Games

Valve anuncia o SteamOS, seu próprio sistema operacional

Na última semana, você conferiu aqui no Guia algumas especulações de que a Valve poderia lançar um novo artigo de hardware com um sistema Linux incorporado, reduzido às necessidades da empresa. O Steam Box, segundo Gabe Newell, mostraria que o Linux pode ser o futuro da sala de estar. Hoje o primeiro passo foi dado rumo a esse futuro: A Valve anunciou hoje a primeira das três novidades que serão anunciadas nessa semana; trata-se do Steam OS, sistema operacional baseado na arquitetura do kernel Linux com objetivo de criar um ambiente dedicado a entretenimento e aos jogos da plataforma Steam.

O Steam OS irá rodar de forma autônoma – isto é, sem depender de nenhum outro sistema como base – nos computadores e representa para os jogadores a consolidação do modo Big Picture, lançado no ano passado. Com ele, o Steam passa a não ser mais apenas um aplicativo, mas o ecossistema completo do computador, restando apenas o hardware de terceiros, o que ainda pode ser revelado até o fim dessa semana.

SteamOS

De acordo com a página oficial da Valve para a divulgação da plataforma, uma das prioridades com o lançamento da nova plataforma é otimizar o novo sistema o máximo possível para que a latência dos controles seja reduzida ao mesmo tempo que os jogos possam ter melhor desempenho de áudio e vídeo, reduzindo os requisitos de hardware e possibilitando o uso de recursos gráficos e sonoros mais avançados.

Também será possível jogar todos os jogos instalados no seu computador Windows/Mac/Linux com o Steam instalado no SteamOS através de uma ferramenta de streaming que funciona pela rede local. Entre os outros recursos, estarão presentes serviços de Música e Filmes, além da possibilidade de compartilhar jogos pelo recurso de compartilhamento familiar, que também irá funcionar sem o Steam OS.

Nenhum prazo para lançamento foi dado, foi dito apenas que o sistema estará disponível em breve e será gratuito para sempre. Mais informações devem ser divulgadas nos próximos dias.

Tags: Games, steam

Você também vai gostar

Leia também!