Artigos

Solucionáticas, de 12 de fevereiro de 2010

Tenho um notebook Dell Inspiron 1300 com Windows XP. Por razoes que eu não sei, quando ligo o computador aparece a seguinte mensagem: “Generic Host Process for Win 32 services encountered a problem and need to close”. Desde então o sistema de som desapareceu. Existe alguma maneira de recuperar que não seja reeinstalar o Windows. Sua resposta agradeço antecipadamente. Izaac Voldman.

Izaac,
Desinstale o driver da placa de áudio usando o Painel de Controle do Windows, pegue o driver de áudio mais recente no site da Dell e instale-o. Deve resolver. Se o erro persistir, use o programa MSCONFIG para desabilitar alguns programas na inicialização e tentar descobrir onde está o problema. Espero que as dicas ajudem. Um abraço.

Abel,
Ainda tenho fitas VHS (antigo, não?) de viagens, e de vez em quando gosto de fazer algumas edições. Não posso com certeza afirmar a época em que começou acontecer, mas de uma hora para outra, fazendo captura das fitas o inesperado. Travava, ou congelava o sistema. Tinha de desligar, e proceder o reinicio. Conseguia emendando os pedaços ( às vezes em uma fita de 60 minutos, 5 ou 6 pedaços), completar a captura e botava para gravar. O mesmo trauma. Como não conseguia salvar as partes, botava novamente para gravar. Outro dia, o mesmo se deu quando usava o Messenger. Travou. Chamei um técnico amigo, que achou por bem, fazer backup dos arquivos, e uma nova formatação. Tenho dois HD, um de 80 para os arquivos do sistema e outro de 160 para os filmes. (não costumo deixar filmes gravados. Assim que gravo, ou melhor gravava, eu apagava. O que eu costumo copiar, são vídeos recebidos por email de pessoas amigas, os quais mantenho em uma pasta no Meus documentos. Uso o PINACLE STUDIO VERSION 9. Continuo com o mesmo problema. Temos solução? Carnaval.

Caro amigo,
Como o travamento está acontecendo em programas diversos (Pinnacle, Messenger, etc.) vale a pena investigar se há alguma coisa errada com o hardware primeiro. Peça para seu técnico de confiança fazer uma boa limpeza na máquina e verificar a ventilação. Depois execute alguns programas de diagnóstico. Se o erro persistir pode ser que exista problema com algum programa ou com o Windows. Em último caso, uma reinstalação do Windows pode resolver. Um grande abraço.

Mui prezado Abel Alves:
Quem lhe pede socorro pouco ou quase nada entende de computador, apesar de usá-los há longo tempo. Comprei um computador da Dell e tenho de transferir meus dados para ele. Fui advertido de que programas tem de ser reinstalados e que, assim, só posso transferir meus escritos do Word, fotografias e outros conteúdos. Por isso, li com muito interesse sua recomendação, feita recentemente na revista de O Globo de segunda-feira, ao leitor Paulo Cesar Garcia sobre “criar uma imagem do HD” ! Sem saber exatamente em que consiste isso, baixei o Macrium Reflect, juntamente com o tutorial, e tentei tirar uma imagem do meu HD C:/. Fiz a tentativa diversas vezes, mas após conseguir gravar uns 5 ou 6 DVDs alguma coisa dá errado que não consigo concluir a Imagem. Pergunto, entre outras coisas, em que uma “imagem” difere da maneira convencional de transferir meus escritos ? O técnico que contratei não está familiarizado com o assunto e não soube me responder. Muito grato por sua atenção, mando-lhe um grande abraço. Arthur L.P. Guimarães.

Caro Arthur,
A imagem é uma cópia de todos os arquivos de um HD ou partição. Se houver algum problema no HD, é muito mais fácil restaurar uma imagem do que instalar o Windows e programas novamente. Porém, na maioria das vezes, a imagem só pode ser restaurada no micro em que foi criada. Se tentar restaurar em outro PC, como o hardware é diferente, provavelmente vai aparecer um erro. Existe um programa chamado Acronis True Image que oferece a opção de restaurar imagens em micros diferentes. Procure por “Acronis True Image with Universal Restore”. Espero que a dica ajude. Um abraço.

Tags: Gadgets, Hardware, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!