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Crysis: Warhead rodará no máximo em PCs de US$ 600

Lançado em Novembro do ano passado, Crysis, desenvolvido pela alemã Crytek, tornou-se um verdadeiro pesadelo para qualquer computador que tentasse rodá-lo. Apesar de ser praticamente perfeito, com efeitos visuais de cair o queixo e apresentar certa foto-realidade, o jogo podia ser considerado um Tech Demo do novíssimo motor gráfico CryENGINE 2, e que não vendeu praticamente nada se comparado à FPS lançados na mesma época e ainda assim foi massacrado pela pirataria. Qual foi a causa da baixa venda do jogo? Pirataria em excesso? Ou poucos (pra não dizer nenhum) computadores capazes de rodá-lo com máximo potencial?

Parece que a Crytek abriu os olhos e resolveu deixar a recém-anunciada expansão para CrysisCrysis: Warhead – um pouco mais leve, como disse o CEO da empresa Yerli Cevat.

Devido à otimizações feitas na CryENGINE 2, a expansão do shooter sci-fi Crysis: Warhead deverá rodar com configurações gráficas no máximo em PCs baratos (custando cerca de US$ 620, ou quase R$ 1000). Segundo uma entrevista dada ao site PC Games, um computador custando 400 euros será capaz de colocar a expansão rodando em “High Settings” à 30-35 frames per second. Porém, Cevat não citou a resolução na qual isso será possível. Para você entender: os hardwares atuais (algo como GF 9800 GTX e Core 2 Extreme) pecam para rodar Crysis em resoluções HD – 1280×720 à 1920×1080 -, e nem sempre consegue atingir uma taxa estável e ‘jogável’ de Fps.

Recentemente, a Crytek anunciou que não iria mais lançar Patches para o Crysis original. Menos de uma semana depois, Crysis: Warhead fora anunciado como o motivo para tal. Mesmo assim, a empresa não pretende parar com os patches ainda. “Isso ainda levaria tempo, por causa das correções que são muito profundas […], ainda estamos nos primeiros passos e queremos finalizar [Crysis:]Warhead primeiro”, disse Cevat Yerli.

Gameplay de Crysis

Como dissemos no começo, praticamente nada atualmente consegue uma boa performance com Crysis. A Crytek, porém, acredita que não seria este o motivo pelo qual o jogo vendeu pouco, se comparado aos 10 milhões de unidades vendidas de Call of Duty 4: Modern Warfare, lançado no mesmo mês.

“Outros requerimentos mais leves não significaram, necessariamente, um alto número de vendas”, disse Herald Seeley, gerente de negócios. “Você apenas precisa checar as vendas de outros FPS lançados na mesma época [ou seja, comparar apenas na época em que o jogo foi lançado]”, terminou ele.

Demonstrações da CryENGINE 2

Planejado para o final deste ano, Crysis: Warhead deverá marcar o fim da produção exclusiva ao PC pela Crytek, que anunciou prejuízos nada legais devido à pirataria que detonou com Crysis, exclusivamente lançado aos computadores. Por fim, além de a desenvolvedora alemã estar testando seu motor gráfico no PlayStation 3 e Xbox 360, também está à procura de um programador para PSP (sim, isso mesmo).

O jeito mesmo é aguardar pra ver.

Tags: Hardware, Jogos

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