Várias empresas já anunciaram o lançamento de versões AGP da placa de vídeo Radeon HD 3650 baseada no chip RV635 de 55nm, com uma GPU de 725MHz e 512MB de memórias GDDR2 em interface de 128bits. Além de 120 processadores de shaders e o suporte ao DirectX 10.1.
Chegando para prolongar o tempo de vida das placas-mãe que ainda utilizam slots AGP, as fabricantes Sapphire, ASUS e PowerColor estão entre as empresas que abriram uma exceção para a HD 3650, enquanto a NVIDIA matém-se firme em suas placas de vídeo PCI-Express, ou simplesmente, PCI-E.
Entre as diferenças da versão AGP e PCI-E da HD 3650, além, é claro, do tipo de conexão, podemos notar a falta do conector de CrossFireX e presença da ponte de conversão atrás do PCB. Entre os conectores traseiros, há a porta para DVI, D-Sub (VGA) e S-Video com suporte à HDTV.
O preço sugerido para a versão com memórias GDDR2 é de 70 euros (cerca de 180 reais) e para GDDR3 é de 80 euros (cerca de 210 reais).
A PowerColor anunciou que estará fabricando versões com clocks iguais ao da versão padrão da placa, enquanto a Sapphire oferece um modelo com memórias GDDR3 em 1.6GHz a 79 euros. Por último, a ASUS ofereceu modelos com um sistema de refrigeração passiva, seguindo o padrão do modelo dado pela própria ATI, com o preço de quase 80 euros.
Fonte: Overclockers.ru