Usuário:

Senha:

Lembrar dados?

Fórum Guia do PC: Windows Server 2003 - Workstation - Fórum Guia do PC

Ir para

Utilize esta sala apenas para postagem de tópicos com dicas e tutoriais. Pedidos de ajuda nesta sala poderão ser movidos ou até mesmo deletados sem aviso prévio.
  • (3 Páginas)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Novo tópico
  • Responder

Windows Server 2003 - Workstation Como transformar seu Server 2003 em um workstation

#1 Membro offline   Astaroth Ícone

• Ícone
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 01/10/2007, 17:07

Ícone  Postou 01/10/2007, 19:50:37

Salve amigos!
Alguns de vocês já devem ter ouvido falar de pessoas que (assim como eu), usam o Windows Server 2003 como seu sistema operacional. Muitos dizem que ele não é bom para jogos ou aplicativos graficos entre outros, e eu, estou aqui para provar o contrário. Um Server 2003 bem configurado pode se tornar um sistema mais eficiente e estável que o XP.

Medidas Preparatórias - Service Pack 2:
O Microsoft Windows Server 2003 SP2 é um service pack cumulativo que inclui as atualizações mais recentes e fornece aprimoramentos de segurança e estabilidade. Além disso, ele adiciona novos recursos e atualizações aos recursos e utilitários existentes do Windows Server 2003.

[Download]

Medidas Preparatórias - Multilingual User Interface:
O MUI (Multilingual User Interface) é um aplicativo desenvolvido pela Microsoft que permite adicionar idiomas ao Windows. Para instalar o idioma PT-BR, faça o download e instale o arquivo abaixo e dentro do Painel de Controle > Opções Regionais de Idioma > Idiomas, efetue a mudança de EN (ou qual for o idioma atual) para PT-BR.

[Download]

1º Passo: A ferramenta Win 2003 Optimize Tool
Os vários ajustes que essa simples ferramenta faz podem ser feitos manualmente, porém eu aconselho a utiliza-la. (Tornará o processo mais fácil e livre de erros). O download pode ser efetuado aqui.

Imagem

+ Disable Shutdown Event Tracker - Desativa a tela de ?justificativa? para o desligamento do sistema. (Aqui)
+ Don?t Need CTRL+ALT+DEL on Logon - Faz com que o usuário não precise pressionar a sequência de telas antes do login. (Aqui)
Não necessitamos modificar mais nada na aba ?Geral? então clicamos em ?Apply? e prosseguimos a próxima aba:

Imagem

+ Acceleration - Vamos habilitar o aceleramento máximo do hardware (Aqui)
+ DirectX - No meu caso após a instalação dos drivers o DirectX ativou todos os controles de vídeo. Mesmo assim veja se tudo está ativado. (Aqui)
+ Enable Themes - Irá habilitar o serviço ?Temas? que nos permitirá usar skins no Win2003.
+ Sound - Não é necessário modificar nada. Se os drivers forem instalados corretamente eles serão configurados automaticamente.

Imagem

+ System Restore - Instala a Restauração do Sistema (Essencial). Lembre-se de ter o CD do XP em mãos.
+ Enable PTP - Ativa o serviço de impressoras (Instale somente se possuir uma).
+ Enable CD-Rec - Ativa o serviço de gravação de CDs/DVDs do Windows.
+ Memory/CPU - Ajusta a performance do sistema para Programas.
+ IE Enhanced Sec - Ajusta a segurança do IE6. (Ele já vem com muitas coisas bloqueadas para melhor segurança em servidores)
+ UxTheme - O famoso ?crack? para o Windows ?enxergar? os temas.

As demais abas são opcionais. A aba "Games" permite instalar os jogos que vem por padrão no XP. A "WebEdition" é só para o Server 2003 Web e por fim, a aba "Apps" é uma coleção de links úteis para programas e jogos.

2º Passo: Abrindo qualquer programa normalmente
Muitas pessoas reclamam de programas ou jogos que não abrem no Server 2003, tais como ePSXe, Counter Strike 1.6 e outros. A causa disso é uma configuração padrão da DEP (Prevenção de Execução de Dados) no Server 2003. Para alterar isso, vá em Sistema > Avançado > Configurações de Desempenho > Prevenção de Execução de dados > Marque: "Ativar a DEP só para programas essenciais do Windows" como mostra na imagem abaixo:

Imagem

Alguns programas exigem que você use o Windows XP para executa-los. Uma forma bem simples de resolver isso é usando o Modo de Compatibilidade do Windows nesse programa. Para isso, acesse as Propriedades do Arquivo > Compatibilidade e deixe como na figura abaixo:

Imagem

3º Passo: Escolhendo um antivirus
Outro problema é achar um antivírus, sendo uma versão de servidor, ele necessita de versões específicas. Os melhores antivirus para o Server 2003 são os seguintes (nos quais se destacam os em negrito):

AVG Pro
Eset NOD32
eTrust AntiVirus
Avast AntiVirus
F-Secure Anti-Virus for Servers
McAffe VirusScan Enterprise

PC-Cillin AntiVirus
Sophos Antivirus
Symantec Norton Antivirus Corporate

4º Passo: Windows Media Player 11
Pelas limitações da Microsoft, o WMP11 não pode ser instalado normalmente fora do Windows XP ou Vista. O unico meio de instala-lo no Server 2003 é extraindo o instalador do WMP11 e instalando os arquivos em modo de compatibilidade assim como ensinam no Fórum Neowin.net. Para facilitar eu disponibilizo aqui um RAR com os arquivos ja extraidos necessitando apenas serem instalados.

Para começar, vá até wmfdist11\update e execute em modo compatibilidade para Windows XP o arquivo "update.exe" e em seguida instale-o.
Faça o mesmo com o "update.exe" da pasta wmp11\update e pronto! Seu WMP11 já esta instalado.

Para traduzir o mesmo para PT-BR aplique a dll "wmploc.dll" em: %Windir%\System32 efetuando assim a tradução.

Resultado final:

Imagem

5º Passo: Logon Automatico
Sempre que é iniciado o sistema, o Windows irá pedir para digitar seu login e senha. Para tornar esse processo automático vá ao Menu Iniciar > Executar > control userpasswords2 e desmarque "Os usuários devem digitar um nome de usuário e senha para usar este computador". Após isso de OK e digite seu usuário e senha assim não necessitando mais digitar toda vez que o Windows for iniciado.

Imagem

6º Passo: Entradas de Registro
Existem algumas entradas de registro que fazem algumas pequenas alterações tais como:

+ Sons Padrão - Restaura o esquema de som padrão do XP (O do 2003 não vem com todos os sons ativados).
+ Contas de Usuário - Adiciona a opção "Contas de Usuário" ao Painel de Controle.
+ Versão na Desktop - Mostra a versão do Windows na desktop.

Extras
+ Personalizar o fundo da tela de Login

Ufa! Aproveitei o post simples do meu falecido blog para refazer esse tutorial sobre o Server 2003.
No mais, é basicamente isso. Siga essas dicas e seu Server 2003 poderá ser usado tranquilamente como um sistema de usuário comum.

Windows Server 2008
http://www.guiadopc....orkstation.html

[]'s
0

#2 Membro offline   Paulo Higa Ícone

• Ícone
  • Grupo: Administração
  • Cadastrado: 27/09/2007, 14:35
  • Nome real:Paulo Seikishi Higa
  • Sistema:Windows

Postou 01/10/2007, 20:06:52

Excelente tutorial! O Windows Server 2003 é um sistema para servidores, então é focado na estabilidade, por isso é mais estável do que o Windows XP. O problema é que uma licença do Windows Server não é tão barata.
Recompense os usuários que ajudaram a resolver o seu problema ou publicaram dicas valiosas! Basta clicar no Imagem.
Denuncie mensagens que infringem as regras do fórum! Clique no botão Imagem Denunciar e colabore com a administração.
Abra um Imagem Novo tópico para resolver o seu problema. Assim, você não ressuscita um tópico já resolvido!
Blog pessoal: Imagem http://paulohiga.com
Imagem
0

#3 Membro offline   Astaroth Ícone

• Ícone

Postou 01/10/2007, 20:11:52

Ver postPaulo, em Oct 1 2007, 08:06 PM, disse:

Excelente tutorial! O Windows Server 2003 é um sistema para servidores, então é focado na estabilidade, por isso é mais estável do que o Windows XP. O problema é que uma licença do Windows Server não é tão barata.

Valeu!
Pois é, eu vi isso quando comprei a minha, porém não me arrependo!

Ei Paulo, edita pra mim o título do post removendo o "[tutorial]".

[]'s
0

#4 Membro offline   Paulo Higa Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 27/09/2007, 14:35
  • Nome real:Paulo Seikishi Higa

Postou 01/10/2007, 20:14:48

Ver postAstaroth, em Oct 1 2007, 08:11 PM, disse:

Valeu!
Pois é, eu vi isso quando comprei a minha, porém não me arrependo!

Ei Paulo, edita pra mim o título do post removendo o "[tutorial]".

[]'s

Feito. ;)
Recompense os usuários que ajudaram a resolver o seu problema ou publicaram dicas valiosas! Basta clicar no Imagem.
Denuncie mensagens que infringem as regras do fórum! Clique no botão Imagem Denunciar e colabore com a administração.
Abra um Imagem Novo tópico para resolver o seu problema. Assim, você não ressuscita um tópico já resolvido!
Blog pessoal: Imagem http://paulohiga.com
Imagem
0

#5 Membro offline   .EC Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 01/10/2007, 12:08

Postou 01/10/2007, 21:41:36

Astaroth,
Boa cara, bem interessante o tutorial, apesar de que o Windows Server não é para uso doméstico.
Eduardo Coelho
http://www.ecoelho.com.br
0

#6 Membro offline   _Raul_ Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 01/10/2007, 10:15
  • Sistema:Não especificado

Postou 01/10/2007, 21:44:03

Excelente tutorial Astaroth, mais tem como colocar uma tela de logon do Windows Server 2003?

[]'s
0

#7 Membro offline   Astaroth Ícone

• Ícone

Postou 01/10/2007, 21:48:37

Ver post_Raul_, em Oct 1 2007, 09:44 PM, disse:

Excelente tutorial Astaroth, mais tem como colocar uma tela de logon do Windows Server 2003?

[]'s

É o logon classico do Windows, como pode ver nessa screenshot:
Imagem.

[]'s
0

#8 Membro offline   _Raul_ Ícone

• Ícone

Postou 01/10/2007, 21:50:51

Ok, obrigado. :( Uma pena um amigo meu tem o Windows Server 2003 e queria colocar tela de logon neste.

[]'s
0

#9 Membro offline   Helito Bijora Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 01/10/2007, 07:21

Postou 01/10/2007, 21:52:46

Ver post_Raul_, em Oct 1 2007, 09:44 PM, disse:

[]'s

Não lembro quem disse que conseguiu trocar a logon do Windows 2003 com aquele programa que instala logons em flash, que postei lá no fórum WinAjuda a um tempo atrás...
Imagem
0

#10 Membro offline   Astaroth Ícone

• Ícone

Postou 01/10/2007, 21:53:55

Ver post_Raul_, em Oct 1 2007, 09:50 PM, disse:

Ok, obrigado. :( Uma pena um amigo meu tem o Windows Server 2003 e queria colocar tela de logon neste.

[]'s

É, eu ja tentei tambem, porém não tive exito. Agora que falou, vou tentar fazer alguns testes.

A propósito, existe um programa alternativo para telas de logon (se não me engano foi você mesmo que postou no antigo fórum) que funciona perfeitamente no Server 2003.

[]'s
0

#11 Membro offline   Helito Bijora Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 01/10/2007, 07:21

Postou 01/10/2007, 21:59:22

Achei: http://forum.winajud...pic.php?t=11208
Imagem
0

#12 Membro offline   Astaroth Ícone

• Ícone

Postou 01/10/2007, 22:02:09

Esse ai mesmo que eu falei Elemento_CM! Na hora que postei não tinha chegado seu post ;)

[]'s
0

#13 Membro offline   The Stig Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 02/10/2007, 14:57

Postou 02/10/2007, 15:08:49

Bom tutorial! Essa ferramenta é muito útil!

Pra aqueles que querem botar uma tela de logon personalizada, recomendo o "Windows Server 2003 - XP Conversion Pack", criado pelo Window X Shrine, o mesmo que desenvolve o Vista Transformation Pack e etc.

Mais informações eu mostrei no Fórum Winajuda, link abaixo (eu sou o "rafaelmoreir" por lá):

http://forum.winajud...pic.php?t=12240

Uso o Server 2003 atualmente e acho ele simplesmente perfeito! O problema esse pacote que falei é que ele deixa tudo que estava "Windows Server 2003" como "Windows XP"... E alguns programas detectam como sendo a versão 64 bits do mesmo (baseada no 2003), mesmo eu tendo um PC de 32bits...
| AMD Sempron 2200+ @ 2800+ | Asus A7V600-X | 1GB DDR400Mhz Corsair Value Select | Sapphire ATI Radeon 9600 XT 128MB/128bits |
| Seagate Barracuda 7200.10 80GB 8MB Cache SATA 300 | Genius Sound Maker Live 5.1 | Harman Kardon Pavillion Speaker System |
| IBM E74 17" | IBM Preferred Keyboard Pro Full Size | Microsoft Wireless Optical Mouse 1000 | Lite-On SHW-160P6S |
0

#14 Membro offline   DEUS Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 02/10/2007, 10:58

Postou 02/10/2007, 15:11:37

Chefe vc esqueceu do avast server que é muito bom tbm acho o melhor antivirus do mercado
0

#15 Membro offline   Astaroth Ícone

• Ícone

Postou 02/10/2007, 20:45:50

Ver postThe Stig, em Oct 2 2007, 03:08 PM, disse:

Bom tutorial! Essa ferramenta é muito útil!

Pra aqueles que querem botar uma tela de logon personalizada, recomendo o "Windows Server 2003 - XP Conversion Pack", criado pelo Window X Shrine, o mesmo que desenvolve o Vista Transformation Pack e etc.

Mais informações eu mostrei no Fórum Winajuda, link abaixo (eu sou o "rafaelmoreir" por lá):

http://forum.winajud...pic.php?t=12240

Uso o Server 2003 atualmente e acho ele simplesmente perfeito! O problema esse pacote que falei é que ele deixa tudo que estava "Windows Server 2003" como "Windows XP"... E alguns programas detectam como sendo a versão 64 bits do mesmo (baseada no 2003), mesmo eu tendo um PC de 32bits...

Ja testei esse programa, porém eu tive alguns problemas com ele levando até a formatação.
Vou fazer mais um teste e conforme for eu edito com sua dica.
Valeu!

DEUS disse:

Chefe vc esqueceu do avast server que é muito bom tbm acho o melhor antivirus do mercado

Vou editar e adicionar o avast ;)

[]'s
0

#16 Membro offline   Gabriel Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 01/10/2007, 09:28

Postou 03/10/2007, 19:37:26

Ver postAstaroth, em Oct 1 2007, 09:48 PM, disse:

É o logon classico do Windows, como pode ver nessa screenshot:
Imagem.

[]'s

desculpa a pergunta fugindo um pouco do assunto do topico, mas o q é esse vmplayer?
0

#17 Membro offline   Ilton Jr Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 01/10/2007, 13:05

Postou 03/10/2007, 19:50:01

Ver postGabriel, em Oct 3 2007, 07:37 PM, disse:

desculpa a pergunta fugindo um pouco do assunto do topico, mas o q é esse vmplayer?

O programa que ele usou no Linux para emular o Windows Server 2003
Imagem
0

#18 Membro offline   _Raul_ Ícone

• Ícone

Postou 21/10/2007, 15:12:19

Poderia mostrar uma imagem com o Server 2003 com temas?

[]'s Se isso dá você pode incluir o tema Zune e Royale (sem necessidade de alterar a uxtheme e feitos pela Microsoft) no tópico ;)
0

#19 Membro offline   Tiago Santos Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 01/10/2007, 22:41

Postou 21/10/2007, 15:39:42

Astaroth,

Concordo com você o Windows Server 2003 é muito estável e ótimo para se trabalhar.
Só utilizava como Servidor mesmo, mas é bom saber que há uma possibilidade de transformá-lo em Workstation.
Ótimo Tutorial está de parabéns......

Abraços,

Tiago
Intel® Core™2 CPU 6420 @ 2.13GHz, 2128Mhz / Intel® Desktop Board Essential Series D946GZis
HD Samsung SATA 160Gb 7200Rpm / nVidia GeForce 7300 GS 256Mb / Monitor LCD PHILIPS 17'
HD Maxtor 40Gb / DVDRW LG GSA-H50N / 2Gb DDR2 Kingstone
Ubuntu Hardy Heron 8.04
Windows Vista Ultimate com Service Pack 1
Format C: (Windows) = sudo rm -rf (Linux)
0

#20 Membro offline   Dyeison Ícone

• Ícone
  • Cadastrado: 23/11/2007, 13:02

Ícone  Postou 23/11/2007, 13:17:52

Essa dica é para queles que já usam o tema estilo XP no Windows Server e querem usar também na tela de login.

Tela de login antes:

Arquivo anexado  logon_antes.PNG (18.17K)
Número de downloads: 32

Tela de login depois:

Arquivo anexado  logon_depois.png (18.95K)
Número de downloads: 38

Primeiro será preciso entrar no editor do registro (regedit.exe) e procurar a chave ThemeManager.

Arquivo anexado  exportar.PNG (29.92K)
Número de downloads: 30

Clique na chave ThemeManager com o botão direito > exportar.
Salve com o nome 'sem alteração.reg' apenas para facilitar o entendimento.
Feche o editor do registro.
Abra o arquivo com o bloco de notas para fazer a alteração:

Arquivo anexado  sem_alterar.PNG (16.77K)
Número de downloads: 21

Altere a parte destacada em vermelho, deixando como na imagem abaixo.

Arquivo anexado  alterado.PNG (16.71K)
Número de downloads: 29

Salve com o nome 'alterado.reg' e feche o bloco de notas.
Execute o arquivo 'alterado.reg' para mesclar as alterações no registro.

Agora é só fazer logoff para observar a diferença.

Qualquer dúvida... posta aí!

Imagem Dyeison A. C.
0

• (3 Páginas)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Novo tópico
  • Responder

3 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 3 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)