Usuário:

Senha:

Lembrar dados?

Fórum Guia do PC: Você utilizaria o Linux em sua empresa? - Fórum Guia do PC

Ir para

• (3 Páginas)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Novo tópico
  • Fechado

Você utilizaria o Linux em sua empresa?

Enquete: Linux no Comércio (18 voto(s))

Você utilizaria o Linux em sua empresa?

1. Sim (6 votos [33.33%])

Porcentagem dos votos: 33.33%

2. Não (3 votos [16.67%])

Porcentagem dos votos: 16.67%

3. Sim, desde que tenha os softwares específico para a minha empresa (9 votos [50.00%])

Porcentagem dos votos: 50.00%

Votar

#1 Membro offline   Flávio Tomazio Ícone

• Ícone
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 07/11/2007, 12:53

Postou 17/12/2007, 10:09:51

Oi, eu tenho a seguinte dúvida. Imaginemos que cada um tivesse uma empresa, vocês utilizariam o Linux como S.O. operacional nas máquinas?
Caso a resposta seja não, qual seria o motivo pra essa decisão.
Awana Hybridus - www.awanahybridus.com.br & WorldOrg - www.worldorg.net (Agenda Online e Bookmarks)
0

#2 Membro offline   w.binoto Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 02/10/2007, 11:12
  • Sistema:Linux

Postou 17/12/2007, 11:02:04

No mercado do meu pai, ele utilizava Linux em todas as nove máquinas, o programa era em banco de dados, no próprio computador, mas o servidor, um outro computador, quando meu pai atualizou o sistema, perdeu todo o banco de dados, meu pai tinha um backup, de 17 dias atraz, e saiu perdendo, colocou Windows novamente, eu que instalei, todos, hehehe, e depois, estou utilizando o Awana Hybridus do Flávio Tomazio, na versão de testes por 20 dias, e nessa semana, meu pai irá comprar as licenças para os nove computares com XP Home, não tenho idéia do por que desse erro no sistema.

Abraços.
A melhor banda do mundo... Kiss!
Facebook: facebook.com/wbinoto
My Opera: my.opera.com/wbinoto
0

#3 Membro offline   deskmod_BR Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 01/10/2007, 13:34

Postou 17/12/2007, 11:24:31

Eu utilizaria sim, principalmente o Ubuntu.

[]'s!
Windows XP Professional
Asus A7N 8x-x
AMD Semprom 220+
Memória DDR 256MB
HD 40GB 7200 RPM
Drive 1.44 MB Black
Gravador CD 52x Black
Fax Modem 56k
Placa de Vídeo AGB 126 MB Fx 5200
-----------
Meu blog: DeskMundo
0

#4 Membro offline   The Master Bruno Luiz Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 04/10/2007, 19:06

Postou 17/12/2007, 12:12:59

Claro que eu usaria, já que as empresas quase sempre usam o banco de dados MySQL (Senão é o da M$), e ele funciona no Linux, e ai é só programar algo em Java ou qualquer outra linguagem que tenha uma interface e pronto.
Bit per Bit - O mundo "bit por bit"

>http://bitperbit.wordpress.com/
0

#5 Membro offline   w.binoto Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 02/10/2007, 11:12

Postou 17/12/2007, 17:34:23

Sim cara, backup mensal, é ruim em?

Ele quer assim, automático, mas agora, com Avast Pro em todos, SP2 do XP Home, se Deus quiser não acontecerá de novo, ainda mais o ótimo Awana Hybridus.

Abraços.
A melhor banda do mundo... Kiss!
Facebook: facebook.com/wbinoto
My Opera: my.opera.com/wbinoto
0

#6 Membro offline   MaxAbóbora Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 18/01/2008, 20:59

Postou 18/01/2008, 22:32:57

Sim. Se nao tivessem programas muitos bons, eu editaria o codigo fonte.
0

#7 Membro offline   c5_silviosouza Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 15/01/2008, 10:08

Postou 23/01/2008, 09:27:08

Eu colocaria linux na minha empresa utilizando o software adequado... já vi muitos casos de linux em empresas que realmente funcionaram, como no Metrô de São Paulo e na Prefeitura de Curitiba, onde as máquinas rodam 100% de software livre.

Usaria Ubuntu como SO, BR-Office como Suite de Escritório e também o Django para montar sites em Python
0

#8 Membro offline   FelipeBZ Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 04/10/2007, 09:58

Postou 23/01/2008, 10:17:43

Usaria sim.

(Ainda criarei uma grande empresa de software)

Linux + um bom conjunto de aplicações = redução de custos e flexibilidade, o que toda empresa busca.

Não vejo motivos para não instalar o Linux. Além disso ele não é o bicho-de-sete-cabeças que todo mundo acha que é. É só olhar o (x)Ubuntu. Ele é tão fácil de usar quando o Windows.

Claro que o Win é o centro das atenções, tem mais softwares, mas, no meu caso, ele é dispensável.

(meio off: Sabe quanto uma empresa gasta em software pra desenvolver um sistema em Java? Nada. O Netbeans (ou qualquer outra IDE) e o MySQL são gratuitos. O Java da Sun é gratuito e caminha ao opensource, além de ser uma linguagem bastante dinâmica (desktop, dispositivos móveis e web). O faturamento da Sun, mesmo com o Java livre e o Solaris opensource é milionário. Ela ganha prestando serviços.)
0

#9 Membro offline   Igor Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 20/01/2008, 15:18

Postou 23/01/2008, 10:24:22

Redução de custos? Vocês sabem quanto custa um profissional pra configurar 41741 regras no firewall num arquivo de texto pelo vi da linha de comando?
0

#10 Membro offline   FelipeBZ Ícone

• Ícone

Postou 23/01/2008, 10:30:53

Ver postIgor, em 23/01/2008 - 11:24:22, disse:

Redução de custos? Vocês sabem quanto custa um profissional pra configurar 41741 regras no firewall num arquivo de texto pelo vi da linha de comando?

A pergunta é: "Você utilizaria o Linux em sua empresa?"

Cada um com a sua opinião, vamos evitar o pseudo-ceticismo (aprendi com o Paulo Ricardo) e não vamos criar flames aqui.
0

#11 Membro offline   Igor Ícone

• Ícone

Postou 23/01/2008, 10:31:59

Ver postFelipeBZ, em 23/01/2008 - 11:30:53, disse:

A pergunta é: "Você utilizaria o Linux em sua empresa?"

Cada um com a sua opinião, vamos evitar o pseudo-ceticismo (aprendi com o Paulo Ricardo) e não vamos criar flames aqui.

O psceudo-cético em pessoa agora tem aprendizes é?
0

#12 Membro offline   Helito Bijora Ícone

• Ícone
  • Grupo: Administração
  • Cadastrado: 01/10/2007, 07:21
  • Sistema:Windows

Postou 23/01/2008, 10:41:36

Ver postIgor, em 23/01/2008 - 11:24:22, disse:

Considerando uma empresa com 20 PCs. Quanto custaria a licença do Windows para todos os PCs? Quantos custaria um bom anti-vírus para todos? Quantos custaria um bom firewall? Acho que dá para pagar o profissional. Sem contar que a comunidade Linux compartilha conhecimento, ou seja, certamente se você procurar "como configurar regras no firewall do Linux" irá encontrar. ;)

Minha opinião pessoal: Dá sim para usar Linux numa empresa! Basta treinar os funcionários e se adaptar.

Não sei em qual estado você mora, mas aqui no Paraná, as redes de escola estadual estão ganhando computadores com Linux instalado! Cada aluno ganha uma senha que pode ser usada em qualquer PC. Os professores estão tendo "aula de Linux" (se adaptando ao Linux) na escola. Os alunos já sabem o básico, e por fim, está todo mundo feliz. :D
Imagem
0

#13 Membro offline   Igor Ícone

• Ícone

Postou 23/01/2008, 10:56:37

Ver postElemento_CM, em 23/01/2008 - 11:41:36, disse:

Considerando uma empresa com 20 PCs. Quanto custaria a licença do Windows para todos os PCs? Quantos custaria um bom anti-vírus para todos? Quantos custaria um bom firewall? Acho que dá para pagar o profissional. Sem contar que a comunidade Linux compartilha conhecimento, ou seja, certamente se você procurar "como configurar regras no firewall do Linux" irá encontrar. ;)

Minha opinião pessoal: Dá sim para usar Linux numa empresa! Basta treinar os funcionários e se adaptar.

Não sei em qual estado você mora, mas aqui no Paraná, as redes de escola estadual estão ganhando computadores com Linux instalado! Cada aluno ganha uma senha que pode ser usada em qualquer PC. Os professores estão tendo "aula de Linux" (se adaptando ao Linux) na escola. Os alunos já sabem o básico, e por fim, está todo mundo feliz. :D

A comunidade Linux não tem obrigação de ajudar ninguém. Eles realmente ajudam muitas vezes, mas com Windows, você liga na Microsoft e eles tem OBRIGAÇÃO de te ajudar.

Sobre o preço, veja no Mercado Livre quanto custa um Windows XP Pro OEM. Isso com o lucro do vendedor incluido. Remova isso e você terá o preço que pagará comprando o Windows XP OEM direto da MS.

Firewall? Use o (in)Comodo que é gratuito e está dentre os melhores. Questiono a necessidade de antivírus para todas as maquinas. Se algum usuário BURRO pegar vírus em uma máquina e houver um firewall bem configurado no servidor/outras maquinas, o vírus não poderá fazer muita coisa.
0

#14 Membro offline   FelipeBZ Ícone

• Ícone

Postou 23/01/2008, 11:18:48

Ver postElemento_CM, em 23/01/2008 - 11:41:36, disse:

Ah, sim, Elemento. Você colocou um ponto importante. O governo do Paraná está distribuindo computadores multi-terminais para as escolas. Eu cheguei a usar por cerca de 1 mês o sistema (último ano da escola) e posso dizer que foi muito bem planejado. A distro era uma modificação do Debian, com OOo, Gimp, Evolution, um navegador lá que não sei o nome, enfim, tudo que você puder imaginar. Pra quem quer ver mais detalhes, tem o site aqui.

@Igor:
Me recuso a iniciar uma discussão com você. Será que vocês tem problema de interpretação ou sou eu que não consigo me expressar? Eu disse que aprendi a palavra.
0

#15 Membro offline   Bueno Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 01/10/2007, 16:44

Postou 23/01/2008, 11:48:15

Ver postIgor, em 23/01/2008 - 11:56:37, disse:

Questiono a necessidade de antivírus para todas as maquinas. Se algum usuário BURRO pegar vírus em uma máquina e houver um firewall bem configurado no servidor/outras maquinas, o vírus não poderá fazer muita coisa.

Existem distros pagas de Linux que eles também tem a obrigação de oferecer suporte, Linux deve ser usado em uma empresa por duas razões, redução de custos e segurança. Firewall pra Linux? Não é tão difícil assim não, se você tem uma empresa com 20 computadores, seria interessante ter um profissional de TI, e qualquer usuário que entenda um pouco mais, configura um bom Firewall no Linux, e já existem vários tutoriais e softwares, inclusive alguns pagos, prontos para serem usados.

Exemplo:
http://www.vivaolinu...php?codigo=2683

Mais a pesquisa aqui é crucial.

E pode apostar, que em uma rede com 20 computadores, usuários (burros) que não entendem do assunto, vão pegar vírus, que podem acabar distruindo com o sistema dele, antivírus é dispensavel em uma rede rodando Linux.
0

#16 Membro offline   Helito Bijora Ícone

• Ícone
  • Grupo: Administração
  • Cadastrado: 01/10/2007, 07:21

Postou 23/01/2008, 11:58:58

Ver postFelipeBZ, em 23/01/2008 - 12:18:48, disse:

Ah, sim, Elemento. Você colocou um ponto importante. O governo do Paraná está distribuindo computadores multi-terminais para as escolas. Eu cheguei a usar por cerca de 1 mês o sistema (último ano da escola) e posso dizer que foi muito bem planejado. A distro era uma modificação do Debian, com OOo, Gimp, Evolution, um navegador lá que não sei o nome, enfim, tudo que você puder imaginar. Pra quem quer ver mais detalhes, tem o site aqui.

O navegador utilizado é o Galeon. ;)

Ver postIgor, em 23/01/2008 - 11:56:37, disse:

A comunidade Linux não tem obrigação de ajudar ninguém. Eles realmente ajudam muitas vezes, mas com Windows, você liga na Microsoft e eles tem OBRIGAÇÃO de te ajudar.

Pode não ter obrigação, mas mantém um compromisso. Ah, liga na Microsoft e fala que seu Windows 98 não está iniciando. Por que será que a OBRIGAÇÂO deles tem prazo de validade?
Imagem
0

#17 Membro offline   c5_silviosouza Ícone

• Ícone

Postou 23/01/2008, 12:21:53

A maior razão para se usar linux em empresas não é só limitar custos na minha opinião. Há um monte de vantagens se você treinar o pessoal para usar esse sistema e suas aplicações. Mesmo com todo o treinamento e implantação por conta da própria empresa, os custos não vão chegar nem perto do valor das licenças dos Windows com licenciamento por volume...

Sem falar que o linux é um sistema bom e confiável que você mesmo pode resolver problemas se tiver conhecimentos.
0

#18 Membro offline   Igor Ícone

• Ícone

Postou 23/01/2008, 13:52:02

Ver postc5_silviosouza, em 23/01/2008 - 13:21:53, disse:

A maior razão para se usar linux em empresas não é só limitar custos na minha opinião. Há um monte de vantagens se você treinar o pessoal para usar esse sistema e suas aplicações. Mesmo com todo o treinamento e implantação por conta da própria empresa, os custos não vão chegar nem perto do valor das licenças dos Windows com licenciamento por volume...

Sem falar que o linux é um sistema bom e confiável que você mesmo pode resolver problemas se tiver conhecimentos.

... conhecimentos avançados. Pois, para resolver problemas no Linux, especialmente em servidor, é pela amigável linha de comando.
0

#19 Membro offline   c5_silviosouza Ícone

• Ícone

Postou 23/01/2008, 14:00:50

Ver postIgor, em 23/01/2008 - 14:52:02, disse:

... conhecimentos avançados. Pois, para resolver problemas no Linux, especialmente em servidor, é pela amigável linha de comando.

Você não está errado ao falar que linux requer conhecimentos avançados para operar, já que para alguém mexer em sistemas linux necessita de um maior preparo técnico. Mas eu também não colocaria eu amador em informática para resolver problemas em servidores. ;)
0

#20 Membro offline   Octávio Augusto Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 27/09/2007, 15:08

Postou 23/01/2008, 14:02:49

Justamente pela redução de custos que o Windows Server está começando a dominar o mercado de servidores que antes era do Linux e dos UNIX-like.

Ah, CUBA está migrando para Linux. E Cuba é um belo exemplo de "sucesso" né?

Com Windows, você pode até ter gasto maior. Mas em empresas, temos que olhar adiante. O gasto vai ser maior, mas e o retorno? E se o retorno for maior que o do Linux? Além das licenças serem pagas rapidamente, a empresa irá crescer e muito mais. Já pensou se as empresas de publicidade saíssem do Mac OS X/Windows e fossem para o Linux? Saíssem do photoshop por ser caro e fossem para o GIMP? Não teriam gastos, legal, mas também, não teriam receita alguma.

Linux em empresa? Só se for um mini-mercado, casa de ração...

[]'s
0

• (3 Páginas)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Novo tópico
  • Fechado

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)