Notícias

Sun disponibiliza beta do OpenOffice 3.2

Sem muito alarde, foi liberada para download há alguns dias a nova versão de desenvolvimento do OpenOffice 3.2, próxima versão da suíte de escritório gratuita da Sun Microsystems. As mudanças dessa versão não devem trazer mudanças drásticas no visual do programa, mantendo o esquema clássico de menus já bastante conhecido dos usuários, coisa que poderá mudar já no próximo , com a possível introdução de um esquema parecido com a Ribbon, da Microsoft.

OpenOffice.org

Enquanto a roupa nova não chega, o time de desenvolvimento focou seu trabalho em implementar novas funções e corrigir bugs. Alguma coisa mudou na interface do programa, mas não são lá muito perceptíveis a um primeiro olhar. Confira nesta imagem os principais aspectos notados pela equipe:

Algumas das mudanças na aparência
Algumas das mudanças na aparência

Segundo reportado por alguns sites que acompanham o desenvolvimento do aplicativo, as principais novidades desta versão são a velocidade com que o software se inicia, comprovada em testes feitos pela equipe, melhorias nos menus, com ícones mais agradáveis e melhor organização dos itens e uma integração com o sistema operacional, exibindo janelas de abrir/salvar no padrão nativo do Windows 7 ou do KDE 4 – outros sistemas não foram mencionados.

Outras melhorias previstas para esta versão são um melhor suporte para a importação de arquivos OOXML, e a possibilidade de salvar arquivos no padrão Office 2007, o .docx. Algumas das novidades passam desde melhorias em acessibilidade – para deficientes de toda sorte – suporte a fontes Opentype e uma atualização no filtro de exportação XHTML.

Projeto Renascença

Para quem ainda não tomou conhecimento, o OpenOffice poderá sofrer uma mudança um tanto drástica em seu visual, adotando um esquema similar ao Ribbon da Microsoft, como já mencionado acima. Foi disponibilizado uma imagem desta interface, entretanto, não é algo a ser considerado como provável, pois trata-se apenas de um protótipo. Este projeto de reestruturação da interface foi chamado de Renascença.

Aparentemente, a Sun gostou do Office 2007, a ponto de estudar a implementação de uma interface semelhante. O problema é que boa parte da comunidade não aprovou a ideia, alegando que a Ribbon é confusa demais e não será bem recebida pelos usuários. Os desenvolvedores dizem que o objetivo não é copiar a Microsoft, mas sim mesclar ambos os estilos, tornando o fluxo de trabalho mais prático, e o programa em si mais atraente.

A Sun adverte: "Isto é um protótio; interface não está polida!"
A Sun adverte: "Isto é um protótio; interface não está polida!"

Por enquanto, a primeira aparição de resultados do projeto Renascença está prevista para o OpenOffice 3.3, que deverá dar as caras somente em maio de 2010, junto com outras novidades bem interessantes, como o suporte a transições 3D para o Impress em Linux e MacOSX, utilizando OpenGL. A missão do projeto é “desenvolver uma interface para que o OpenOffice se torne a escolha do usuário não só por necessidade, mas por vontade.”

Para mais informações, basta consultar os Wikis do projeto. Quem quiser arriscar, pode baixar a 3.2 aqui. Somente para Windows Binários para Windows, Linux – somente .rpm e .deb – MacOSX e Solaris.

Tags: Microsoft, Software

Você também vai gostar

Leia também!