Como de praxe, o Google fez suas brincadeiras do Dia da Mentira de 2009 (2009 April Fools’ Day). Entre os serviços que foram alvos das tão famosas pegadinhas de 1º de abril estão o site de mídia YouTube, o Google Search de imagens, o serviço de correio eletrônico do Gmail e o Google Maps.
Uma nova experiência do YouTube
O YouTube, por sua vez, está oferecendo “uma nova experiência de visualização”. Quem for assistir um vídeo destacado na seção “vídeos do momento” verá que o player de vídeo estará de cabeça para baixo. Não só os vídeos em destaque estarão assim, mas se você quiser ver a “nova experiência” em outras filmagens, basta colocar “&flip=1” ao final da URL.

Como fazer para aproveitar a novidade? Simples, basta dar uma olhada na seção de dicas onde o YouTube sugere que você que vire o monitor de cabeça para baixo, vire sua cabeça ou então se mude para a Austrália, que já está de cabeça para baixo. Há ainda uma sugestão para os australianos: “…se a página ainda está de ponta-cabeça para você, recomendamos se mudar para o hemisfério norte.”
Oi, sou a Cadie!
O Google revela o sistema Cadie (Cognitive Autoheuristic Distributed-Intelligence Entity), ou, de modo mais simples, uma ursa panda com inteligência artificial. Segundo o blog bem poluído construído pelo Google, é uma “poderosa técnica para resolver problemas de aprendizado, resultado na primeira escala global de aprendizado neuroevolucionário”.
Não entendeu? É, eu também não, mas o blog da brincadeira ainda diz que Cadie foi ligado e começou a desempenhar suas funções iniciais, além da equipe estar determinada e empolgada para saber o que o Cadie pode representar para o Google e seus usuários.
Até mesmo a própria panda virtual já se manifestou na página do blog: “OMG here i am. im cadie im a AI “brain” lol. a/s/l? im a girl, 2 minutes old, just hanging out in da C.A. learnin a lot tryin 2 get smarter make friends save humanity etc etc i like cmputrs (duh) sunsets rainbows ponies and after 1 netwide image search PANDAS PANDAS PANDAS ther SO CUTE!!! omg!“. Pelo o se pode entender, Cadie é uma garota de 2 minutos de idade, “cérebro” de inteligência artificial que gosta de fazer amigos, de computadores, arco-íris e pôr-do-sol.
Cadie ataca o Google Maps
No Google Maps é possível ver os lugares favoritos de Cadie ao redor do mundo. Segundo a ursa, são lugares agradáveis de se visitar. Entre os lugares selecionados estão o Centro Espacial JFK, o Googleplex (duh!), o museu do computador, a Área 51 (rá!), Redmond (sim, a sede da Microsoft), e vários outras localidades.

Google Brain Search
Usando a simpática Cadie, o blog do Google Mobile lança uma busca cerebral para quem tem problemas ao lembrar de algo que estava na ponta de sua língua. Basta cadastrar seu celular e pronto, com a tecnologia Cadie que modifica as ondas do seu celular para que elas possam ler impulsos cerebrais, o Brain Search irá ajudá-lo a lembrar o que estava fresco na sua memória.
Infelizmente, o serviço só está disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Itália. Abaixo você confere como funciona essa busca revolucionária.
Piloto automático do Gmail!
Graças à tecnologia Cadie, o Google lança o piloto automático para responder seus e-mails! Com um painel de controle personalizado, o Gmail Auto Pilot serve para responder aquelas mensagens bem úteis dizendo que você foi o sortudo ganhador da loteria, por exemplo.

“Conforme a comunicação via e-mail aumenta, muitas pessoas reclamam sobre o quão difícil é responder essas mensagens. Isso acontece porque, de fato, elas leem e respondem todas elas”. Se você também reclama da falta de tempo para poder responder todas essas mensagens construtivas, o piloto automático é capaz de respondê-las automaticamente usando seus dados bancários e evitando que você perca tal oportunidade!
Apresentando a gBall!
Brincadeira bolada pelo Google Australia, a gBall é uma bola de futebol americano desenvolvido com a tecnologia Google com entradas USB e um GPS que permite até mesmo que seu desempenho, trajetória e acertos sejam acompanhados via o Google Maps, através do sistema DENNIS (Dimensional, Elastic, Non-Linear, Network-Neutral, Inertial Sequencing). Entendeu? Caso sua performance seja boa, é possível que um time profissional te contrate.

Ainda assim, se você não confia na novidade arrasadora para os australianos, é possível visitar a página da gBall e ver depoimentos de quem já experimentou essa bola powered by Google! “Incrivelmente brilhante! Eu estava jogando com alguns colegas e chutei a bola além dos 60 metros. A gBall vibrou e agora tenho um novo agente. Eu me demiti do trabalho ontem e agora meus contratos com o time do Eagles estão em fase final!”, garante Tom, direto da Tasmania.
Cadie e suas imagens preferidas no Google Search
As travessuras da Cadie ainda não acabaram. A panda agora ataca o site de buscas de imagens exibindo suas fotos preferidas: Rainbows (arco-íris), Bunnies (coelhos), LOL cats e Unicorns (unicórnios).

Cadie adorou, e você?