Recentemente a Microsoft liberou para um grupo seleto de usuários o Release Candidate (RC) do Office 2010, última versão de testes do produto antes do lançamento. Grandes mudanças são esperadas para essa nova versão do Microsoft Office, e uma delas só apareceu agora com o RC: a tela de escolha entre os formatos Office Open XML (OOXML) e OpenDocument (ODF) para usuários europeus.
A nova opção já havia sido revelada em agosto de 2009, em uma documento sobre a interoperabilidade do Office 2010, mas a opção não estava presente na versão beta do produto, disponibizada publicamente em novembro do ano passado. Ela permite ao usuário, na primeira inicialização do Office, escolher o formato padrão a ser utilizado pela suíte de escritório. Estão disponíveis OOXML (padrão atual do Office) e ODF, formato aberto com ampla compatibilidade (OpenOffice, Lotus Symphony, etc).
Além dos formatos da Microsoft, o XML e OOXML, as versões 2003 e 2007 do MS Office já suportavam ODF com a instalação de um add-on, mais tarde incluído no primeiro service pack do Office 2007, mas não como o formato padrão. Definindo o ODF como principal, os programas Word, Excel e PowerPoint trabalharão, respectivamente, com os formatos *.odt, *.ods e *.odp por padrão.
O Office 2010 está em fase final de desenvolvimento, com previsão de lançamento para junho. Uma versão de testes (beta) está disponível gratuitamente para download.
Fonte: Neowin.