AnálisesArtigosDicas e tutoriais

Aumente sua produtividade e mobilidade com o PortableApps

Hoje em dia mobilidade é quase que obrigatória, isso é fato. ASUS Eee PC e outros subnotebooks são provas reais disso. Porém, nem todos tem o poder de ter dois PCs (um desktop e um notebook ou um “subnotebook”), então acabam optando por ter apenas o desktop tradicional, ou um notebook, dependendo de suas necessidades.

“Quem não tem cão, caça com o gato”, já dizia esse antigo ditado popular. Com apenas um pendrive de 512 MB ou mais e o excelente PortableApps, você pode ter quase toda a mobilidade que teria num ASUS Eee PC.

Para quem não conhece, o PortableApps, open source, é uma espécie de “sistema operacional” para o dispositivo móvel de memória flash, os famosos pen drives, estes aliás, que estão baratos (pode-se comprar um de 2 GB por menos de R$50).

Versões

O PortableApps conta com três versões, uma para cada tipo de dispositivo, dependendo da capacidade de armazenamento.

A primeira é a Platform com 1,2 MB, vem apenas com o programa e a ferramenta de backup.

A Suite Light, que ao meu ver é a melhor no quesito custo-benefício, tem 100 MB e vem com softwares fundamentais para mobilidade. São eles: navegador, cliente de e-mail, calendário, anti-vírus, cliente de mensagem instantânea, leitor de PDF (Firefox, Thunderbird, Sunbird, ClamWin, Pidgin e Sumatra PDF, respectivamente), além das outras ferramentas da versão Platform, e outras não tão essenciais assim, como jogos casuais, processador de texto e player de música.

A última versão, a Suite Standard, é a maior (350 MB), vem com tudo citado até agora, mais o OpenOffice completo, com funções de processador de texto, planilha, apresentação de slides, base de dados e desenho vetorial. Porém é difícil encontrar um PC sem uma suíte de escritório (o popular Office, da Microsoft). Mas então para que o navegador? Todo PC também tem um navegador! Exatamente, mas seus favoritos e histórico não. Enfim, se você prefere não arriscar e tem um dispositivo com maior capacidade de armazenamento (1 GB ou mais), pode escolher a última.

Instalação

Escolhida a versão e e feito o download, vamos a instalação. Como toda instalação no Windows, não existe segredo, basta ir no Next, Next, em Destination Folder colocar apenas a letra que o Windows deu a unidade (exemplo: K:), Install e Finish.

O programa e algumas ferramentas

A interface do programa é simples, pode ser acessada através do ícone na bandeja do sistema e lembra muito o menu Iniciar do Windows:

Também sem segredos. Tudo funciona numa interface simples e auto explicativa. O aplicativo tem autorun, ou seja, é aberto automaticamente quando o pen drive é conectado ao PC.

Os programas instalados são mostrados à esquerda, configurações, atalhos e outras ferramentas à direita, e na parte inferior tem uma barra que mostra o atual estado da utilização do espaço e dois botões, sendo o primeiro para ejetar (remover o hardware com segurança) e o segundo para fechar o aplicativo.

Uma das funções que merece destaque é a ferramenta de backup. Nela é possível salvar tudo (na primeira opção), configurações, favoritos e outros dos programas instalados (segunda) ou apenas os documentos (a última). Ainda nas opções de backup, é possível comprimir usando o formato 7z, do 7-Zip, maximizar a compressão (o que diminui o tamanho, mas aumenta o tempo de espera) e mostrar detalhes sobre a operação de backup.

Para restaurar um backup o processo é parecido: Procurar o arquivo salvo, next, next e finish.

Finalizando

Ainda é possível instalar mais programas portáteis no seu pen drive, através do PortableApps. No site do projeto, existe uma seção com diversos aplicativos gratuitos em sua versão portable.

O PortableApps pode não ser a solução para todos os seus problemas de mobilidade, porém é inegável que essa é uma excelente ferramenta que auxilia na maioria das tarefas comuns com um simples pen drive, além da questão de ter todas suas principais configurações no bolso.

Nota 10! Para quem ainda não conhecia o programa, vale a pena testar!

Tags: Hardware, Mozilla, Software

Você também vai gostar

Leia também!