Notícias

UFRJ recebe supercomputador de R$ 5 milhões

O supercomputador Netuno, como foi apelidado, será inaugurado amanhã (13/05) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O computador de altíssimo desempenho de quase R$ 5 milhões será usado, inicialmente, para atender a demanda computacional das áreas de geofísica e oceanografia na UFRJ. Financiado pela Petrobrás, é uma parceria entre a própria estatal, a Agência Nacional de Gás, Petróleo e Biocombustíveis (ANP) e a UFRJ.

Netuno é tão poderoso que já entrou para o Top 500 das maiores e mais potentes máquinas de processamento paralelo do planeta, e estima-se que ele esteja entre os 100 primeiros lugares neste ranking, também tornando-o um dos mais poderosos da América Latina. O supercomputador ainda irá beneficiar mais de 14 universidades, além da UFRJ, que compõem a rede.

O mais novo investimento da UFRJ tem 256 servidores DELL de alto desempenho, cada um com dois processadores “quad-core” (quatro núcleos) Intel de 2.6GHz. As máquinas estão interligadas por uma rede de dados Infiniband de alto desempenho, além da Gigabit Ethernet tradicional. O desempenho estimado é de 64 gigaflops por nó.

Fonte: IDG Now

Você também vai gostar

Leia também!