Notícias

YouTube deixará de suportar IE6 no dia 13 de março

O Internet Explorer 6 aos poucos é eliminado. Primeiro que a Microsoft está para lançar uma tela de escolha de navegadores, o que já irá diminuir um pouco sua participação no mercado. Segundo é que vários web-designers já não desenvolvem para o mesmo já faz tempo, isso é, já não há mais suporte de desenvolvedores e web-designers. Agora, grandes sites irão, definitivamente, deixar de suportar o IE6. O Google já deixou de suportar o IE6 no Google Docs e Google Sites, porém esses sites ainda não são de grande visitação. O próximo a abandonar o IE6 será o YouTube, sendo que esse possui uma visitação diária enorme e provavelmente vai ajudar mais ainda para o total abandono do IE6.

Para quem não sabe, o Internet Explorer 6 foi lançado em 2001, isso é, ele já é velho. Na época ele até que era inovador, porém a Microsoft deixou de lançar novas versões por um bom tempo e isso fez com que ele se tornasse mais antigo e inadequado com os novos padrões web, sem contar que as várias falhas de segurança. Não é de hoje que desenvolvedores, web-designers e alguns usuários “rezam” para o abandono total do IE6, pois assim não seria mais necessário a contrução de regras especiais para o site funcionar no IE6, daria para utilizar os recursos e novidades que o HTML 5 e o CSS3 trazem e com isso os desenvolvedores poderiam criar sites fantásticos e cheios de criatividade e novidades, o que é ótimo para o usuário.

O problema é que não adianta sites comuns deixarem de suportar o IE6. O certo é sites de grande visitação deixa-lo, como Facebook, Orkut, YouTube, Google, Bing… Assim o usuário comum seria obrigado a atualizar o seu navegador, sendo para uma versão mais recente do Internet Explorer ou para outro navegador. Algum tempo atrás o Google comentou que deixaria de suportar o IE6, porém só colocou avisos em seus produtos e não disse quando iria faze-lo. Agora, pelo visto, o aviso irá passar para abandono: logo o YouTube não irá ter mais atualizações e suporte para o IE6 e se você falar “e daí”, caro miguxo, aviso você que isso ocorrerá logo logo com o Orkut também!. Isso quer dizer que provavelmente vocês poderá usar o YouTube no seu IE6, porém não poderá usar os recursos mais novos que forem lançados, logo, não tirará proveito total do YouTube, além de que de tempo em tempo irá aparecer essa tela de aviso:

Outras sites já planejam o abandono, como o Digg e a própria Microsoft já não suporta mais o IE6. Agora só falta outras grandes empresas e grandes sites abandonarem o IE6 também e assim teremos uma web melhor.

Fonte: Ars Technica

Tags: Google, Internet

Você também vai gostar

Leia também!