Notícias

YouTube e Vimeo testam vídeos em HTML5

YouTube com vídeo em HTML5

Logo após o YouTube anunciar que está testando a utilização de HTML5 para exibição de vídeos, foi a vez do Vimeo fazer o mesmo. O objetivo é libertar o usuário do pesado e inseguro Flash Player, o famoso plugin da Adobe.

A novidade funciona nos navegadores Google Chrome, Safari e Internet Explorer (com o Chrome Frame, a engine do Chrome, instalado). Sim, o Mozilla Firefox, incluindo a novíssima versão 3.6, ficou de fora. A explicação para um dos navegadores mais utilizados do mundo não ser suportado é a falta de padrão das tags audio e video do HTML5. Enquanto o Chrome e Safari utilizam o codec h.264, o navegador da Mozilla trabalha apenas com OGG Theora.

Os vídeos em HTML5 podem ser testados facilmente em ambos os sites de vídeos. No YouTube, basta acessar essa página para entrar no programa beta. No Vimeo, em um vídeo qualquer, clique em “Switch to HTML5 player“, logo abaixo do vídeo.

Uma das principais vantagens do uso do HTML5 é, como já dito, liberar o usuário da dependência de plugins de terceiros. Por outro lado, as desvantagens são muitas: Perda de qualidade, incompatibilidade com alguns navegadores e não é possível executar o vídeo em tela cheia.

Apesar de alguns problemas, é bom ver dois dos maiores sites de vídeos aderirem a novidade. Entretanto, por enquanto, o HTML5 está longe de ser o padrão no YouTube ou Vimeo – e nem sabemos se algum dia será. A nova versão do HTML promete muito, principalmente na parte multimídia, mas ainda há muito a ser feito.

Tags: Hardware, Internet

Você também vai gostar

Leia também!