Notícias

Tela de escolha do navegador diminuirá participação do IE6

Como já sabemos, a maioria dos usuários europeus deverá escolher um navegador a ser instalado e definido como padrão no Windows a partir de 1º de março. A tela de escolha do navegador será aplicada através de uma atualização do Windows para os usuários de toda Europa. Isso trará um ótimo efeito colateral: obrigará o usuário a atualizar o navegador.

Tela de escolha do navegador no Windows 7
Tela de escolha do navegador no Windows 7

Além dos Windows Vista e 7, a atualização também será distribuída para usuários do velho Windows XP, sistema operacional que traz o Internet Explorer 6. Como apenas navegadores modernos estão disponíveis na janela de escolha (Internet Explorer 8, Firefox 3.6, Chrome 4, Opera 10, Safari 4 e outros), usuários do problemático IE6 serão obrigados a instalarem outro navegador ou se atualizarem para a última versão do Internet Explorer, a oitava.

Infelizmente o velho e inseguro IE6 não será extinto da Europa, mas terá uma queda considerável. O navegador de quase 10 anos de idade ainda tem forte participação no mercado corporativo. Por questões compatibilidade e custo, essas organizações não atualizam o navegador. A própria Microsoft tem uma ferramenta para auxiliar esses clientes: O Internet Explorer 8 Blocker Toolkit. Ele impede a instalação automática ou não autorizada do IE8.

No mercado global, segundo dados da Net Applications para o mês de janeiro, com 22,37% do mercado, o Internet Explorer 8 ocupa a primeira posição no ranking dos navegadores mais utilizados do mundo. IE6 vem logo atrás, com 20%. Na sequência temos Firefox 3.5 (17,08%), IE7 (14,53%), Firefox 3 (5,24%) e Chrome 3 (3,58%).

Fonte: DownloadSquad.

Tags: Google, Microsoft, Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!