Notícias

Os países com melhores conexões banda larga

Um estudo sobre conexões banda larga divulgado na semana passada (na verdade um estudo sobre os testes do site Speedtest.net) afirma que o Japão tem a melhor banda larga do mundo, seguido de países como Suécia e Holanda, resultado de altos investimentos em fibra óptica.

A análise levou em conta itens como velocidade de download, velocidade de upload e latência. Vários países considerados ricos, como Reino Unido, Austrália, Espanha e Itália, oferecem velocidades abaixo do necessário para atividades simples, como visualização de vídeos no YouTube, chats em vídeo e troca de arquivos simples.

O Brasil, obviamente, não apareceu no ranking, perdendo de países como Letônia e Eslovênia, que ficaram na quarta e décima posição, respectivamente.

Os países com maior velocidade média de download, segundo o Speedtest.net, são:

  1. Japão (16146 kbits)
  2. Suécia (9320 kbits)
  3. Romênia (8675 kbits)
  4. Letônia (8170 kbits)
  5. Coréia do Sul (7749 kbits)
  6. Bulgária (7739 kbits)
  7. Lituânia (7042 kbis)
  8. Holanda (6736 kbits)
  9. Alemanha (6568 kbits)
  10. Rússia (6561 kbits)

Isso significa que o Japão possui conexões residenciais com praticamente o dobro da velocidade máxima obtida no Brasil, de 12 mbps, excluindo-se daí o Speedy 30 Mega, que funciona em um quarteirão da cidade de São Paulo. Os japoneses também não fazem feio em upload, com média de 7295 kbps.

A situação do Brasil no Speedtest.net
A situação do Brasil no Speedtest.net

Para se ter uma idéia da qualidade das conexões brasileiras, a maior média de download fica com o Amapá, de 906 kbps, com São Paulo vindo logo atrás, com 835 kbps. Enquanto isso, do outro lado do mundo, o Marrocos possui velocidade média de 1516 kbps. É mole?

Fonte: Terra Tecnologia.

Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!