Notícias

Internet Explorer 8 Beta 2 liberado

Quatro meses após o primeiro beta, que saiu em abril, a Microsoft acaba de liberar o segundo beta público do navegador mais usado do mundo, o Internet Explorer.

Baixe agora: Internet Explorer 8 Beta 2 para Windows Vista e Server 2008 (32 bits), Internet Explorer 8 Beta 2 para Windows XP (32 bits), Vista e Server 2008 (64 bits) e Server 2003 SP2 (64 bits) e XP Professional (64 bits).

Por hora está disponível apenas em inglês, alemão e japonês. Outros idiomas em breve.

Algumas novidades da nova versão são: Melhor compatibilidade com padrões web, WebSlices, uma espécie de feed RSS diferenciado, nova barra de favoritos, recuperação automática de guias, filtro de phishing melhorado, entre outros.

Das melhorias internas, a performance merece destaque: Segundo alguns testes divulgados no blog oficial do IE, existe uma melhora de 2,5 vezes na interpretação da linguagem JavaScript. No Gmail, serviço da Google que utiliza esse recurso, foi notado uma melhora de 34% na velocidade de carregamento. Em um benchmarking realizado no SunSpider, foi registrada uma melhora de 400% (!). Tudo isso comparado ao IE7.

A principal novidade “visível” da versão beta 2 fica por conta de um recurso chamado InPrivate (imagem abaixo), que nada mais é do que a comentada “navegação segura”.

Novo recurso: InPrivate
Novo recurso: InPrivate

O funcionamento é simples: Quando habilitado, o IE8 não salva o histórico, cache, cookies, arquivos temporários, etc. Enfim, não deixará rastro daquela navegação. A nova ferramenta é ideal para ser usado em computadores públicos ou compartilhados. Esse recurso já é encontrado no concorrente Safari, da Apple, e também pode ser adicionado ao Firefox com a extensão Stealther e é esperado nativamente no Fx 3.1.

Outro novidade é o melhor gerenciamento dos dados gravados. Agora, em simples uma limpeza de histórico, cookies ou arquivos temporários da internet, é possível preservar os dados dos sites salvos nos favoritos. Também é possível limpar o histórico ao fechar o programa, recurso semelhante ao encontrado no concorrente de código aberto, o Mozilla Firefox.

O Internet Explorer 8 já foi confirmado para o final desse ano há algum tempo, porém já se especula algo mais preciso: Novembro. Mas nada de oficial ainda.

Tags: Internet, Microsoft, Mozilla, Windows

Você também vai gostar

Leia também!