Na semana passada a Opera Labs liberou para testes o Opera 10.5 beta 2. Hoje, há pouco, saiu a quarta versão release candidate (RC4). O desenvolvimento é frenético e não parou nem nesse final de semana. Em 24 horas foram liberadas quatro versões RCs.
A explicação para todo esse empenho para entregar a versão final do Opera 10.5 o quanto antes é a tela de escolha de navegador, que começa nesse 1º de março em toda Europa para usuários de Windows. Isso também explica a prioridade no sistema operacional da Microsoft e a ausência de lançamentos para Linux e Mac OS X.

Baseado no feedback da comunidade, as versões RC dessa nova versão do Opera trazem apenas diversas correções de bugs e melhorias na estabilidade. As principais novidades do Opera 10.5 continuam sendo as mesmas. A saber:
- Novo motor JavaScript Carakan, o mais rápido já feito até hoje;
- Interface minimalista;
- Integração com os recursos Windows 7;
- Navegação privada;
- HTML 5.
Se você está usando o Opera 10.5 beta 2, a atualização é mais do que recomendada. Para quem quer ter um gostinho do que vem por aí na próxima versão do Opera, essa é uma ótima oportunidade (ou não). Ao que tudo indica, a versão final não deve demorar muito para sair.
O download do Opera 10.5 RC4, disponível apenas para usuários de Windows, pode ser feito através dessa página.