Veja mais notícias

Pirataria de software causa prejuízo bilionário em São Paulo

51 Comentários

A Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES) divulgou um dado preocupante sobre a pirataria de software. O estado de São Paulo, em 2008, perdeu 1,1 bilhão de reais por conta da venda de programas e jogos não legalizados.

Pirataria

Em 2009, 1,1 milhão de CDs piratas foram apreendidos em 662 operações de combate à pirataria. No mundo virtual, mais de 313 sites e 19300 anúncios foram removidos da grande rede, um número 26% maior do que em 2008, segundo dados do Coordenador do Grupo de Trabalho Antipirataria da ABES, Antônio Eduardo Mendes da Silva.

Ao comprar um software pirata, o usuário contribui com diversos problemas socioeconômicos. Segundo o International Data Corporation, se a pirataria de software sofresse uma redução básica, de 58% para 50%, quase 20 mil empregos seriam gerados. Além disso, a indústria de software faturaria 1,6 bilhão de reais a mais e o estado de São Paulo arrecadaria R$ 261,4 milhões a mais em impostos.

E você, o que acha da pirataria?

Fonte: Olhar Digital.

sobre o autor
""
  • Moisés

    Uma merda.

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Mac OS X 10.6 Mac OS X 10.6
  • Soldado Sandro

    Eu acho a pirataria uma coisa difícil de combater, ainda mais que alguns sites de compartilhamento ainda estejam ativos e ninguém bloqueia. Pois é aquela coisa: fecha um hoje e nasce uns cinco amanhã.

    O Pirate bay por exemplo, disseram algum tempo atrás que ia fechar, está até hoje ativo. O 4shared, apesar ser um site tido como “normal” no sentido de compartilhamento, tem muita coisa pirata lá, desde músicas, filmes e até Windows pirata (procure por “wxp” e veja). Eu já denunciei vários links piratas por lá, mas além deles demorarem na ação de remoção, ainda deixam outras partes intactas (o software se for muito grande é dividido em partes, em rar).

    Além disso tudo tem a questão dos preços, o produto pirata é mais barato que o original, o que já foi prolongamente discutido em vários lugares. Enfim, eu sou contra a pirataria e esse é um assunto que dá muito pano pra manga.

    Fica aí minha pequena opinião (eu iria escrever mais… uhuhehahiheuh) :| :mrgreen:

    Usando Opera 10.50 Opera 10.50 em Windows 7 Windows 7
  • gabriel angelo

    eu achu q eh ruin, mas uso o ruindows pirataa pq nao consigu mi livrar dele, me acostumeei com o ruindows.. kkkkkkk :mrgreen:

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows 7 Windows 7
  • BILL

    Políticos Corruptos + Educação Precária (provo alienado / desinteressado) = Prejuízo em todos os campos/vertentes da nação, seja eles físicos (dinheiro) ou culturais… Essas questões faz lembrar de quando “eu” discutia a constituição química da água em meio a uma tempestade em alto mar.

    Usando Google Chrome 4.0.249.89 Google Chrome 4.0.249.89 em Windows 7 Windows 7
    • Adao

      Perfeito. Pagar imposto? O Estado brasileiro que se exploda, pois é um cabide de emprego gigantesco, com mutreta em absolutamente todos os lugares. E o povo brasileiro merece a classe política que tem. Ela é o retrato fiel da nossa população. Esse papo que “o melhor do Brasil é o brasileiro” é a maior mentira do mundo. Somos um povinho de mer** sim! Eu eu não vou dar uma de demagogo aqui, afinal eu sou brasileiro e faço parte deste povo.

      Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows Vista Windows Vista
      • BILL

        O que estraga o braZil sao os brazileiros.

        Usando Google Chrome 4.0.249.89 Google Chrome 4.0.249.89 em Windows 7 Windows 7
      • Eduardo Lemos

        Concordo contigo kra, eu me abstenho em todas as eleições desde que tirei meu titulo, não adianta votar, não existe um político que me de garantias que não vá roubar, se um dia mudassem as leis para punir de forma severa esse tipo de crime, que não lesa uma pessoa ou grupo, lesa o Estado todo.

        Agora quem vai mudar? os kras que roubam são os mesmos que podem fazer a mudança, ninguém quer perder sua fatia, ainda fica o velho papo de proteger os politicos da ditadura usando a constituição, não tem lei que puna politico, punição máxima é o cara ser caçado e se aposentar ganhando pelo menos 3k por mês, eu também quero!

        A gente paga tributo em tudo, até no ar que respira, e ainda querem que pague os olhos da cara por um software? pera lá…

        E outra, essas pesquisas levam em consideração a venda de software pirata e calculam a perda se fossem todos originais pagando tributo, só que se fosse o preço do original, quase ninguem iria comprar, então o prejuizo é bem menor que o informado.

        Brasil, cada um por si aqui.

        Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
  • Paulo Cesar

    Discutir pirataria aqui levaria a chover mais de 200 comentários com opiniões diferentes.
    Por um lado da moeda, tem o lado do governo que sai no prejuizo e é fato mesmo que se uma empresa não arrecada ela não gera posto de trabalho (é lógico isso).
    Por outro lado tem o preço abusivo que é cobrado do consumidor, principalmente nós brasileiros, que nossa renda é lamentável perto de um país de primeiro mundo. e olha que a maioria dos softwares vem desses países desenvolvidos, assim, eles cobram a realidade deles aqui.
    Se um sistema operacional windows custasse R$50,00 (a home premium) garanto que ia chover nas vendas. Mas ao comparar R$349,00 com R$20,00 (que vem o sistema + crack/virus) sai em conta. Mas é claro que é ilegal.
    Dependendo do caso, a pirataria até ajuda a empresa de software, dissemina o software e deixa todos alienados a ele mesmo que de forma ilegal. A pirataria até ajuda o monopólio de qualquer empresa de determinado produto, seja do ramo da informática ou qualquer outro.

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em GNU/Linux GNU/Linux
  • http://twitter.com/brunionline Felipe Bruni

    No caso da informática não é nem por falta de opção… Mas nem vou dar lição de moral porque estou postando isso exatamente de um Windows Jack Sparrow :P

    Usando Firefox 3.5.8 Firefox 3.5.8 em Windows 7 Windows 7
  • Gustavo

    Se é para o estado não ganhar R$ 261,4 milhões, o que irá diretamente para os bolsos desses nossos políticos corruptos, viva a pirataria de software. O dia que diminuirem os impostos que pagamos e consequentemente conseguirmos viver do dinheiro de nosso trabalho, ai sim os preços dos sofwares serão mais acessíveis, maior será o númerode empregos e menor a roubalheira do estado.

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
    • http://guilhermemac.blogspot.com Guilherme Mac

      “Se é para o estado não ganhar R$ 261,4 milhões, o que irá diretamente para os bolsos desses nossos políticos corruptos”
      Os corruptos inevitavelmente irão continuar roubando. Tanto com arrecadação mínima quanto gigante.
      Esses milhões então são tirados de investimentos públicos estratégicos, geração de emprego e até pagamentos da dívida pública. Então o melhor seria mesmo o Estado ficar com os milhões.

      Usando Google Chrome 5.0.307.11 Google Chrome 5.0.307.11 em GNU/Linux GNU/Linux
    • victor

      exatamente, penso igual você.
      se o dinheiro for maior, é óbvio que eles vão roubar mais.
      sobra menos para o estado, com certeza. mas me diz o que tem sobrado, haha.
      sou a favor da pirataria e vou continuar com ela até os impostos serem justos.
      se vai importar um item, 60% disso + 18% daquilo + 9% por ser um babaca, e assim vai.
      pow, e esse imposto volta pra gente? claro que não.
      que melhoria que está tendo no país? eu não estou vendo nenhuma.
      o que importa é o bolso desses caras e só.
      quer saber? bem feito :razz:

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://www.guiadopc.com.br/ Giulio Ribas

    Esses dados são furados. Essas associações de empresas, gravadoras, cinema e coisas do tipo são rídiculas em afirmar estes dados. Eles contam que cada CD pirata vendido é um original não vendido. Perdoem-me, mas quem compra um jogo pirata o faz porque NÃO IRÁ comprar o original. É como se eu lançasse um concorrente para o photoshop e dissesse que cada licensa vendida deles é uma minha não vendida. Pura jogada de propaganda. É irreal, ilusória e beira o ridículo. Pior do que isso só aquelas besteiras de que financia o tráfico de armas e drogas.

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows 7 Windows 7
  • tuttygualberto

    Uma merda para quem quem produz, porém a pirataria se desenvolveu no Brasil por causa dos impostos cobrados pelo governo sobre estes produtos. A solução para o fim disso depende do governo. Reduza os impostos e DEPOIS cobre uma atitude positiva das pessoas em relação à esse problema.

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: Guia do PC

  • Pingback: Jaline Mombach

  • Gilliardt

    Como uma empresa como a Microsoft não consegue bloquear todos os Windows “da perna de pau e de papagaio no ombro” ???
    Se empresas menores consegue realizar algum tipo de proteção, como pode a gigante Microsoft não conseguir isso ???
    Tem vantagem nisso tudo e não é pouca.
    Enquanto os preços forem “grandes”, só lamentos e, a grande massa vai continuar usando software pirata, dvd pirata, torrents da vida, rar’s divididos em 592 partes em servidores … entre outras formas que existem.

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
    • cleiton

      Cara, a Microsoft facilita muito. No último update, aquele “detector” de loaders e crackers que dissem que ia vir veio desmarcado, ou seja, um usuário pirata (como eu) poderia deixar as atualizações automáticas que o “detector” não instalava. E foi isso que aconteceu. Estou com meu Windão 7 Ultimate pirata aqui rodando tudo de boa. :grin:

      Usando Safari 4.0.4 Safari 4.0.4 em Windows 7 Windows 7
      • Gilliardt

        Eu sempre penso no seguinte (pode ser bizarro mas …):
        A Microsoft tem o sistema operacional mais usado do mundo. Ela deixa essa pirataria solta porque ??? (comentários abaixo)
        Ela não lucraria mais se vendesse tudo isso de Sistema Operacional ??? (mas é claro que sim)
        Se ela fizesse um bloqueio real, ela travava tudo.
        “O software é da minha empresa e isso é ilegal então, posso bloquear o Windows quando se conectar a Internet e não deixar funcionar mais. Poderia formatar e instalar de novo mas, quando houvesse a checagem, bloqueia de novo”.
        Então, aquelas pessoas que não pagam pelo Sistema Operacional, iam fazer o que ???
        Usar Offline ??? (alguns usariam por causa dos aplicativos etc e poderiam trabalhar offline tranquilamente)
        Iam para outras alternativas como alguma distribuição LINUX ou qualquer outro que encontrarem e aí, o que acontece mesmo ???
        A Microsoft quebraria o ciclo vicioso que está aí.
        Quase todo mundo usa Windows (pirata ou não), empresas usam Windows, seus empregados vieram para trabalhar em Windows …
        Aparece um cara tentando vaga na empresa dizendo que mexe em Linux e Open Office e que, digamos, que ele não mexa no Windows e no Office da Microsoft porque não sabe. Será que ele consegue a vaga ???
        Eu acho que não.
        A pirataria favorece a Microsoft e isso eu tenho comigo até que me provem o contrário com argumentos relevantes.
        Microsoft não me engana.

        Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
  • Henrique

    pior que esse prejuizo foi oq os nosso politicos deram…isso ai não chega nem perto…..

    Usando Google Chrome 4.0.249.89 Google Chrome 4.0.249.89 em Windows 7 Windows 7
  • jackson

    pessoal eo seguinte,a culpa nao e dos politicos nao e dos impostos altos. a culpa e nossa q nao sabemos votar nas pessoas certa e nao investimos em novas caras ou simplesmente nao importamos. ta ai pra todo mundo ver,la no senado sempre as mesmas figuras carimbadas,um bando de velhos retogrados q nao pensam pra frente. so um exemplo: collor de mello. o brasileiro tb e muito em questao de politica,ninguem briga por nada. agora deixa seu time de futebol favorito perder. a torcida invade campo,peita ate policial pra arrebentar cara de jogador. entao e isso pessoal,vamos dar oportunidade pros novos,quem sabe melhora,se nao funcionar,pau neles

    Usando Google Chrome 3.0.195.33 Google Chrome 3.0.195.33 em Windows 7 Windows 7
  • Edemar Motta

    Baixar os preços nem pensar, né?

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows Vista Windows Vista
  • Jusueh

    Baixar os preços nem pensar, né? [2] :twisted:

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows 7 Windows 7
  • Paulo Henrique

    R$ 300,00 a R$ 500,00 reais por um sistema operacional por exemplo eu acho Barato. visto ao que se cobra por um sistema comercial de controle de uma empresa.

    Porem… da raiva querer ser legal, se o governo é corrupto! se o dinheiro dos impostos fosse 50% retornavel a população em beneficios… com certeza tinha o prazer em pagar imposto.

    Ainda to tentando ser legal, comprei o Windows 7 Pro, essa semana. mais to migrando meus sistema pra linux.

    Pirataria é ruim… mais como diz o ditado…

    ” Pirataria é Crime!, o Original tá um Roubo!, e compartilhar é Legal! ”

    huhuhuhu.

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows Vista Windows Vista
  • BILL

    Quantos IMPERIOS a MS lucra com a Pirataria?

    Usando Google Chrome 4.0.249.89 Google Chrome 4.0.249.89 em Windows 7 Windows 7
  • Fabio

    Estes números são completamente furados. Eles se baseiam que, se não existisse pirataria, os compradores de programas piratas comprariam os originais, o que não é verdade.

    Usando Google Chrome 4.0.249.89 Google Chrome 4.0.249.89 em Windows 7 Windows 7
  • ALCB

    Uma grande saída e que praticamente diminuiria sensívelmente a pirataria seria colocar propaganda nos produtos, desde softswares até hardwares. Muitos produtos não seriam nem cobrados pois as propagandas pagariam aos seus desenvolvedores. Muitos já se utilizam deste processo.
    Acabar, no momento com a cultura pirata perna de pau, no mundo, é impossível.

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows 7 Windows 7
    • BILL

      Nossa que legal, as propagandas viriam com requisitos minimos de hardware também? exigiriam banda larga para se atualizarem em tempo legal?

      A pirataria não ira acabar nunca, mesmo porque o imperio ms vive em funçao dela, o dinheiro “perdido” com pirataria nao chega perto com o dinheiro perdido nos salarios astronomicos + beneficios + outros beneficios – trabalho + roubos de politicos…. isso sem falar de roubo de impressas privadas e particulares, é uma corrupçao generalizada que atinge todos os setores da cultura e naçao braZileira… começou com portugal mandando marginais, assassinos e sua corja para explorar e roubar o pais…. isso se perpetua ate hoje, discutir pirataria aqui é como discutir a quebra da unha do dedinho esquerdo do pé quando a perna se encontra em estado de putrefaçao pronta para amputa-la.

      Mas reconheço que é bonitinho falar de problemas desse tipo, há o tipo que diz, nao sou a favor da pirataria… é o mesmo tipo que nao pede nota fiscal e nem sabe para que serve a mesma.

      Usando Google Chrome 4.0.249.89 Google Chrome 4.0.249.89 em Windows 7 Windows 7
  • GuyFawkes

    Brasil tem MacBook mais caro do mundo:

    http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/brasil-tem-macbook-mais-caro-do-mundo-11012010-21.shl

    Agora a dúvida: alguém PIRATEIA MacBook? Tenho certeza que NÃO (hachintosh é menos de 0,01% de usuários Apple). Então porque é tão CARO?

    IPI: Imposto sobre produto industrializado
    ICMS: Imposto sobre circulação de mercadoria
    II: Imposto de Importação
    + Juros embutidos.

    E onde está esse dinheiro dos IMPOSTOS? Onde está nossa INDÚSTRIA DE HARDWARE E SOFTWARE?

    Os empregos e o dinheiro que a ABES lamuria ter perdido vão DIRETO para os patrões deles nos ESTADOS UNIDOS. Eles são os mesmos caras que lançam relatórios TENTANDO CRIAR SANÇÕES COMERCIAIS AOS PAÍSES QUE USAM SOFTWARE LIVRE NO GOVERNO, como o Brasil.

    Quem é mais PIRATA? O camelô ou os altos funcionários da ABES, RIAA, MPAA e cia. ltda que querem controlar TODA UMA CULTURA?

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows 7 Windows 7
    • http://twitter.com/brunionline Felipe Bruni

      Não da pra fazer essa comparação… O preço do sistema sem o computador é bem menor se comparado ao valor do Windows. Dá pra comprar um Snow Leopard original por 80 reais na Fnac. Isso é possível não somente porque o hardware é mais caro, mas também porque a Apple consegue “controlar” onde seu sistema é instalado. No Windows isso é mais difícil.
      O lucro da Apple vem do hardware, e não do software…
      Se o OS X fosse liberado pra ser instalado em qualquer máquina, a pirataria em cima dele também aumentaria muito.

      Usando Firefox 3.5.8 Firefox 3.5.8 em Windows 7 Windows 7
  • Eduardo

    Para acabar com a pirataria tem que se acabar com a pilhagem e o que é a pilhagem ? é a lógica perversa e abusiva de compor os preços dos produtos e serviços no Brasil assim como resposta a pilhagem vem a pirataria , preço justo e acessível não da espaço a pirataria simples como 2+2=4 o duro é convencer que é possível ter lucro sem explorar!!!

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
  • BILL

    Alguem conhece algum programa tipo unlocker que funcione no win7 x64? (mudando de assunto)

    Usando Google Chrome 4.0.249.89 Google Chrome 4.0.249.89 em Windows 7 Windows 7
  • http://twitter.com/brunionline Felipe Bruni

    Se a Microsoft conseguisse acabar com a pirataria e vendesse o Windows a preço justo, pra eles daria na mesma. Lei da oferta e da procura. Eles venderiam mais, mas também teriam que baixar o valor.
    Se ela vende um Windows a 100 reais ou dez Windows a 10 reais, pra eles dá na mesma.
    A Microsoft é a empresa menos preocupada com pirataria :P Quem se preocupa é o governo, que deixa de ganhar ainda mais impostos.

    O produto original tem que ter um diferencial que atraia o consumidor. Enquanto o Windows 7 de 500 reais fizer o mesmo que o Windows 7 de 10 reais do tio da esquina, é natural que a maioria opte pelo mais barato.

    Usando Firefox 3.5.8 Firefox 3.5.8 em Windows 7 Windows 7
    • cleiton

      Com o Windows 7 [original] vendendo que nem água, e a Microsoft que nesse último ano teve um lucro de não sei quantos bilhões de dólares, você acha que ela estaria preocupada com a pirataria? Nem f*dendo!

      Aquele site http://www.microsoft.com/genuine é só pra botar medo e deixar os “honestos que pagaram mais de 300 reais num SO” verificar suas cópias Windows. Já pensou: quem comprou um computador OEM (com o preço do Windows original embutido) fazer a verificação, e depois ver que o Windows é pirata? heuhuehuhauh, +-300 reais jogandos fora!!!

      Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows 7 Windows 7
  • Ren

    Acho que a pirataria existe só por causa dos impostos altos daqui + a filha da putisse dos caras querendo cobrar caro pelo software.

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows Vista Windows Vista
  • paulo henrique

    pirataria é colocar 200% de imposto em um cd.

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows 7 Windows 7
  • Márcio

    Só uso programas piratas e como já falaram, fecham 1 abre-se 5 ou 10!! é uma maravilha!! que peninha hein governo??

    Usando Opera 10.50 Opera 10.50 em Windows XP Windows XP
  • Márcio

    tb acho que empresas como a microsoft que faturam muito, principalmente com o windows 7, não estão nem ai com pirataria!!!

    Usando Opera 10.50 Opera 10.50 em Windows XP Windows XP
  • Rodrigo

    A ABES é uma associação sem vergonha… um dos principais membros que chegou a ser presidente é o Jorge Sukarie, dono da Brasoftware que detem alguns “monopólios” em contrato com a Microsoft…

    Há alguns contratos da Microsoft que só a Brasoftware tem autorização fechar não importa em que revenda o cliente vá…

    Usando Google Chrome 4.0.249.89 Google Chrome 4.0.249.89 em Windows 7 Windows 7
  • Gérson Wálter

    Mas eu não compro coisas pirata.
    Só as baixo.

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
  • Vitão

    É isso aí gente….vamos comprar tudo original, pra gerar bastante imposto pro governo, pra depois virem uns lazarentos como o Governador Arruda, o Marcos Valério, o Genuíno, o Zé Dirceu, etc, e roubar tudo.
    Ano passado comprei mais de 50 jogos piratas pro meu Xbox, já que estou sem banda larga pra baixar.
    E esse ano já comprei mais uns 10 jogos e continuarei comprando, prefiro dar dinheiro pro pirateiro do que pra esses politicos corruptos fdp.

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows 7 Windows 7
  • Fernando S S

    Diminuam os impostos….

    Quando um jogo custar $ 39,00 nos EUA e R$ 49,00 aqui no Brasil aí sim eu compro original…

    Mas lá nos EUA um jogo custa em torno de $ 49,00 e aqui no Brasil normalmente R$ 99,99….

    Por isso elimino um 9 e compro por R$ 9,99 no camelô….. :razz:

    Usando Google Chrome 4.0.249.89 Google Chrome 4.0.249.89 em Windows 7 Windows 7
  • cleiton

    Tem até no Youtube! Sim, vídeos tutoriais explicando como ativar o Windows 7, já viram isso?

    Tem também vídeos tutoriais de como baixar o Photoshop, de graça (pra variar…). kkkkkkkkkkkkk!

    Procurem por “windows 7 ativar” ou “photoshop baixar”, tem um monte!

    A pirataria está tomando conta meu!

    Usando Safari 4.0.4 Safari 4.0.4 em Windows 7 Windows 7
  • sHiNoBi

    Infelizmente eh isso ai, nao temos como mudar isso pois nossos amigos lah de Brasilia nao nos ajudam, soh pensam em cobrar impostos em cima de impostos.Um jogo nos States custa $49,00 mangos aki o bixo pega :twisted: R$199,00 uahahahahahahahaha :mrgreen: que sacanagem, por que?IMPOSTOS FDP! :arrow:
    Custava nada esses putos deixarem entrar nessa merda de país os softwares e games sem taxa-los?Nao mais querem fuder mais e mais com a gente!
    Digo e repito:Os politicos tem uma visao muito particular do dinheiro publico eh foda mais eh a realidade.
    Nessa merda soh era pra ter impostos e ser taxado os produtos que temos aqui tipo: feijao, arroz, trigo, ai sim poha teria que ter! pq se nao fudia com a gente.Agora hardware,games, isso eh muita sacanagem, o Brasil num faz nada disso e quando esses produtos entram aqui entram com preços astronoimicos.Pronto disse! :evil:

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: Eduardo Andrade

  • Eduardo Coelho

    “Todos os anos, milhões de pessoas e empresas são afetadas por produtos de software falsos, adquiridos inadvertidamente, e várias empresas que fornecem licença para uso de software original têm dificuldade em concorrer com os preços artificialmente baixos oferecidos pelos piratas de software. A Microsoft recebe constantemente pedidos de ajuda vindos de pessoas, empresas e revendedores para reduzir a ameaça trazida pela pirataria. A Microsoft trabalha para educar o ecossistema de software sobre a pirataria, para criar produtos que resolvam essas questões e para reforçar medidas e leis antipirataria.

    A Microsoft vem aperfeiçoando o programa WGA para melhorar a conscientização do valor de um Windows original e para ajudar a nivelar o campo de atuação para seus parceiros honestos. Todos os anos, milhões de pessoas e empresas são afetadas por software falsificado, adquirido inadvertidamente, e vários revendedores autênticos têm dificuldade em concorrer com os preços artificialmente baixos oferecidos pelos piratas de software.” :roll:

    Esse foi a maior “conversa pra boi dormir” que já ouvi na minha vida, é sério. No sentido de acabar com a pirataria a Microsoft é uma piada! :lol:

    Usando Google Chrome 4.0.249.89 Google Chrome 4.0.249.89 em Windows 7 Windows 7
  • Paulo Rodrigues

    Bom, essa é a minha primeira postagem no GdP, mas como eu sou cientista econômico, gostaria de deixar minha opinião sobre esse assunto.

    Eu trabalho em um programa da Receita Federal chamado “Fiscalização Social” aonde nós, mediante a uma turma completa, damos aula a classe sobre impostos, assuntos tributários e ética econômica.

    A pirataria é um problema muito comum, que sempre vai ter gente defendendo ou rechaçando, mas eu sempre noto que quem “apóia” sempre diz que se o preço dos jogos e programas fossem mais acessíveis, iriam preferir o original por N motivos (segurança, praticidade, suporte, etc…). Ou seja, as pessoas são cientes que correm risco ao comprar produtos piratas e financiam não só a disseminação da pirataria, mas como do tráfico, assaltos, violência, etc, mas por uma questão monetária se vê quase que obrigada a pagar pelo pirata devido ao alto custo.

    Expliquei a eles em minha classe que isso somente ocorre unicamente e devido aos altos impostos cobrados, a maioria deles alfandegários.
    Mostrei que em países dos EUA, sites de downloads legalizados, como o próprio iTunes, vem com um crescimento enorme, ou seja, as pessoas sabem as vantagens do produto original, e preferem ter essa segurança ao efetuar o download. Não é uma questão basicamente cultura, é muito fácil dizer que o culpado é o brasileiro e seu jeitinho, mas esquecemos das questões financeiras que tudo isso envolve.

    Enquanto nos EUA a renda média é alta e o preço do download é baixo, no Brasil a renda média é baixa e o preço do download é alto (ou alguém aqui vai pagar 5 reais por uma única faixa de música?!). Isso é um fato.

    Outro fato é que o Brasil é o país que tem os maiores impostos do mundo, e isso prejudica o desenvolvimento do nosso já deficiente setor tecnológico (me referindo a computação, espeficicamente). Somente agora abriram um empresa de chips e circuitos no país 100% brasileiro (localizado em Porto Alegre), e isso tudo graças a investimentos privado, ou seja, nenhum financiamento, muito menos apoio, governamental.

    Resumindo: a pirataria nunca vai acabar, mas é fato que se os preços fossem dentro da realidade do brasileiro, a grande maioria iria preferir comprar um software seguro, prático e com suporte, e sabendo que todo o dinheiro ganho será remetido ao fabricante para melhorar seus produtos e para o governo.

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows Vista Windows Vista
    • sHiNoBi

      Pois eh amigo , verdade o que vc falou.Eu mesmo compro jogos originais do ps3 por ainda nao ter um meio alternativo.Ainda assim, compro no jeitin brasileiro 10, 12x. :roll: