtro de linha

Filtro de linha

Filtros de linha – Como o próprio nome diz, são utilizados para “filtrar” a energia elétrica que alimenta o micro. Ele é adequado para resolver os problemas de ruídos, transientes e picos de tensão. Infelizmente a grande maioria dos filtros de linha existentes no mercado nacional não passa de uma simples “extensão bonitinha”. Isto não quer dizer que não existem filtros de boa qualidade, mas desconfie de filtros com valor abaixo de R$ 15,00. Uma dica: existem alguns filtros de linha que possuem protetores de linha telefônica incorporados. Estes protetores conseguem evitar que problemas elétricos, como picos de tensão por exemplo, atinjam o micro através do fio da rede telefônica.

Estabilizador de tensão

Estabilizador de tensão

Estabilizadores de tensão – Estes equipamentos são utilizados na prevenção de sub e sobretensão. Também temos que procurar os de melhor qualidade, pois existem muitos estabilizadores de qualidade duvidosa no mercado. Estabilizador não é mágico, ou seja, ele só consegue resolver as sub/sobretensões em uma determinada faixa especificada em seu manual. Assim, se a energia fornecida estiver fora da faixa, o estabilizador não vai funcionar. Quase todos os estabilizadores possuem um filtro de linha embutido, dispensando o uso deste. Observação: da mesma forma que o filtro de linha, existem estabilizadores com protetores telefônicos, como o mostrado na figura anterior.

No-break

No-break

No-breaks – Os No-breaks são os equipamentos que fornecem o maior grau de proteção contra problemas na rede elétrica. Na verdade, para simplificar, podemos considerar o No-break como sendo o conjunto de um estabilizador associado a uma bateria. Enquanto o estabilizador presente no No-break estiver trabalhando dentro da faixa, a bateria fica ociosa. Se a energia fornecida sai da faixa, a bateria entra em ação complementando ou fornecendo a energia necessária para o funcionamento do micro. Por isso o No-break possui uma “autonomia”, ou seja, tempo em que suporta fornecer energia. Como possui estabilizador embutido, ele também protege contra sub/sobretensão. Quase todos possuem também um filtro de linha embutido.

Alguns No-breaks possuem “inteligência”, ou seja, podem se comunicar com o micro de modo a executar algumas tarefas de manutenção como Backup de segurança, por exemplo, quando ocorrem falhas no fornecimento de energia.

Potência – Tanto os estabilizadores quanto os No-breaks precisam ser adequados à potência elétrica dos equipamentos que serão ligados à0 eles. Ou seja, não adianta comprar um No-break com potência de 1 KVA (kilo-volt-ampère), se vamos ligar a este No-break um aparelho que consome 2 KVA de potência. Portanto, antes de comprar estabilizadores ou No-breaks faça um cálculo da potência exigida pelos equipamentos que serão ligados à eles. Os manuais dos micros, impressoras, monitores, etc. costumam possuir os dados de potência destes dispositivos.

Não se esqueçam: Cuidem bem de seu micro! A prevenção de problemas é bem mais barata que o conserto dos danos que podem ocorrer!

sobre o autor
"Engenheiro Eletrônico e Mestre em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Em 1994 começou a escrever a coluna Solucionática no Jornal do Brasil e colaborar também com outras publicações. Foi consultor e comentarista do programa de TV Hipermídia (GNT-Net). Ex-professor do IME e da PUC-RJ, hoje é professor da UEM (Universidade Estadual de Maringá) onde está cursando Doutorado em Engenharia. Na Internet, além de fundador do Guia do PC (www.guiadopc.com.br), foi colunista do TCInet (Editora Abril), ForumPCs e do portal Terra. Atualmente é editor chefe do Guia do PC e colunista dos jornais O Globo (RJ) e Hoje em Dia (MG)."
  • Flavio Lago

    Fala Abel, muito bom seu post acho de grande utilidade informação do tipo.

    Tenho para lhe falar que seu blog e de otima qualidade e visita ele diariamente, mas,infelizmente acho que de uns tempos para ca o mesmo perdeu o foco pois virou foi um blog de adolecente fascinado por jogos.

    abraços

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows XP Windows XP
  • Caio

    Olá Abel muito bom o post

    Mais eu queria saber porque o plug do estabilizador da foto não tem o pino do terra???

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.guiadopc.com.br Abel Alves

      Porque é um módulo isolador com estabilizador. Ele usa um circuito para simluar o terra. O melhor é sempre ter um terra, mas nem sempre isso é possível.

      []'s

      Abel

      Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows Vista Windows Vista
  • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

    Olá Abel,

    Eu tenho um estabilizador aqui em casa, mas antes de conectá-lo à tomada eu arranquei o pino Terra. Vai acontecer algo fora do comum para um estabilizador?

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows Vista Windows Vista
    • José Leone

      aqui em casa eu tambem não uso o pino do fio terra não, e isso faz mais de 3 anos!

      mais por segurança é sempre bom usar :)

      Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows Vista Windows Vista
    • Bill

      O Pino terra é inútil no caso de sua instalação elétrica residencial e predial não possuir o "pino" de terra… Em muitas instalações elétricas que possuem aterramento são mal dimensionados o que acaba piorando as coisas.

      Foi ensinado para mim que é preciso seguir as normas, ABNT, PB, NT… referentes a concessionária local, e que se tudo não estiver dentro da norma eles não aprovam a instalação elétrica, acontece que na norma da minha cidade prevê o "pino" de terra, ironicamente 90% das residências não o possuem.

      Usando Firefox 2.0.0.18 Firefox 2.0.0.18 em Windows XP Windows XP
  • Hokkaido

    La em casa eu tenho o estabilizador ligado na tomada (com o terra) e um filtro de linha ligado no estabilizador…

    Queria saber se é bom usar este filtro de linha ligado do estabilizador (eu conecto todos os cabos de energia no filtro)…

    Inicialmente eu só precisava de uma extenção pro estabilizador que tem somente 4 saidas, entao comprei este filtro…

    Mas estou curioso em saber se tem uma melhora na proteção do computador com os dois juntos.

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows 2000 Windows 2000
  • Eduardo Lemos

    Amigo Hokkaido, muito provavelmente seu estabilizador ja possui um filtro de linha embutido, um filtro de linha é basicamente um varistor, o que hoje em dia ja é encontrado num estabilizador e até em certas fontes de computadores.

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows XP Windows XP
    • Bill

      Nao confunda filtro com varístor.

      Um varístor apenas "abre" em caso de sobretensão.

      Um filtro de linha basicamente utiliza capacitores, indutores, centelhadores, fusíveis de retardo e etc…

      Através de uma ferramenta matemática chamada transformada de Fourier você pode dimensionar esse filtro para cortar e /ou suprimir freqüências e harmônicas indesejáveis.

      Mas tudo é muito inútil no caso de um raio, ele é rápido demais e sua energia é suficiente para queimar esses proteções que muitas vezes não passa de enganação.

      Usando Firefox 2.0.0.18 Firefox 2.0.0.18 em Windows XP Windows XP
  • Bill

    Oscilações na rede elétrica prejudicam a vida útil dos aparelhos eletrônicos, teoricamente são poucas as pessoas que perdem aparelhos por pequenas flutuações, as concessionárias garantem 10% de oscilação abaixo da estipulada e 5% acima da estipulada, como as fontes de PC são fontes chaveadas, o seja, usam uma tecnologia que dispensa transformadores, utilizam CIs que controlam a tensão por pulso de PWM (pulse width modulation) isso as tornam imunes a flutuações, já que essas fontes são capazes de trabalhar perfeitamente com tensões de 90 a 270 volts.

    Ai alguém pode perguntar: – E no caso de um raio?

    A resposta seria a seguinte: Se "cair" um raio ema sua casa, não será apenas o filtro que ira pegar fogo e sim a casa inteira.

    Mas em todos os casos, é um luxo que pode vir a aumentar a vida útil dos equipamentos. (não sei se para a galera aqui é viavel manter o mesmo PC por 10 anos ou mais) em todo caso…

    Usando Firefox 2.0.0.18 Firefox 2.0.0.18 em Windows XP Windows XP
  • http://www.ecoelho.com.br Eduardo Coelho

    Em casa possuo 3 computadores, sendo que dois deles possuem no-break. Pode parecer algo supérfluo, mas em dias de chuva se torna muito útil, principalmente porque costumo salvar meus documentos só logo após abrir e antes de fechar… E no bairo onde eu moro, quedas rápidas (menos de 1seg) de energia são constantes, principalmente na madrugada.

    ;)

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows Vista Windows Vista
  • http://geanz.blogspot.com Gean

    Obrigado pelo post Abel,

    Senti falta de alguma coisa sobre isotrafo, eu sou leigo nesse assunto, mas um colega comprou um e disse q era interessante prá problemas de variação de tensão, q eu sofro disso aqui. Meu caso é q os estabilizadores (tenho 2 aqui no escritório) ficam fazendo "tec tec tec" várias vezes, e as vezes fazem isso incessantemente por 10-20 segundos, e isso assusta…hehe, mas nunca desligou pc nem nada…

    Queria saber se isotrafo é algum apelido pra estabilizador mais caro ou se é algo útil prá mim?

    Bill, deixa eu comentar seu comentário:

    "A resposta seria a seguinte: Se “cair” um raio ema sua casa, não será apenas o filtro que ira pegar fogo e sim a casa inteira."

    "Desconcordo" parcialmente, pq aqui "caiu" um raio na árvore e poste bem na frente de casa, a árvore era no meu pátio, o poste estava perto dela (uns 3 metros)…então, esse raio queimou a árvore e torrou o poste, nisso, torrou a caixa de distribuição do virtua, e nisso torrou meu cable modem, e só não fez mais por sorte e pq o pc tava desligado nessa hora.

    Então no caso de um raio "cair" na casa, eu diria pro sujeito ter um santo beeem forte !!! ;D

    []'s

    Gean

    Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em Windows XP Windows XP
  • Octávio

    Estabilizador não é necessário para computador. A fonte chaveada de qualquer PC corrige as variações muito mais rápido que os estabilizadores, sem contar que estes na maioria das vezes, acabam por forçar a fonte e estragar a energia em vez de ajudar.

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows Vista Windows Vista
  • Octávio

    Gean,

    Enquanto seu estabilizador está pensando em fazer tec-tec, sua fonte já corrigiu o problema. Só que, para azar seu, esse tec tec irá influir negativamente. Todos estabilizadores que fazem tec-tec devem ser evitados, pois este barulho caracacterizado pelos relés, etc de baixa qualidade também afeta a harmonia da rede e portanto, danifica seu equipamento em vez de proteger!

    Estabilizador no PC? Só se for de 1000VA e silencioso, que custa em média R$150,00 ou mais.

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows Vista Windows Vista
  • http://geanz.blogspot.com Gean

    Octávio,

    Obrigado pela resposta.

    O tec tec q os estabilizadores (tenho 2 no mesma peça da casa e ambos fazem o barulho junto) fazem é em função de oscilação de tensão (desculpe se não é tensão o termo nesse caso). Eles não fazem isso o tempo todo, somente qdo oscila mesmo (o q é normal). Já notei esse comportamento qdo ligo uma lâmpada incandescente e fico observando, qdo acontece o tec tec eu vejo na lâmpada q algo está fora do normal.

    Os estabilizadores são de 1KVA, já comprei esses por indicação de que seriam os melhores.

    Vc acha q seria melhor eu não usar o estabilizador do PC? Minha fonte é uma Huntkey de 500W reais, não corro risco de queimar ela deixando direto na corrente com essa oscilação?

    Novamente agradeço pela resposta.

    []'s

    Gean

    Usando Google Chrome 0.3.154.9 Google Chrome 0.3.154.9 em Windows XP Windows XP
  • Ricardo

    mais…. de nada adianta se tiver uma instalação eletrica inadequada… fase invertida com neutro, sem o terra etc…

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
  • Octávio

    Gean,

    Ligue sua fonte com um bom filtro de linha (se não tiver R$100,00 para dispor em um excepcional filtro da APC, compre um SMS Dual Line protection de R$25 que é bom também). Será melhor do que com o estabilizador.

    Sobre o problema de ligar / desligar a lâmpada, leia o post 979 desse link e entenderá porquê isso ocorre:
    http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php

    Grande abraço!

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows Vista Windows Vista
  • Octávio

    Gean,

    Sim, sua fonte é boa e ficará ainda melhor sem o estabilizador. Para substitui-lo, compre um filtro bom da APC de R$100,0 ou se não tiver tudo isso para dispor, compre um SMS Dual Line Protection(eu uso um desse) de R$25,00. Fuja dos filtros clone, bright, etc, que não são nada além de uma extensão com fusível

    Sobre o problema das lâmpadas, veja o post 979 daqui:
    http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php

    Abraço!

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows Vista Windows Vista
  • http://geanz.blogspot.com Gean

    Octávio,

    Muito obrigado pelas dicas.

    Li ali o link q vc passou e até me assustei qdo vi q aqui pode dar pico de 1000V nessa brincadeira do tec tec.

    Dei uma olhada no mercadolivre atrás desse filtro de linha e acho q é esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84535051-f
    Uma pena q ele é somente entrada 120V e aqui é 220V.

    Dei uma olhada nos nobreaks da marca APC e achei esse interessante: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85135225-_… e queria a opinião de quem entende se é um bom negócio, ou se melhor pegar um com +600Va ou ainda se filtro de linha ainda é melhor.

    Obrigado,

    []'s

    Gean

    Usando Firefox 3.0.4 Firefox 3.0.4 em Windows XP Windows XP
  • cesar

    Bom dia,

    Qual o modo correto de estimar autonomia de um nobrea?

    Usando Firefox 3.0.7 Firefox 3.0.7 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: Calculando a potência da fonte de alimentação : JORNAL DAS COTAS

  • Pingback: Calculando a potência da fonte de alimentação » Guia do PC

  • EMERSOW

    NA REALIDADE EXISTEM ESTABILIZADORES DE TENSÃO MAS SÃO A MESMA COISA DO NORMAL E A FOTO DO ESTABILIZADOR NÃO É DE UM ESTABILIZADOR DE TENSÃO

    Usando Google Chrome 12.0.742.122 Google Chrome 12.0.742.122 em Windows XP Windows XP
  • dirceu cuconato

    acabei de descobrir esta pág

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Windows XP Windows XP