Notícias

Opera Mini dobra market share nos celulares brasileiros

Opera

A StatCounter divulgou as últimas estatísticas de utilização de navegadores no mercado mobile. A notícia é boa para a Opera Software, que, em seis meses, dobrou a participação do Opera Mini no Brasil.

O Opera Mini é um navegador feito em Java, bastante utilizado nos celulares. Isso porque, além da alta compatibilidade com os sites da web e vários recursos originários da versão para desktop, os dados solicitados pelo Opera Mini passam pelos servidores da Opera Software, que comprimem a página, entregando muito menos KB para o usuário. Isso é ótimo, principalmente para celulares pré-pagos no Brasil, que possuem uma tarifa altíssima por KB transferido da Internet.

Para se ter uma ideia da economia, um SMS enviado para atualizar seu Twitter custaria cerca de 35 centavos. Ao utilizar o Opera Mini para logar na interface mobile no Twitter, você gastaria menos da metade: aproximadamente 12 centavos.

A Apple, no final de 2008, rejeitou o Opera Mini para seu iPhone, já que ele iria concorrer com o navegador da empresa, o Safari. Mesmo assim, a participação do Opera Mini em terras brasileiras passou de 12,03% (em julho de 2009) para 26,06% (em janeiro de 2010). No mesmo período, o navegador do iPhone perdeu mercado: de 16,24% para 13,35%. Já o iPod Touch diminuiu de 7,71% para 6,09%.

Fonte: Opera Brasil.

Tags: Gadgets, Internet, Software

Você também vai gostar

Leia também!