AnálisesNotícias

Linux Mint 7 disponível para download

Após o lançamento do Ubuntu 9.04, codinome Jaunty Jackalope, muitas distribuições que o utilizam como base devem estar para sair. Uma das mais conhecidas é o Linux Mint, que chega a sua versão 7, codinome Gloria, com bastantes novidades.

Linux Mint

Praticamente idêntica ao Ubuntu, a proposta do Linux Mint é oferecer uma distribuição descomplicada e elegante, daí seu slogan From Freedom Came Elegance – Da Liberdade Veio a Elegância, em tradução livre. O diferencial, fora o apelo visual, é a disponibilidade de recursos proprietários habilitados por padrão, ou seja, Codecs, Flash, Java, e também suporte a Silverlight, com o plugin Moonlight pré-instalado, e de recursos que buscam facilitar ainda mais o uso do sistema, com ferramentas para instalação e gerenciamento de pacotes mais simplificada e um menu principal diferente do usual, buscando agregar funções e agilizar o acesso a aplicativos.

Tela de boas vindas, logo após o término da instalação
Tela de boas vindas, logo após o término da instalação

Os pacotes, aliás, são os mais atualizados possíveis. Firefox 3.0.10, Xorg 7.4, Kernel 2.6.28 e Gnome 2.26.1. Vem ainda com o Pidgin, Xchat e Rhythmbox 0.12, além do Thunderbird como cliente padrão de email, no lugar do tradicional Evolution.

O que mais chama atenção nesta distribuição é o MintMenu, um miniaplicativo para o painel do Gnome que funciona, digamos, como um menu iniciar,  porém, mais completo do que o do Windows – não é uma crítica à Microsoft, e sim um elogio ao Linux Mint. Alguns usuários o acham confuso, preferindo os menus tradicionais, entretanto, o pulo do gato desta nova versão foi a implementação de uma função que promete: o campo Filter.

Para buscar, basta começar a digitar
Para buscar, basta começar a digitar

Parece simples, uma mera caixinha de busca, coisa que já vimos no Vista. O que a torna excepcional, é a possibilidade de instalar programas diretamente do mintMenu! Ou seja, aperte a tecla do Windows, ou Super, e comece a digitar o nome do pacote. Instantaneamente, ele lhe dará quatro opções: Procurar no Portal, Procurar nos Repositórios, Mostrar Pacote e Instalar Pacote. Aí é só escolher a melhor opção e instalar o software. Pode parecer algo banal, mas faz uma diferença.

Procure, instale e execute
Procure, instale e execute

Outra melhoria do Mint em relação ao Ubuntu é o aspecto visual do sistema. Embora o Jaunty tenha incluído temas de terceiros, não conseguiu suprir esta necessidade que vem se tornando fundamental para a conquista de novos adeptos. O tema do Mint é da família Shiki Colors, famoso no mundo GTK, que combina linhas e cores suaves, sem agredir as vistas dos usuário. E sim, o trocadilho foi triste. Se o visual padrão não lhe agradar, pode escolher entre 11 outros temas, com pequenas variações de cores e tonalidades. Entre as opções estão temas das versões anteriores do sistema, para os saudosistas de plantão.

São 12 temas disponíveis
São 12 temas disponíveis

A atualização do sistema se mostra bem prática, e substancialmente diferente do Ubuntu. O mintUpdate traz diversos detalhes sobre os pacotes, bem como indicativos de importância, como pode ser observado na imagem abaixo.

Gerenciador de atualizações
Gerenciador de atualizações

Para a instalação de aplicativos, o usuário conta com outras opções além do mintMenu. Para realizar tarefas mais sofisticadas, basta acessar o mintInstall, e encontrar um gerenciador completo, dividindo pacotes por categorias, exibindo informações relevantes e screenshots sobre o aplicativo em questão. Uma adição interessante foi a opção Featured Applications, que, como o próprio nome diz, apresenta uma lista dos programas mais baixados, possibilitando uma instalação rápida, bastando um clique na caixa de seleção.

Tudo muito simples
Tudo muito simples

No final das contas, o Linux Mint 7 se apresenta como uma distribuição competente em entregar ao usuário uma experiência descomplicada, atingindo os objetivos propostos, claro, dentro dos limites do sistema. Vale lembrar que, embaixo de tudo isso, temos o Ubuntu, portanto, usuários fanáticos desta distro podem experimentar o Mint sem medo de se sentirem perdidos. Para baixar o Gloria e descobrir tudo o que ela tem a oferecer, acesse sua página oficial.

Mais algumas imagens:

Uma bela seleção de papéis de parede
Uma bela seleção de papéis de parede
Mint Menu com os atalhos mais usados. Tudo pode ser modificado
Mint Menu com os atalhos mais usados. Tudo pode ser modificado
Instalando aplicativo através do mintMenu
Instalando aplicativo através do mintMenu
Tags: Linux, Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!