Artigos

Índice de Experiência do Windows Vista

Na coluna passada, demos algumas dicas de como melhorar o desempenho do Vista. Mas como saber se a configuração do computador é adequada para rodar o Vista? Uma das novidades do Windows Vista é o Índice de Experiência do Windows (em inglês: WEI – Windows Experience Index).

Quem já usou algum programa para teste de desempenho (também chamado de programa de “benchmark”), sabe que estes programas costumam gerar um número para classificar o desempenho. Por exemplo, um dos programas mais utilizados para medir o desempenho de placas de vídeo é o 3DMark. Quando rodamos o 3DMark em nosso micro ele gera um número que serve como um índice do desempenho 3D de nossa placa de vídeo. Normalmente, quanto maior este número, maior o desempenho.

A Microsoft colocou um programa para teste de desempenho no Windows Vista. E esse programa é quem gera o Índice de Experiência do Windows. Ele realiza testes em cinco áreas do micro: Processador, Memória RAM, Gráficos 2D, Gráficos 3D e Disco Rígido (HD). Cada componente de hardware recebe um subtotal individual. A pontuação básica do computador é determinada pelo menor subtotal. Por exemplo, se o menor subtotal de um componente individual de hardware for 2.6, a pontuação básica será 2.6.

A pontuação básica não é uma média dos subtotais combinados. Uma das vantagens de ter colocado um programa para medição de desempenho no Vista é que assim o sistema pode medir o desempenho de uma determinada máquina e se ajustar a ele, visando obter um melhor resultado. Assim, se sua placa de vídeo não tem velocidade para exibir a interface Aero completamente, o Vista não vai habilitar os efeitos visuais do Aero.

Para exibir a pontuação básica do computador, ou seja, o Índice de Experiência do Windows, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e, na janela que se abrir, clique em: Índice de Experiência do Windows. Deve aparecer uma tela como a mostrada a seguir (as minhas figuras estão em inglês, pois escrevi a matéria no meu notebook que roda o Vista Home Premium em inglês):

O Índice de Experiência do Windows (IEW) varia de 1 a 5.9. Como já falamos, o índice de seu computador é o menor dos cinco índices medidos pelo programa (ver figura acima). Assim, se seu computador tem IEW de apenas 1.0, isso não quer dizer que ele não é adequado para rodar o Windows Vista. Com este índice muitas funções do sistema serão desligadas, mas será possível usar o micro de maneira aceitável, inclusive com aplicativos Office. Quanto maior for o índice, melhor será a capacidade do PC com Vista de rodar aplicativos que consomem mais recursos. Desta forma, o índice adequado depende do tipo de uso que vai se dar ao micro. Quem usa aplicações multimídia e jogos precisa ter uma máquina com IEW maior de quem usa apenas aplicações para escritório. É importante lembrar que nada impede que IEW maiores que 5.9 possam ser obtidos com o avanço do hardware. Basta fazer uma atualização no programa que mede o desempenho. Na verdade, no final desta coluna, vamos mostrar um truque para obter IEW excepcionais!

Entendendo o IEW

A tabela abaixo explica melhor os valores que o IEW pode alcançar. É bom notar que a tabela arrenda para baixo o índice, ou seja, índices de 3.1 a 3.9, por exemplo, serão classificados como índice 3.

Analisando os índices e melhorando o IEW

O índice do processador é obtido através de uma série de simulações. A única forma de melhorar este índice é trocar o processador ou aumentar o clock do mesmo. Processadores modernos, com a tecnologia “dual core”, costumam atingir índices maiores ou iguais a 4.

O índice da memória (RAM) depende diretamente da quantidade de memória RAM instalado no micro. A seguinte tabela é usada para determinar este índice:

Como vemos, para melhorar este índice basta aumentar a quantidade de memória RAM do micro.

O índice de gráficos está relacionado basicamente ao desempenho da placa de vídeo em relação aos gráficos 2D e à capacidade de trabalhar com a interface Aero e com arquivos de vídeo digital. O índice é obtido através da medida da largura de banda da memória de vídeo (video memory bandwidth). Assim, placas de vídeo mais modernas com maior quantidade de RAM e com acesso a essa memória em 128 ou 256 bits levam vantagem. A única forma de melhorar este índice é trocar a placa de vídeo. Um detalhe: se a placa de vídeo estiver usando um driver de vídeo não desenhado para o Windows Vista, poderá obter um índice menor do que o esperado.

O índice de gráficos para jogos é obtido medindo-se o desempenho da placa de vídeo em jogos 3D. Mede-se o número de quadros por segundo que a placa pode atingir em várias resoluções e usando várias texturas. Placas de vídeo que não suportam Direct3D por hardware recebem, automaticamente, um índice 1.0. Neste caso só conseguimos melhorar este índice trocando de placa de vídeo.

O índice do disco rígido (HD) é conseguido a partir da medição do desempenho em MB/s da taxa de transferência do HD. Podemos melhorar este índice trabalhando com HDs mais rápidos ou, se a placa mãe permitir, usando técnicas como RAID 0.

Percebe-se que, para melhorar o IEW, temos que modificar a configuração de hardware do micro. Porém, existe uma técnica para conseguir um IEW alto sem fazer qualquer modificação no hardware!

Na verdade, o IEW aumenta, mas o micro continua com o mesmo desempenho! O que eu vou descrever agora serve apenas para “impressionar os colegas” com um IEW realmente fantástico! Não se esqueça que é apenas uma brincadeira e não use essa técnica para “mascarar” máquinas com baixo desempenho!

Para “enganar” o Vista e conseguir um IEW maior faça o seguinte. Entre na pasta Windows\Performance\WinSAT\DataStore e clique com o botão direito do mouse no arquivo com extensão XML.

Escolha “Abrir com” e selecione o WordPad (que fica na pasta Arquivos de Programas\Windows NT\Acessorios). Vai aparecer um arquivo como o mostrado a seguir:

Aí é só modificar os índices manualmente e salvar o arquivo como XML “por cima” do já existente. Após a modificação, meu índice ficou assim:

Legal, não? Dobrei meu IEW sem gastar um tostão em hardware!

A análise do IEW é uma boa forma de planejar a compra ou upgrade do micro. Espero que esta coluna ajude os leitores na hora da compra ou upgrade. Um grande abraço e até a próxima!

Tags: Windows

Você também vai gostar

Leia também!