Notícias

Os programas menos seguros de 2008

A empresa de segurança bit9 divulgou essa semana uma lista com os 12 programas mais vulneráveis do ano. A lista anual, que subiu de 10 para 12 programas, trás uma surpresa: O navegador da Mozilla, o Firefox, aparece no topo do ranking. Confira a listagem dos softwares mais conhecidos e suas versões:

  • Mozilla Firefox, versões 2.x e 3.x;
  • Adobe Acrobat, versões 8.1.2 e 8.1.1;
  • Microsoft Windows Live/(MSN) Messenger, versões 4.7 e 5.1;
  • Apple iTunes, versões 3.2 e 3.1.2;
  • Skype, versão 3.5.0.248.

Outros programas que também aparecem na lista, sem destaque, são: VMware Player e VMware Workstation, da VMware; Java Runtime Environment, da Sun; QuickTime e Safari e da Apple; Produtos Norton, da Symantec; OfficeScan, da Trend Micro; Produtos Citrix, da Citrix; Aurigma e Lycos, gerenciadores de imagens; e Yahoo! Assistant, da Yahoo!

Os critérios utilizadas para definir o ranking foram: 1) o software deve rodar no Windows; 2) ser popular e ter muitos downloads; 3) não ser classificado como produto malicioso pelas organizações de TI e empresas de segurança; 4) conter, no mínimo, uma vulnerabilidade descoberta a partir de janeiro de 2008 e registrada no NIST (instituto americano de padrões) com severidade classificada entre 7 e 10 no sistema CVSS; 5) as atualizações devem depender do usuário final, e não de uma administração central.

A lista completa, com mais detalhes e informações pode ser baixada aqui (em inglês).

Via AdNews.

Tags: Apple, Mozilla, Segurança, Software

Você também vai gostar

147 Comentários.

  • Mozilla Firefox no topo da lista…

    Sem comentários mesmo!

    • Se você conhecesse o Firefox saberia que, apesar de ter vulnerabilidades como qualquer outro navegador, é tão seguro que dispensa o uso de qualquer anti-malware. No caso do IE não podemos dizer o mesmo, não?

      A propósito, pergunte para todos os seus amigos que usam Firefox se um dia algum deles tiveram algum problema relacionado à segurança com o mesmo. Estou pagando pra ver um há anos. :P

      • "A propósito, pergunte para todos os seus amigos que usam Firefox se um dia algum deles tiveram algum problema relacionado à segurança com o mesmo. Estou pagando pra ver um há anos. "

        Usando Linux não tem problemas de segurança mesmo !!!!

        Mas para falar a verdade, nem na versão windows encontrei problemas, ainda confio mais no Fx de que no IE

        Mas no quesito segurança, em minha opinião PESSOAL, confio mais no Opera

        • Na minha opinião pessoal, confio mais na plataforma da Mozilla (pode ser Firefox, SeaMonkey, Flock, etc.). Tu leu meu comentário sobre o anti-phishing do Opera na notícia do Opera 10? É no mínimo espantoso. :P

      • Firefox 2.0 utilizado por minha amiga que não entende nada de informática instalou um "plugin" virulento (trojan). E tome porta aberta para mais vírus.

        Para usuários com um pouco mais de bom senso, recomendo, para todos os outros, a maioria, recomendo Windows Vista + IE7. Dos males o menor.

        Abraço.

        • Quando for baixar add-ons para o Firefox, procure sempre baixar desse site: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/

          Fica aí a dica. :)

        • Inclusive atualizar o navegador. Firefox 3 já é uma realidade :P

        • Também concordo que não se deve instalar qualquer plugin adicional, sem conhecer bem a sua fonte. Mas infelizmente, essa é a realidade de muitas pessoas.

          Visitam um dado site que pede para instalar esse ou aquele plugin. Resultado, mais uma porta para vírus.

          Para quem tem um mínimo de bom senso, recomendo o firefox, para todas as demais, usem o IE7. É mais seguro para quem não sabe muito de informática.

          Essa recomendação não se aplica a 99% dos leitores desse blog. Espero…

        • Eu não consigo entender POR QUE o IE7 é mais seguro pra quem não sabe muito de informática. Essa afirmação não faz o menor sentido. Muito pelo contrário, somente quem sabe o que faz, e por onde navega é "seguro" usar o IE7. "Seguro" porque até o mais experiente dos usuários não deveria usar esse navegador esburacado.

        • Tive um problema ontem com um plugin mau feito do internet banking do Banco do Brasil. Ao tentar acessar o serviço, ele pede para instalar o pacote de segurança no navegar. Após instalado o Firefox trava na identificação do computador… Triste. Nada grave, o problema é no plugin, mas poderia ser pior.

          Mas você também pode usar os complementos a seu favor. Aqui em casa, por exemplo, eu deixei o Firefox como navegador padrão na conta de usuário da minha irmã (inclusive deletei todos os atalhos do IE). Instalei alguns complementos, como de bloquear downloads (sim, ela é daquelas que baixa "fotos.exe" do Orkut :P), bloqueador de anúncios, e um que adiciona senha ao tentar entrar nas opções do programa. Com apenas isso eu consigo ter 100% de certeza que estarei seguro. :D

          E sim, eu sou mau! :P

        • Eu não gosto desses plugins de internet banking. Na Caixa, por exemplo, o plugin é obrigatório tanto no IE quanto no Firefox (neste somente no Windows). O problema é que se eu aceitar o pacote de segurança na caixa pelo Firefox no Windows, o Internet Banking não entra pelo menos Firefox no Linux. Segundo a CEF me informou pelo canal de atendimento, o acesso deve ser feito pelo Windows por ele ser um sistema mais seguro (!?) e eles não garantem a minha segurança no acesso pelo Linux.

          A solução foi não aceitar o plugin e acessar o Internet Banking por um navegador não suportado pelo site, como o Opera. Já pelo Linux, eu acesso com o Firefox normalmente. Porém, se eu tentar com o Firefox no Windows, ou com o IE, sou notificado que eu DEVO instalar o plugin. Palhaçada.

        • Wesley, sua amiga clicou para aceitar a instalação do plugin. No IE 7, ela pegaria trojan somente por navegar, sem ser notificada de nada. Vide notificações do StopBadware.org. Além do mais, extensões do Firefox se baixa em sites confiáveis como o AMO (addons.mozilla.org). Sua recomendação de Windows + IE 7 é no mínimo a mais absurda que uma pessoa poderia recomendar. Nem anti-malware tu citou, é praticamente cometer o próprio suicídio… Poderia ser Firefox, Opera, Chrome, Safari, K-Meleon, SeaMonkey, Flock, qualquer navegador, menos o IE e qualquer outro baseado na engine do mesmo. O câncer do IE é a engine; o cérebro por trás daquele software bonitinho que a piazada paga um pau.

          ———-

          Internet Banking no Firefox é realmente uma coisa chata. Não por culpa da Mozilla. Os programa-amadores dos bancos não estudam o Mozilla Framework antes de escrever uma extensão pro Firefox. Aí dá no que dá. Um banco que eu conheço que funciona normalmente com extensão pro Firefox é o Banco Real. Mas também, na época do lançamento do Firefox 3 demoraram além do normal pra atualizar a extensão. O que falta nos bancos é pessoal especializado, isso sim. ;)

    • Escrevi lá embaixo mas vou escrever aqui tbm pra responder o tom do comentário ;P

      Essa pesquisa é extremamente tendenciosa, Firefox é considerado seguro não por não conter falhas mas sim pelo tempo de resposta das correções, principalmente as críticas e até do tempo de descobrimento das falhas que conta muito. Os números absolutos não são tão importantes se visto isoladamente.

      Esse é mais um exemplo de como se pode “brincar” com as estatísticas, se pode moldar os dados pra ter o resultado que queira.

    • Não tem fudamentos.

      Esse Site de testes não tem fundamentos, isso é no mínimo ridículo. Se o FireFox tem Bugs e Erros, ele sempre está atualizando.

      Nunca ouvi falar desse site. Lamentável.

      Sem Comentários… Literalmente.

  • o IE 8 apareceu na lista?

    • Não.

      Inclusive outra companhia de segurança fez um teste entre IE8, Firefox 3 e Chroma 1.0. E não é que o IE8 se saiu bem? Foi o que teve menos bugs, seguido do Firefox e, por fim, o Chrome. :P

      • Maldito seja o código fechado em esconder as gambiarras dos inocentes. Qualquer software que tenha o código fonte fechado cria uma barreira enorme na descoberta de bugs. Dá-lhe engenharia reversa!

        • Bugs não descobertos = falhas não exploradas.

          Também tem um lado bom. :P

        • Aí depende do ponto de vista… Eu particularmente prefiro um software de código aberto com falhas divulgadas à um software de código fechado sem falhas divulgadas. A probabilidade de novas falhas serem corrigidas é bem maior…

        • Um software de código aberto pode vir a ter muitas falhas descobertas de uma vez só, o que poderia ser um desastre na vida deste. Já num software de código fechado, as falhas são corrigidas aos poucos, a medida em que elas forem descobertas.

          Obviamente isso é só na teoria. :P

        • Bem, não é porque um software tem seu código aberto que dele deve ter falhas, pelo contrário, ter falha ou não independe do modelo. O problema é que o modelo fechado esconde as falhas, o que pode fazer com que muitos se aproveitem antes da mesma ser revelada (ela pode ter sido descoberta há tempos). No modelo aberto você tem mais pessoas com mais capacidade para identificar as falhas, o que pode resultar em correções imediatas. É uma teoria que resulta em prática na maioria dos casos.

        • Sim, como disse, isso não ocorre. Caso contrário o código aberto seria um fracasso. :P

  • sabia o IE 8 quando sir a versão final vai se consolidar co0mo melhor navegador

    obs:não estou dizendo que os outros sejam ruins,existem varios excelentes,mais pra mim o IE 8 é o melhor

    • O IE 8 pode melhorar infinitamente, mas acho impossível ser considerado o melhor navegador. Alias, eu acho que não vou viver o suficiente pra ver o IE ser melhor que qualquer concorrente.

      • Somos dois. Só a engine do IE vai levar pelo menos mais uns 5 anos para largar de ser porca. Sem contar com as parafernálias proprietárias que só tornam o IE pior do que ele já é.

        Melhor navegador não é o mais bonitinho – a Microsoft adora [i]cool factor[/i]. A beleza é o último fator relevante a ser avaliado num navegador, podendo até ser considerado supérfluo, uma vez que se o mesmo dispor de personalização ele já tem todo potencial para se tornar o mais bonito de todos.

    • Faça o teste e veja o espanto:
      http://acid3.acidtests.org

      IE anda a passos de tartarugas desde sua existência, não consegue nem seguir os padrões da internet.

      • O pior é que o Acid 3 não representa absolutamente nada. Você pode "ganhar pontos" fazendo gambiarras fora do padrão… Se houvessem mais testes unitários disponibilizados pela W3C (test suites) tu ia ver muito bem o que eu estou dizendo… :P

  • Não se pode esquecer que a versão 3.1 do Firefox vem aí, o IE não tem a infinidade de recursos que o Firefox tem, se eu fosse mudar de navegador, mudaria pro Chrome ou pro Opera.

    • Mas o Chrome também não tem tantos recursos. Tem novidades interessantes, mas ainda assim perde feio pro Firefox e Opera em recursos.

  • teste claramente comprado pela Microsoft… basta ver os 2 primeiros colocados, concorrentes diretos da empresa, além disso existe a seguinte regra no teste: "as atualizações devem depender do usuário final, e não de uma administração central", provavelmente fazendo menção ao Windows Update…

    • Hein?

      • Pode não ser o caso, mas tu realmente acredita que a Microsoft não paga propina à empresas de segurança para ocultar determinadas informações?

        A propósito, você confia na polícia? E nos políticos? É tudo igual. Tem gente mal intencionada em qualquer ponto da sociedade.

        • Eu acredito que a Microsoft não faria isso. O passatempo favorito da maioria das pessoas é procurar defeitos na Microsoft. Se isso fosse descoberto, seria um escândalo!

        • Inocência de tua parte. :P

          PS: Escândalos é o que não faltam, né? :D

        • Desculpe, mas não lembro de nenhum.

        • Eu me referi à escândalos num âmbito geral, saca? Política, polícia, empresas, etc. Corrupção por corrupção, dá na mesma. :P

          Mas enfim, isso é algo que acontece em qualquer ramo, a Microsoft não teria exclusividade nenhuma. Sabe o ditado "Quem pode mais chora menos"? É mais ou menos por aí, o poder corrompe a sociedade.

        • O próprio MVP BaboOvo é pago pra falar bem da Microsoft e mal da concorrência. Isso também soa propina, não acha? :P

        • "Eu acredito que a Microsoft não faria isso. O passatempo favorito da maioria das pessoas é procurar defeitos na Microsoft. Se isso fosse descoberto, seria um escândalo!"

          Olhe o escândalo :-P

          "Microsoft é acusada de pagar propina na África para frear adoção de sistema Linux"

          http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_n

        • Além do mais, quem desenvolve o Windows Live Messenger? A Tabajara Softwares and Programs?

          Já que (teoricamente) a Microsoft comprou essa pesquisa, o que diabos o MSN tá fazendo ali?

          Tá no inferno? Abraça o capeta de vez…

        • Ninguém comentou o q eu disse antes então vou repetir :-P

          Essa pesquisa é extremamente tendenciosa, Firefox é considerado seguro não por não conter falhas mas sim pelo tempo de resposta das correções, principalmente as críticas e até do tempo de descobrimento das falhas que conta muito. Os números absolutos não são tão importantes se visto isoladamente.

          Esse é mais um exemplo de como se pode “brincar” com as estatísticas, se pode moldar os dados pra ter o resultado que queira.

          Ninguém lembra da pesquisa mostrando que o Windows é mais seguro que o Linux, Mac OS X e todos os outros UNIX? Simplesmente pq o método utilizado era tendencioso.

        • @ Caio

          Você não precisa remover todos seus produtos para mascarar uma pesquisa. É dar muito na cara também…

          Mas enfim, a manipulação para deixar o Firefox no topo é evidente. Tem falhas? Tem. Agora, acreditar nesta pesquisa, é muita inocência…

        • Que eu saiba, o BaboOvo (nunca tinha visto, gostei :P) era pago pela Microsoft em troca de anúncios no seu site. Ele exagerou "um pouco" e a Microsoft, inclusive, parou de anunciar lá.

          Acredito que no momento tudo aquilo é apenas "fanboysmo" (isso existe? :P) da parte dele. Aliás: http://www.fanboys.com.br/

          Do mesmo modo que vejo gente morrer pelo Linux/Software Livre, existem pessoas que fazem isso pelo Windows/Microsoft (sem ganhar nada em ambos casos).

        • O WLM entrou na brincadeira só porque o Microsoft Update não atualiza ele, pelo menos pelas regras dos testes entendi que os produtos cobertos por ele foram excluídos do teste. Fora que daria muito na cara nenhum produto deles.

          Vale também citar que a Bit9 é "Microsoft Certified Partner" e "Windows Embedded Partner".

          link pra quem quiser confirmar: http://www.bit9.com/partners/technologyalliances/

        • BABOOvo fica melhor. :P

          Quanto aos anúncios, acabei de ver um do Microsoft Visual Studio por lá. O Aurelio ainda é MVP (http://www.microsoft.com/brasil/mvp/mvpawardees.mspx) e, portanto, ainda possui ligação com a Microsoft. Pelo que vi no site parece que o que ele não tem mais é parceria com o portal MSN – havia uma parceria entre ambos antes, não?

          Mas o babão não é exceção. Tem outros MVPs que são pagos pra fazer a mesma coisa. Esse tópico aqui no MeioBit rendeu a expulssão do tal Dennes da equipe de redatores do mesmo: http://meiobit.pop.com.br/meio-bit/artigo/o-que-e… Com a repercussão desse bafafá ele perdeu até a insígnia de MVP. O único MVP que eu conheço que não é fanático é o Bruno Sonino, que tem um penca de livros já publicados sobre Delphi.

  • gosto é gosto,mais não podemos esquecer que o IE ainda é o navegador disparadamente mais usado no mundo todo

    • Sim, mas também naõ podemos esquecer que não é por suas funcionalidades e nem pela segurança.

      • Fato simples e racional. :P

        • Ora, pq vem junto com o Windows, se não viesse e tivesse que baixar qual acha que a maioria escolheria? Ja ia começar perdendo por ser grande o arquivo de instalação, e depois com a opinião do pessoal que usa (coisa que sempre procuro ler antes de baixar um programa) ele ia ser massacrado, simplesmente pra toda as pessoas que eu ja apresentei a "raposa de fogo", sejam elas leigas ou não, encostaram o IE, usam-no pra muito pouca coisa. Pra vc ver, mesmo vindo junto todo ano ele perde espaço pro Firefox, se tantas pessoas usam é pq ele não pode ser tão ruim não acha?

          Eu uso o Firefox desde a versão 1.3, e antes dele usava o Netscape (que a M$ comprou e nunca implementou uma ideia, comprou só pra tirar do mercado mesmo), do qual o Firefox é "decendente espiritual".

        • só corrigindo, o Netscape foi comprado pela AOL (4 bilhões). A versão 7 foi fantástica, a 8 foi um desastre, a 9 era idêntica ao Firefox e esse ano ele morreu de vez, infelizmente. Mais um produto comprado pela AOL que vai pro buraco.

    • Por que é então?na sua opnião

      • Comodismo. IE vem com o Windows. As pessoas simplesmente não se dão ao trabalho de baixar outro navegador, ou pelo menos atualizar a versão do IE

        • Muitos nem sequer sabem dissociar que o IE é apenas um navegador no meio de muitos outros. Muitos ainda nem vêm o IE como navegador, o vêm como a própria Internet. Assim fica difícil… Atualizar então, nem se fala. A maioria esmagadora dos que ainda usam IE 6 são estas pessoas que falo. E elas ainda se incluem usando o IE 7, porque a atualização muitas vezes pode ter sido feita por outra pessoa (o sobrinho, tá ligado?)…

  • O campeão: Windows

    Usado por 90% dos computadores

    não classificado como produto malicioso pelas organizações de TI e empresas de segurança;

    contem, no mínimo, uma vulnerabilidade descoberta a partir de janeiro de 2008

    • E também é muito baixado ilegalmente em redes piratas. :P

      Mas apenas um produto da Microsoft aparece na lista. Já da Apple… são 3! :P

  • […] Fonte: Guia do PC […]

  • Gérson W&aacu
    12/12/2008 17:24:10

    O melhor é o fato de que os critérios foram feitos basicamente pra deixar o Fx no topo da lista mesmo.

    Se basear nessa lista pra odiar o Firefox é algo idiota.

  • kkkkkkkkkkkk calma gente falta mto pro dia 1º de abril ^^…. ate parece brincadeira de 1º de abril, o internet explorer nem se quer apareceu nessa lista.. sonha… tenho uma lan house e restaurava o sistema das maquina ate 3 vezes por semana devido a virus depois q implantei o firefox nem lembro mais qual foi o ultimo mês que precisei restaurar um windows… nunca peguei um virus com o firefox..

    • Na faculdade da minha irmã todos os dias ela volta com vírus no pen-drive. Dá-lhe todo dia eu espetar o pen-drive no meu sistema pra remover o executável e o arquivo de inicialização do mesmo… A faculdade usa IE e não tem anti-vírus instalado nas máquinas. Triste, não? Mais triste é saber que essa é a realidade de muitos…

      • Minha faculdade usa Firefox (com direito a placa na parede: "Favor usar o Firefox para avaliação do docente pelo discente" :P) e anti-vírus Avira (ou NOD32, não lembro :P). Sofremos com o mesmo problema. Provavelmente menos que na faculdade da sua irmã, mas já dá para ver que o problema é mais fundo que isso…

        • O problema é que o vírus do pen-drive dissemina como água. Basta um aluno com o pen-drive infectado espetar numa máquina não infectada para que a mesma se infecte e passe a infectar novos pen-drives. Mesmo com anti-vírus, se aparecer uma variante nova é infecção na certa. ;/

          PS: Gostei do texto dessa tal placa. No mínimo ameçador, ha ha ha. :P

  • Sabotendar Kun
    12/12/2008 20:17:33

    Ainda continuo usando o Firefox

  • A gente hoje na internet a gente sabe que nela existe muitas coisas (dizendo em uma lingua mais pratica) "UM MAR DE VIRUS" quem tem net e não pega virus e muito poucos que existem mas e facil não pegar virus e so saber navegar não importa o navegador ;) pode ser IE ou FF

    • Hein? Fala sério, cara. Saber navegar independe disso, o problema é mais embaixo. Muitos sites inocentes são infectados por culpa dos administradores dos mesmos, seja por senha esdrúxula ou por sistema pífio. Tu não deve navegar muito na Web… Já vi os mais inocentes tipos de sites BRASILEIROS serem bloqueados pelo anti-phishing do Firefox por… sim, vírus para IE. Sites de institutos, de imobiliárias, de empresas, até mesmo sites pessoais! É só tu dar uma olhada no StopBadware.org, é de cair o queixo, cada site uma falha diferente sendo explorada.

  • Saber navegar é importante,mas ter um navegador excelente é prioridade!!! :D

    Internet Explorer é otimo mais o Firefox é 10!!

    Já já eles lançam uma atualização para corrigir essas falhas que deixa ele na lista :D

    • "Internet Explorer é ótimo" é forçar a amizade. :P

      Firefox, Opera, Safari, Chrome… todos são ótimos. Menos IE. Pelo bem da navegação acessível, semântica, segura, correta, usável… (continua) :D

  • […] Guia do PC Tags: Firefox, […]

  • Essa pesquisa é extremamente tendenciosa, Firefox é considerado seguro não por não conter falhas mas sim pelo tempo de resposta das correções, principalmente as críticas.

    Esse é mais um exemplo de como se pode "brincar" com as estatísticas, se pode moldar os dados pra ter o resultado que queira.

  • Com o último bug crítico do IE…. Dá para dizer que ele é seguro? Prefiro meu FIrefox que funciona muito melhor. Vejam pela própria Microsoft http://www.microsoft.com/technet/security/advisor

  • Eu sou tecnico em informatica e o mais engraçado acontece em todas as visitas que eu faço todos os meus clientes usam Internet explorer 7 muitos avast e avira e AVG todo mês eu tenho que formatar o pcs de 40% de meus clientes maioria deles so sabem mexer em msn, orkut e programas de fotos e coisas basicas

  • […] Guia do PC Leia tambémFaça já o download do Windows XP SP3 RC2!Saiba quantas pessoas estão […]

  • Vale lembrar que está empresa é filiada a Microsoft e que tudo no Windows tem falhas. IEca melhor que Firefox foi foda.

  • Firefox é como Pepsi, entre Coca-Cola e Pepsi há quem prefira esta merda ok?

  • Só tenho uma explicação para determinadas pessoas: "A inveja é uma merda"

    • Inveja de você usar IE? Te enxerga, bicho do mato. :)

      Tu tem o navegador que tu merece, com toda certeza. ;)

    • Mas eu também tenho uma recomendação para determinadas pessoas: vão se informar antes de dizer as coisas sem o mínimo conhecimento.

      • Só não vá se informar no BABO.Ovo né, aí vai se emburrecer mais ainda…

        • Rogerio sabe aquelas pessoas que não aguentam comentarios de outras pessoas e postam querendo paga de gostosão baba.ovão para muitos que sabem sabe né, uso FF por que ele pra mim e mais rapido em segundo de rapidez e o IE8 eu odeio lentisse, mas assim ele pode ficar querendo saber de tudo e no fundo saber de nada e nunca conseguir aprender vc pode estar certo a inveja e foda

        • Falando em "saber de nada", você sabia que você não sabe p**** nenhuma? Tá todo mundo sabendo. Deixa de ser infantil, moleque. Cadê o foco?

        • Putz, agora que vi. Você é o mesmo que disse ser técnico em informática? Piazada… O mundo está definitivamente perdido.

        • Hoje em dia qualquer um que saiba colocar o CD do Windows XP no drive e fazer uma instalação nova se considera técnico. Agora, se você dá um CD da mais simples distro Linux, com instaladores gráficos, explicações que até uma porta entenderia, no melhor estilo "apontar e clicar" eles não conseguem sequer fazer um particionamento. E pior, ainda culpam o sistema.

          Técnico em informática hoje é igual técnico da seleção brasileira…. todo mundo acha que é.

        • HAHAHAHAHA. PWNED.

          Imagine um cliente levando uma máquina com Linux, Mac OS, *Solaris, *BSD… Me desculpe, eu só sei "arrumar" Windows. LOL.

          E o pior é que se dizem técnicos mas de técnicos não têm nada. Pode ser um probleminha besta, eles vão lá e formatam. Triste.

          Certa vez quando eu usava Windows levei a máquina para que arrumassem a MFT que havia corrompido. Me pediram pra formatar o sistema. Quando ignorei o orçamento e peguei a máquina de volta, bastou inserir o CD do Windows e rodar o [i]chkdsk[/i] por ele. Pronto, sistema 100% novamente. Depois disso nunca mais mandei o PC pra concertar. Isso deve fazer uns 4 ou 5 anos, na época eu não entendia muito de MFT e por isso não queria resolver com as próprias mãos para não assinar a própria sentença. :P

          Mas o mais legal foi quando minha placa-mãe queimou e eu mandei a máquina pra colocar uma nova (além de um novo processador e nova memória). O piá (sim, menor de idade) não sabia nem bootar o Ubuntu. Acabou que ele nem fez o último teste, que era ver se o sistema funcionava. :P

        • Bom Paulo, agradeço e muito aos seus comentários. Já vi inclusive boas matérias criadas por você no fórum. Mas observando com calma todos os seus comentários, nota-se que você é um pobre adolescente que ataca gratuitamente a MS e quem usa e gosta dos produtos dela. Talvez você devesse em primeiro lugar como participante GP saber respeitar opiniões, e não ficar rebatendo as opiniões das pessoas inclusive ofendendo-as gratuitamente. Já te disse e vou repetir mais uma vez: Pára de "bootar" pelo cd do linux pra parecer usuário de tal. Tenho certeza que seu sonho de adolescente que é, seria trabalhar na MS, mas por falta de competência entre outras coisas vai morrer aí velho, solitário e gordo(basta olhar sua foto). E antes que eu me esqueça bicho do mato é a PQP.

        • Antes de tentar atacar alguém, veja bem se aquela é a pessoa certa. Trocou as bolas, amigo. ;)

          Abraços!

        • Estão vendo? Outro fedelho apaixonado pela Microsoft. Perde a razão por qualquer coisa…

  • Todo mundo oque se nem me conhece fdp __)__

  • (p**** ) certo vc adora isso né vc não tira da boca

  • Off-topic:

    Porque o domínio https://guiadopc.com.br não representa o mesmo conteúdo que o http:/www.guiadopc.com.br ? É uma versão cacheada do site (backup)?

  • A lista não diz que o Firefox é a aplicação que mais atrai malwares, a que mais te deixa vulnerável. Só mostra que o Firefox foi a aplicação que teve mais brechas de segurança0 no decorrer do ano. Brechas que foram corrigidas, logicamente.

    Firefox é opensource. O código está lá, claro, pronto pra QUALQUER DESENVOLVEDOR do mundo reportar os erros e falhas. Você não é desenvolvedor? Não tem problema… O Firefox tem o mecanismo de reportagem de Bugs que se abre no momento do crash.

  • Marcelo Ramos
    13/12/2008 19:32:30

    Pode ser apenas coincidência, mas nas cinco últimas vezes em que meu anti-vírus trabalhou, eu estava navegando com o Firefox. A propósito, eu não vejo essa segurança toda que os fãs entusiasmados da raposa tanto falam.

    • Como não? Você não tem ActiveX no Firefox. Pode perguntar para qualquer usuário do Firefox se algum deles já se infectou pelo navegador. A não ser que a pessoa tenha baixado um malware e executado, ela não se infecta. Não existe nenhum outro caminho se não este que te faça pegar um malware por ele.

      Não precisa ser fã nem entusiasta pra saber disso. Basta conhecer o software por dentro.

    • ActiveX foi só um exemplo. Quer outro? JScript. Coisas que só o IE faz por você.

    • A segurança está nas descobertas das falhas e na correção em tempo recorde, aliás, esse é o benefício do código-aberto, descobertas de falhas, correções e ciclo de desenvolvimento é muito acelerado.

      Dica pro pessoalr ter segurança total, instale o addon NoScript, nenhum script será executado sem autorização.
      https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/72

  • Paulo Junior
    13/12/2008 20:14:19

    Uma correçãozinha la em cima:

    # Apple iTunes, versões 3.2 e 3.1.2;

    O certo é o Apple Safari 3.2 e 3.1.2, o iTunes está na versão 8, e não tem nem como comparar com o iTunes 3.

  • porque criticam tanto o IE? quem tem vulneráridade e o Mozilla Firefox ñ o IE. tenham vergona todos vcs fansboys.

  • Nenhum presta – mas acabamos usando – é isso ai

    tem que ter várias opiniões – ñ tem como ser diferente

    um é bom em uma coisa ruim em outra

  • Paulo vc quer que eu descuta com vc como um Homem então venho lhe dizer uma coisa, por os usuarios do IE não podem falar mau do FF e vc pode falar tão mau do IE ? e vc parece que fala do FF tão bem então por que vc não deixa eles falarem tão be do IE "SABE QUE NÃO VÂO TER A RAZÃO", eu falo por que já usei e ruim na versão 6 e 7 , usei a 8 uns dois dias ja larguei ele de lado e voltei a usar o FF, mas vc tambem pode falar assim " USO O FIREFOX MESMO ELE ESTANDO NO TOPO DESSA LISTA " isso ia deixar as pessoas os usuarios do IE bem mais conformados com sua opinião e não com a destreza que vc faz e diz pelo IE assim vc deixa um usuario do IE bem menos >IRRITADO< . e mais uma coisa sou tecnico sim mas assim a gente tem que fazer o maximo que puder estu nesse ramo de arrumas maquinas de pessoas que nem sabem que o Firefox existe e de mês e mês vive pedindo pra mim formatar essa e a realidade hoje a concorrencia e grande se vc não fizer o que o cliente quer vc perde ele. posso até não saber muito sobre Linux é Mac OS mas não sou culpado quero muito aprender mas os meus Patroes não deixam disse que hoje temos que aprender e mexer com o XP e VISTA "sabe esse piratão aqui" por que as pessoas não tem o minimo do conhecimento de saber o que é Linux é Mac OS ae ficam usando o Windows pegando virus e usando o maldito Internet Explorer é tudo isso que não deixar eu aprender a saber o que é Linux é Mac OS por que a fama da Microsoft que mata e também o seu monopolismo.

    • Cara, eu não consegui entender NADA do que você escreveu. O.o

    • "por os usuarios do IE não podem falar mau do FF"

      Por que os defensores do IE não tem argumentos para falar bem dele comparando-o ao Firefox.

      "e vc pode falar tão mau do IE ?"

      O Paulo exagera às vezes sim. Porém, na maioria das vezes ele tem argumentos pra falar mal do IE.

      "por que a fama da Microsoft que mata e também o seu monopolismo."

      Não os culpe por serem melhores. Não interessa se o software é melhor ou pior. Eles foram melhores e dominaram o mercado. Quer derrubá-los? Seja melhor.

    • Coitada da gramática.

      PS: FYI, já usei Windows por 7 anos e IE por pelo menos 4 anos. Logo, falo com conhecimento.

      PSS: O Firefox não está no topo da lista. Colocaram ele lá. :-)

  • Na boa, o programa menos seguro de todos os tempos é o terminal do Linux. Você dá echo senha_do_administrador | sudo -S -u root rm -rf e o sistema desaparece! Isso é uma falha gravíssima!!! :O

  • OT:

    “Apesar de o Windows Vista não possuir boa receptividade dos usuários, a Microsoft fez um teste com um "novo" sistema, batizado de Windows Mojave, que nada mais era do que o Vista levemente modificado. A nota média do "novo" sistema foi 8.5, enquanto que o Vista levou 4.4.”

    Essa rápida do Você Sabia? tem o mesmo caráter marketeiro que o desta notícia e, por isso, não vejo necessidade da mesma estar presente.

    PS: IMHO.

    • Wikipedia:

      The Mojave Experiment is an advertising campaign by Microsoft for the Windows Vista operating system.

      http://en.wikipedia.org/wiki/The_Mojave_Experimen

      • É claro que não deveria estar presente. Tudo que é a favor da Microsoft e do Windows não deveria estar presente aqui. Tudo que fala mau do Firefox também deveria desaparecer da internet.

        Você é a típica criatura recalcada que não sabe perder. Quem acompanha o GDPC e os comentários vê isso claramente. Se um usuário do IE vem aqui e fala algo, mesmo que não seja sobre o Firefox, você o ataca gratuitamente. Falou mau do Firefox ou do Linux, sai de baixo. Eu sei que muita gente vê e pensa exatamente isso, só não tem a coragem de vir aqui e falar…

        Agora está com recalque da ótima campanha da Microsoft. Para informá-lo, te digo que usuários reais (não atores), inclusive de Linux e Mac OS, foram convidados a participar do Mojave. A nota e a opinião que eles deram sobre o "Windows Mojave" são reais. Apenas os vídeos que foram gravados encondidos estão sendo usados na campanha publicitária.

        Mas é claro que você falará que sou um mentiroso e levo a paixão a frente da razão. É seu único argumento ultimamente…

        http://www.winajuda.ig.com.br/2008/11/10/osc-recl

        • Piá, me explica isso: "não sabe perder". Larga de ser apaixonado, MOLEQUE. Qualquer ser com o mínimo do bom senso sabe que aquilo não passou de uma campanha de marketing, tal como aquelas de cerveja que escondem o rótulo. O que você esperava de uma campanha de marketing para alavancar o fatídico fracasso de vendas? Que os usuários falassem mal do Windows Vista? CRESCE piá. Isso é questão de lógica. A propósito, adorei "te digo que são reais". Muito convincente. ;)

          Se é um piá apaixonado que fala por falar, eu nem replico, sei que é só zoação. Só não pode SE FAZER DE TONTO. Fantoche querendo me apurrinhar? FALA SÉRIO, piá. Se tu tem capacidade mental para discernir o que você lê/ouve/vê no teu cotidiano a culpa não é minha. Se eu replico é porque eu sei que são FALÁCIAS. Aliás, pelo seu teatrinho você dá a entender que eu anti-Microsoft. LOL. Eu já usei Windows, filho – e ORIGINAL (BOO!). Só não uso mais porque não me serve mais. Se eu falo mal de algo é porque não é bom, simples assim. Tenho 7 anos de know-how e, portanto, sei do que falo. Não sou nenhum fantoche autômato do tipo que leu e pagou pau. Eu tenho própria, não há paixão que me compre. Legal que você citou o Linux. Demonstrou um pouco mais do seu lado fanbobo. Filho, eu uso Linux, BSD, Solaris, o raio que o parta. Também uso SeaMonkey, Flock, Opera… Você só não pode falar ASNEIRAS (mentindo/ocultando/fingindo/dissimulando/blasfemando/etc.). Aí eu pego pra Cristo. :)

          Só mais uma coisa piá: ao invés de perder seu tempo escrevendo abobrinha, vá aprender algo novo. É mais produtivo.

          PS: Linkar o site de um baba ovo declarado é dose, hein?

        • "Se tu tem" >> "Se tu NÃO tem" (óbvio)

        • Ah, claro: LEIA MAIS. Permita-se aceitar diferentes fontes. Inclua críticos. Depois, forme tua opinião – com a razão, sem paixão. Fazer um copy and paste do que lê na mente é coisa de fantoche.

        • É importante esclarecer uma outra coisa. Não interessa se o Mojave era uma campanha de marketing ou não, e se ele não passa de um Vista com um cara diferente… isso não mudou o fato de que a aceitação do Vista foi ruim. O Mojave é maravilhoso? Ótimo, mas não é ele que está sendo comercializado.

          É a mesma coisa que eu colocar Schin Cola dentro de uma garrafa de Coca-cola e dizer que agora a Schin é uma delícia.

      • Mojave foi usado em máquinas próprias da Microsoft, então tbm é tendenciosa a pesquisa pois o pessoal achou o Vista ruim por ser pesado em suas máquinas e dar alguns complitos com hardware.

        • Só de fazer parte de uma campanha publicitária já tira todo o crédito da informação. Até mesmo uma pesquisa inédita realizada pelo GDP seria mais relevante que os dados do experimento, ou melhor, da campanha publicitária.

  • Nossa eu deu uma desaparecida e deu um "ataque dos clones" aqui?!

    Bom concordo com um que disse ai, tanto o IE quanto o FF tem falhas, a diferença é que na Mozilla a correção sai em no maximo duas semanas, ja na M$ é uma vez por mes (excepcionalmente as vezes menos) ruim é quando eles não fazem nem ideia, o que é ainda pior, como essa ultima falha critica encontrada em todas as versões do IE, nós que lemos sobre informatica estamos já alertas, mas e quem só usa internet pra acessar e-mail e orkut, será que o IE é realmente tão seguro pra essas pessoas??

  • Ataques pessoais, desvio total do assunto do texto, discussões inúteis e improdutivas… Comentários fechados.

  • […] Mozilla, empresa responsável pelo navegador Firefox, disse na segunda feira (15/12) que o teste de segurança da Bit9, sobre os softwares mais inseguros de 2008 é infundado e “foge da realidade”. Segundo […]

  • Nos comentários do @guiadopc: “Se Firefox é Pepsi, IE é Dolly” – http://tinyurl.com/56a5wl =D (via @paulohiga)

Os comentários estão desativados.

Leia também!