Notícias

Windows 7: Versão RC traz novidades

O Windows 7 está na reta final de desenvolvimento. Depois do único beta liberado no mês passado, o próximo grande marco no desenvolvimento do sistema será a versão Release Candidate (RC), já confirmada pela equipe de desenvolvedores da Microsoft para abril.

Da versão beta para a RC, temos confirmadas no Engineering Windows 7, blog dos desenvolvedores do sucessor do Vista, uma extensa lista de mudanças e melhorias baseadas no feedback dos usuários. São 36 no total. As melhores você confere aqui e agora.

  • Aero Peek também presente ao alternar janelas (Alt + Tab). Conforme você vai alternando entre as janelas, a mesma é exibida e destacada com o Aero Peek.Aero Peek
  • Programas que requerem atenção com alerta melhorado. A cor e animação na barra de tarefas quando um programa está solicitando a atenção do usuário foram aprimoradas. A cor laranja está mais forte, além da animação mais rápida.Alerta
  • Possibilidade de ocultar os gadgets. Além da opção de ocultar os ícones do desktop, também será possível fazer isso apenas com os gadgets. No Windows 7 beta, ao fazer isso com os ícones, os gadgets somem também.
  • Ocultar gadgetsMiniatura do Windows Media Player limpa. No Windows 7 beta, quando uma música está sendo executada no WMP, o nome da mesma não fica claro na miniatura. Na versão RC o problema foi resolvido. A miniatura será mais compacta e limpa.

Miniatura do Windows Media Player

  • Windows Explorer volta a ser aberto em “Computador”. Ao pressionar as teclas de atalho WinKey + E, o Explorer é aberto em “Computador”, ao invés das Bibliotecas, como acontece no beta.
  • Abrir arquivos com programas fixados na barra de tarefas. Basta arrastar o arquivo para o ícone do programa com a tecla Shift pressionada. O arquivo será aberto com o programa desejado, mesmo que sua extensão não esteja associada a ele.
  • WMP volta a reproduzir filme após sleep. Se um filme estiver sendo executado e você colocar o Windows para dormir, ao retornar o filme voltará a ser reproduzido.
  • Bibliotecas customizadas. No Windows 7 beta, as bibliotecas voltavam a exibir os arquivos da forma padrão, não salvando a personalização do usuário. O problema será corrigido na versão RC.

Melhorias na performance e novos atalhos no teclado também estão no pacote. Mais novidades podem ser encontradas no grande e detalhado texto no blog dos desenvolvedores do Windows 7.

Ainda especula-se  uma data mais precisa para a liberação da versão RC: 10 de abril, segundo fontes próximas a Microsoft. Depois dessa fase não são esperadas mais mudanças radicais até a versão RTM e final. Cada passo a partir de agora é decisiva.

É bom ver que o ciclo de desenvolvimento, embora não tenha sido revelado, aparentemente esteja indo bem. Diferentemente da confusão e atrasos no desenvolvimento do Windows Vista, seu sucessor está no caminho certo até agora. A cada dia que passa novos recursos são apresentados, deixando muitos usuários ansiosos para o lançamento.

Fonte: Windows @ Brasil.

Tags: Microsoft, Windows, Windows 7

Você também vai gostar

Leia também!