GamesNotícias

GTA IV: PC x Xbox 360

O site de vídeos norte-americano GameTrailers.com divulgou um vídeo comparando a versão de PC e de Xbox 360 do blockbuster Grand Theft Auto IV, analisado recentemente pelo time do Guia do PC. O vídeo exibe o game rodando ao mesmo tempo em um computador e no console da Microsoft.

Ah sim, a configuração do PC usado é de nível astronômico: um processador Core 2 Quad (não foi especificado o modelo nem a velocidade), placa-mãe com chipset NVIDIA 790i Ultra SLI, 4GB de memória RAM DDR3 rodando em 1066MHz e nada mais, nada menos que uma ATI Radeon HD 4870X2 de 2GB! Windows Vista Ultimate foi o sistema operacional utilizado. O modelo da fonte não foi dito, mas suspeitamos que o teste foi feito dentro de uma usina elétrica. Assista o vídeo abaixo antes de ler o próximo parágrafo.

No visual, a principal e mais notável diferença é que o PC trouxe resoluções mais altas do que as apresentadas pelo Xbox 360. Além disso, no X360, os elementos localizados a uma grande distância do personagem ficam ligeiramente “borrados”, com um efeito Motion Blur, enquanto no PC, o efeito Motion Blur praticamente não existe, revelando um serrilhado horroroso.

Porém, dissemos na análise, e repetimos aqui: o desempenho é o que mais sofre. Não, provavelmente não foi o player de vídeo que travou. Há vários slowdowns e freezes vergonhosos que podem ser notados na versão para PC, dando pra perceber claramente que a configurações “humilde” do computador usado nos testes levou uma baita surra da má programação do jogo.

Se um hardware de última geração não consegue dar conta de rodar a adaptação ao PC de Grand Theft Auto IV, então, vai demorar um bom tempo para o jogo conseguir rodar liso ou simplesmente, ser consertado, relançado, enfim.

Parabéns a Rockstar Toronto por desenvolver e lançar o jogo com a pior programação já vista. Talvez seja mais fácil a Rockstar parar de dar desculpas e nos dizer com que computador eles testaram o jogo. Realmente, essa informação responderia várias perguntas, além de vir em boa hora.

Tags: Hardware, Jogos

Você também vai gostar

Leia também!