
Vários serviços da Microsoft ficaram fora do ar por cerca de uma hora na tarde de hoje, o que foi o suficiente para deixar milhares de usuários aflitos no mundo todo. A principal reclamação dos brasileiros foi sobre o Windows Live Messenger e Hotmail, mensageiro instantâneo e cliente de e-mail mais utilizados no país. Outros serviços da linha Live, como Spaces, Zune e Xbox Live, também foram afetados.
Segundo o comunicado oficial no Twitter do Windows Live, “esta manhã, por volta de 9:30 AM PST [15:30 no horário brasileiro de verão], o Windows Live ID sofreu uma queda parcial e impossibilitou alguns clientes de usar serviços do Windows Live ID por aproximadamente uma hora. Agora o serviço foi restaurado ao normal. A Microsoft pede desculpas por qualquer inconveniência causada aos clientes.”
Mais informações, porém, como o que causou a “queda parcial” do Windows Live ID não foram divulgadas. O fato é que todos os serviços do Windows Live estão operando normalmente nesse momento. Caso novas informações sejam divulgadas, esse post será atualizado.
Atualização (19h20) – No blog do Windows Live, Arthur de Haan detalhou um pouco mais o ocorrido. Segundo ele, apenas um dos servidores de login do Windows Live ID falhou, o que acabou por sobrecarregar os outros servidores que estavam funcionando normalmente. Assim que identificado, o servidor problemático foi desativado e um outro servidor reserva entrou em ação. A causa da falha foi encontrada e o problema resolvido em menos de uma hora, porém demorou um pouco mais até que os servidores processassem a carga acumulada e voltassem aos níveis normais.