Notícias

Mozilla tem planos para ribbonizar o Firefox

Com o lançamento do Firefox 3.5, vimos que a odisséia visual do navegador continua firme e forte. Tal como o Ubuntu, a Mozilla não atualiza a interface de seu navegador, a bem da verdade, desde a versão 2. As alterações feitas de lá para cá foram mínimas, e a demora para a renovação vem demorando tempo demais.

A chegada do Windows 7, o sistema operacional mais popular que a Microsoft lançará – não, a frase não está incoerente – trará algumas novidades em relação ao visual dos aplicativos. Bom, para ser sincero, essas mudanças vieram no Vista, mas como nem a MS parece ter gostado deste sistema, façamos de conta que tudo no 7 é novo. Outra importante inovação concebida pela império do mal MS foi a Ribbon, interface introduzida no Office 2007, e que está sendo usada a exaustão no SO que está por vir.

Prova do sucesso da Ribbon são os planos da Mozilla em tirar proveito deste novo conceito de interface já no Firefox 3.7. Não se tem ainda um mockup amplo, com uma idéia prática do que nos aguarda, entretanto, já existe uma imagem daquilo que poderá ser a nova cara do panda-vermelho.

Abuso do Aero e polimento excepcional da interface para Windows
Abuso do Aero e polimento excepcional da interface para Windows

O leitor pode estar se perguntando: “Tá, mas cadê a Ribbon?!” De fato, não sabemos ainda. A Mozilla divulgou através de seu Wiki como pretende renovar a interface do Firefox, salientando que “não irão copiar o visual de nenhum outro browser, mas que alguns elementos são invariavelmente os mesmos em qualquer navegador, e que semelhanças entre eles são inevitáveis.” Alguns dos objetivos desta mudança, de certa maneira drástica, é diminuir o espaço ocupado pelas ferramentas, aumentando a área útil de exibição dos sites, algo que já estamos acompanhando no desenvolvimento do Chrome.

Sobre a utilização da Ribbon, a Mozilla se posicionou afirmando que os planos são de utilizar uma interface limpa, tomando como modelo o Windows Explorer ou o Office 2007. Uma coisa é certa, a barra de menus no topo do navegador irá sumir, dando lugar a botões, como no Chrome, por exemplo. Claro que esta opção já existe no Firefox, via complentos claro, mas que dão resultados.

Complemento para remover barra de menus
Complemento para remover barra de menus no Firefox 3.5

A próxima versão do Firefox está marcada para sair somente no ano que vem, no mês de março. Enquanto a Mozilla corre atrás do prejuízo visual, o usuário pode dar uma espiada no que está por vir no Wiki e ficar de olho aqui no Guia do PC. Quem não tiver paciência, basta procurar uma skin que lhe agrade na página de Addons da empresa.

Fonte: ZDNet

Tags: Microsoft, Mozilla, Software, Windows 7

Você também vai gostar

Leia também!