
O que muitos sempre quiseram desde a versão beta aconteceu recentemente: Pacote de idioma português brasileiro para o Windows 7 RC foi disseminado pela grande rede, nas versões de 32 e 64 bits.
Esses pacotes (chamados de Languages Packs) vazaram em diversos idiomas – incluindo o português, do Brasil e de Portugal – além das distribuídas oficialmente pela Microsoft (espanhol, francês, alemão e japonês). Não se sabe ao certo de onde e como o vazamento aconteceu.
Muito falho, com palavras e frases em inglês, o pacote pt-Br funciona e já está sendo usado por muita gente. Depois do episódio de algumas cópias vazadas do RC infectado com malware, muito se fala sobre o LP também apresentar tal praga.
O que muitos podem não ter conhecimento é que os LPs do Windows 7, assim como no Vista, são arquivos de gabinete (*.cab). Eles são instalados através do Painel de Controle, pelo próprio Windows. Os arquivos *.mui (Multilingual User Interface) são copiados para pastas específicas do idioma instalado. Nada é executado. Logo, se tiver algum programa mal intencionado, a princípio não causará problemas e será detectado facilmente por qualquer antivírus, antes mesmo da instalação. Por hora não há motivos para maiores exaltações.
Já quem baixou e instalou o Windows 7 RC vazado deve se preocupar. Uma rede zumbi com cerca de 27 mil computadores rodando o RC infectado foi descoberta. Apesar do servidor que controlava essa rede ter sido desativado, é possível que os PCs contaminados continuem sob controle dos criminosos.
Resumindo tudo isso: Você pode se contaminar de várias formas no Windows, por isso escolha uma maneira diferente. Pois por um simples pacote de idioma ainda não é possível, não vamos exagerar a tal ponto.
Quer o Windows 7 RC? Baixe do site oficial até o dia 30 de junho. Quanto aos pacotes de idiomas, é claro que baixar algo vazado não é ético, pelo contrário, mas para quem já baixou o RC antes da hora e com malware, impossível não ter instalado o pacote de idioma.