Usuário:

Senha:

Lembrar dados?

Fórum Guia do PC: Como instalar ubuntu 9.04 - Fórum Guia do PC

Ir para

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Como instalar ubuntu 9.04

#1 Membro offline   Lilian Dias Ícone

• Ícone
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 09/06/2009, 15:25

Ícone  Postou 09/06/2009, 15:30:59

Olá gente! eu sou nova aqui na internet (não digam "maldita inclusão digital" :thumbsdownsmileyanim:) e hoje acabo de receber pelos correios o cd do linux ubutum 9.04. Gente, mas não sei por onde começar, quero muito aprender a mexer no linux mas tenho até medo de por o cd na cpu... pra instalar, precisa ter conhecimentos de partição, instalação de sistema e todo o blá blá blá?

muito obrigada!!! :thumbsupsmiley:
0

#2 Membro offline   Felipe Ícone

• Ícone
  • Grupo: Redação
  • Cadastrado: 01/10/2007, 11:34
  • Sistema:Linux

Postou 09/06/2009, 17:00:23

Ver postLilian Dias, em 09/06/2009 - 15:30:59, disse:

Olá gente! eu sou nova aqui na internet (não digam "maldita inclusão digital" :thumbsdownsmileyanim:) e hoje acabo de receber pelos correios o cd do linux ubutum 9.04. Gente, mas não sei por onde começar, quero muito aprender a mexer no linux mas tenho até medo de por o cd na cpu... pra instalar, precisa ter conhecimentos de partição, instalação de sistema e todo o blá blá blá?

muito obrigada!!! :thumbsupsmiley:

Oi Lilian! Parece mais complicado do que realmente é.
Não precisa ter nenhum conhecimento gigantesco pra instalar o Ubuntu. A instalação é bem intuitiva, mas é preciso prestar bastante atenção pra não acabar afetando a instalação do Windows.
O Ubuntu é um Live CD. Isso significa que você pode testar o sistema sem ter que instalar e sem ter que alterar a instalação atual do seu computador. Basta colocar o CD no drive e reiniciar o computador. Se a opção de dar boot pelo CD estiver ativada na Bios (provavelmente está) a tela do Ubuntu vai aparecer e basta você escolher a opção "Testar o Ubuntu sem alterar meu sistema atual" ou algo parecido com isso. O sistema vai abrir normalmente, mas provavelmente um pouco lento por estar rodando direto do CD.
Dentro do sistema haverá um icone na área de trabalho para instalar o sistema. Aqui é só acompanhar atentamente as informações para não haver erro. Na hora do particionamento ele vai te dar algumas opções, como usar todo o disco rígido, apagando o sistema atual, ou diminuir a partição do Windows e usar o espaço liberado pra instalar o Ubuntu. Pode parecer dificil mas quando você se deparar com a tela vai entender melhor.

Achei um guia que explica um pouco o passo a passo do procedimento.
http://www.pplware.c...cao-ubuntu-904/
Devem existir outros mais completos, mas acho que esse já ajuda.
No youtube também existe bastante tutorial em vídeo explicando. Talvez facilite ainda mais a compreensão.

Usar o Linux pode ser complicado no começo pra quem está muito acostumado com os caminhos do Windows, mas depois de apanhar um pouco por uns dias já vai ser possível usar o sistema de maneira bem satisfatória.

Espero ter respondido sua dúvida :)
0

#3 Membro offline   gui_link_mac Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 21/04/2009, 16:38

Postou 09/06/2009, 18:34:35

Lê aqui, é um passo a passo: http://www.inf.ufsc....stalacao_ubuntu
0

#4 Membro offline   Lilian Dias Ícone

• Ícone

Postou 09/06/2009, 21:47:21

Gente, eu A-DO-REI o ubuntu... mais achei complicadinho... tipo, eu não soube como criar uma conexão discada nele e também não soube redimensionar a tela para uma resolução maior (1024 por 768). A instalação parece ser facil, a parte mais complicada é de particionar, pois no tutorial não tem imagens e não entendi muito bem. Aliás, pelo que eu entendi, a maior parte do HD iria ficar com o Linux e não com o Windows, justamente quando eu quero o contrário, que o Windows fique com a maior parte do HD.

Também queria saber uma opnião de vcs, pq meu pc é modesto, tem apenas 512 de ram e HD de 80, será q dá pros dois sistemas? :diespam:

Obrigada!!! :rolleyes:
0

#5 Membro offline   Felipe Ícone

• Ícone

Postou 10/06/2009, 13:35:23

Configurar conexão discada parece ter ficado mais facil nesses ultimas versões, mas não vou poder te ajudar porque nunca fiz isso no Ubuntu.

Se você tiver uma placa de vídeo offboard, tipo uma ATI ou Nvidia vai ter que instalar os drivers proprietários. Nesse caso o Ubuntu vai notificar que existem drivers restritos disponiveis, baixar e instalar e tudo estará funcionando na próxima reinicialização.

Na verdade vocÊ pode escolher o tamanho que cada uma vai ficar. É só arrastar a barra para ajustar o tamanho das partições.

Quanto a memória eu particularmente acho que 512mb é pouco, embora o mínimo recomendado seja menor que isso. Mas dá pra rodar sem problemas.
0

#6 Membro offline   gui_link_mac Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 21/04/2009, 16:38

Postou 10/06/2009, 20:59:08

Ver postLilian Dias, em 09/06/2009 - 21:47:21, disse:

Gente, eu A-DO-REI o ubuntu... mais achei complicadinho... tipo, eu não soube como criar uma conexão discada nele e também não soube redimensionar a tela para uma resolução maior (1024 por 768). A instalação parece ser facil, a parte mais complicada é de particionar, pois no tutorial não tem imagens e não entendi muito bem. Aliás, pelo que eu entendi, a maior parte do HD iria ficar com o Linux e não com o Windows, justamente quando eu quero o contrário, que o Windows fique com a maior parte do HD.

Também queria saber uma opnião de vcs, pq meu pc é modesto, tem apenas 512 de ram e HD de 80, será q dá pros dois sistemas? :diespam:

Obrigada!!! :rolleyes:

Não é complicado não, é só acostumar. Eu quando comecei a usar ficava perdido mesmo, mas depois vai achar muito fácil.
Sobre a internet discada (56Kbps), ele não vem com o Gnome-ppp mesmo. O foco dele tá na banda larga. Mas é só baixar o Gnome-ppp: Gnome-ppp
A resolução se arruma em Sistema > Preferência > Vídeo. Se precisar instalar a placa-de-vídeo vá em Sistema > Administração > Driver de hardware. Se mesmo assim não der pra arrumar a resolução: http://ubuntuforum-pt.org

O particionamento é fácil pelo LiveCD. É só ir em Sistema > Administração > Editor de partição. O redimensionamento é visual e bem simples. Daí é só deixar um espaço vazio pro Ubuntu e na instalação "assistida - instalar no maior espaço livre contínuo".
0

#7 Membro offline   O.Onisciente Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 18/04/2009, 14:36
  • Sistema:Windows

Postou 12/06/2009, 10:21:30

Oi Lilian!

A galera aqui já deve ter tirado suas dúvidas sobre o Ubuntu, mas caso você queira aprender mais sobre o mundo linux, especialmente distribuições baseadas no Debian, como o Ubuntu, existe um site, do governo federal, justamente pra isso. Direcionar pessoas para o uso do software livre, e lá você pode fazer vários cursos gratuitos e aumentar seus conhecimentos na área. O site é o CDTC - Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento e segue o link http://comunidade.cdtc.org.br/. Chegando lá, procure ler os posts informativos, você vai entender melhor sobre o site.
Espero que goste da indicação.

Abração!
Acessem meu blog pessoal: Onisciência.
0

#8 Membro offline   Lilian Dias Ícone

• Ícone

Postou 02/07/2009, 21:36:55

Oi gente, mil desculpas por responder tão tardiamente. Tive problemas com a internet (discada ¬¬), só vim agradecer pela ajuda e informar decidi instalar. Estou morrendo de medo, mas como tudo tem sua primeira vez... :D

E mais duas dúvidas: como faço pra passar o Genome-ppp do Windows para o Linux? (já que eu vou ter que baixar no Windows, para poder passar no Linux e poder conectar a internet, basta ir lá no "Meu Computador" e passar pra outra partição?)

E a outra: toda vez que liga, o computador pede pra escolher qual sistema entrar. Preciso instalar um programa pra isso ou o pc já faz isso sozinho?
0

#9 Membro offline   Paulo Higa Ícone

• Ícone
  • Grupo: Administração
  • Cadastrado: 27/09/2007, 14:35
  • Nome real:Paulo Seikishi Higa

Postou 03/07/2009, 12:56:25

Ver postLilian Dias, em 02 de julho de 2009 - 22:36:55, disse:

E mais duas dúvidas: como faço pra passar o Genome-ppp do Windows para o Linux? (já que eu vou ter que baixar no Windows, para poder passar no Linux e poder conectar a internet, basta ir lá no "Meu Computador" e passar pra outra partição?)

Na verdade é o contrário: baixe no Windows, inicie o Linux e então copie da partição do Windows para o Linux por meio do atalho para a partição do Windows que aparecerá na área de trabalho do seu Ubuntu (caso a partição seja montada automaticamente). O Windows não reconhece partições Linux sem programas de terceiros, então não dá para passar para o Linux por meio do Windows. ;)

Ver postLilian Dias, em 02 de julho de 2009 - 22:36:55, disse:

E a outra: toda vez que liga, o computador pede pra escolher qual sistema entrar. Preciso instalar um programa pra isso ou o pc já faz isso sozinho?

Na instalação, o Ubuntu reconhecerá o Windows instalado e instalará o programa (chamado de "gerenciador de boot") no seu disco. A partir daí, na inicialização, o computador perguntará qual sistema você deseja iniciar.
Recompense os usuários que ajudaram a resolver o seu problema ou publicaram dicas valiosas! Basta clicar no Imagem.
Denuncie mensagens que infringem as regras do fórum! Clique no botão Imagem Denunciar e colabore com a administração.
Abra um Imagem Novo tópico para resolver o seu problema. Assim, você não ressuscita um tópico já resolvido!
Blog pessoal: Imagem Tweets que fazem do seu Twitter uma coisa totalmente inútil
0

#10 Membro offline   Lilian Dias Ícone

• Ícone

Postou 03/07/2009, 14:20:52

Gente, eu fui usar o Gparted e apareceu duas partições (anexei imagem), além disso, não tou sabendo usar esse programa, pois a opção "Nova partição" não existe. Não sei usar o programa. Eu fui em "partição" - "novo" porém esse novo tá 'apagado'.

E outra, eu entrei nesse link do gnome-ppp e tem vários links. Qual escolher?

Miniatura(s) anexa(s)

• Imagem anexa

0

#11 Membro offline   Paulo Higa Ícone

• Ícone
  • Grupo: Administração
  • Cadastrado: 27/09/2007, 14:35
  • Nome real:Paulo Seikishi Higa

Postou 03/07/2009, 15:02:54

Ver postLilian Dias, em 03 de julho de 2009 - 15:20:52, disse:

Gente, eu fui usar o Gparted e apareceu duas partições (anexei imagem), além disso, não tou sabendo usar esse programa, pois a opção "Nova partição" não existe. Não sei usar o programa. Eu fui em "partição" - "novo" porém esse novo tá 'apagado'.

Você precisa redimensionar a partição existente (/dev/sda1, que é a do Windows), liberando, assim, espaço para que seja possível a criação de uma nova partição. Depois, clique no espaço não alocado e crie as partições desejadas. :)
Recompense os usuários que ajudaram a resolver o seu problema ou publicaram dicas valiosas! Basta clicar no Imagem.
Denuncie mensagens que infringem as regras do fórum! Clique no botão Imagem Denunciar e colabore com a administração.
Abra um Imagem Novo tópico para resolver o seu problema. Assim, você não ressuscita um tópico já resolvido!
Blog pessoal: Imagem Tweets que fazem do seu Twitter uma coisa totalmente inútil
0

#12 Membro offline   Felipe Ícone

• Ícone

Postou 03/07/2009, 15:06:42

Ver postLilian Dias, em 03 de julho de 2009 - 15:20:52, disse:

E outra, eu entrei nesse link do gnome-ppp e tem vários links. Qual escolher?

Oi Lilian. Vou tentar te explicar. Vamos lá
Essa chave do lado da partição indica que ela está montada. Pra modificar essa partição temos que desmontá-la antes. Recomenda-se fazer um backup dos seus dados mais importantes no caso de algo sair errado.
Para desmontar clique com o botão direito e vá em "desmontar partição" ou algo parecido com isso. Depois da partição desmontada, você pode redimensionar a partição, liberando espaço livre do Windows para o Ubuntu. No caso você tem uma partição de 80gb com cerca de 20gb já ocupados pelo Windows. Você pode liberar cerca de 20gb para ser usado pelo Ubuntu. Acho que é suficiente. Lembrando que você não precisa necessariamente fazer isso pelo Gparted. Se você começar a instalação, ela mesma vai te dar a opção de redimensionar a partição do Windows e utilizar o espaço livre disponível para instalar o Ubuntu. Eu recomendo que você faça assim, acho que é mais fácil do que pelo Gparted.
Basta clicar no ícone "instalar o sistema" que está no desktop e seguir as instruções até chegar numa tela que vai permitir que você libere o espaço livre. Vou entrar no Ubuntu e fazer algumas imagens pra você entender melhor.

Quanto ao gnome-ppp é só baixar referente a versão do seu Ubuntu. No caso do 9.04 é o Jaunty
http://packages.ubun...me-ppp/download
Pode escolher qualquer um desses links e baixar.
0

#13 Membro offline   Felipe Ícone

• Ícone

Postou 03/07/2009, 15:42:51

Lilian, segue as telas conforme eu te falei. Via instalador é mais fácil do que ter que por a mão na massa com o Gparted

No 4o passo da instalação, você vai ter uma tela parecida com esta

Imagem

Note que o instalador já detectou que eu tenho o Windows vista instalado, e me deu a opção de instalar o Ubuntu junto com o Windows e escolher entre eles na inicialização.

Imagem

Basta eu arrastar aquela barra conforme eu marquei e escolher o tamanho que você quer que as partições fiquem e avançar para concluir o particionamento e as demais etapas da instalação. :)
0

#14 Membro offline   Lilian Dias Ícone

• Ícone

Postou 03/07/2009, 15:51:34

Felipe, e pelo instalador eu preciso desmontar a partição?
0

#15 Membro offline   Lilian Dias Ícone

• Ícone

Postou 03/07/2009, 17:55:07

Tentei instalar o Gnome-ppp pra ver se funcionava, mais ele pede a instalação de uns pacotes, e pra ter esses pacotes, o sistema precisa da internet para poder baixa-los. E agora, como faço? (anexei imagem).

Miniatura(s) anexa(s)

• Imagem anexa

0

#16 Membro offline   Gracco Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 02/07/2009, 16:24

Postou 06/07/2009, 13:48:22

Para fazer a primeira conexão, entre no terminal e chame o utilitário

sudo ppoeconf - para ADSL
sudo pppconfig - para discada

ele vai discar a sua conexão adsl para você com isso você consegue conectar para baixar os pacotes do gerenciador Gnome-ppp

Abraço
Gracco Guimarães - Kubuntu User.
0

#17 Membro offline   Felipe Ícone

• Ícone

Postou 06/07/2009, 14:24:09

Lilian, não precisa não. Pelo instalador é tudo automático. Você escolhe arrasta a barra até o tamanho desejado e avança pra próxima etapa.
Quanto ao Gnome-ppp eu não sei mesmo como te ajudar. Eu tive um problema parecido com esse esses tempos no Kubuntu. Ele reconhecia mas não conectava na minha internet wireless e eu tentei, pelo windows, baixar outro aplicativos (e todas as dependencias) pra gerenciar a rede e mesmo assim não consegui.
Mas deve existir algum outro jeito de conectar, não faz sentido você precisar baixar um aplicativo pra conectar a internet se pra fazer isso você tem que estar conectado :P
0

#18 Membro offline   Lilian Dias Ícone

• Ícone

Postou 10/07/2009, 22:28:34

Prontinho queridos, instalei e está funcionando sem maiores próblemas, até a impressora não precisou instalar nenhum driver, muito obrigada!!! :thumbsupsmiley:
0

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)