Notícias

Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat: O que vem por aí?

Logotipo do Ubuntu

Logotipo do Ubuntu

O Ubuntu 10.4 Lucid Lynx, atualmente em estágio final de desenvolvimento (beta), ainda nem foi lançado, mas já se fala no seu sucessor. A nova versão do sistema, como sempre acontece, deve ser lançada em outubro, com intervalo de seis meses entre os lançamentos. Sendo mais específico, dia 28. O calendário completo também já é conhecido, veja:

  • 3 de junho de 2010 – lançamento do alpha 1;
  • 1 de julho – lançamento do alpha 2;
  • 5 de agosto – lançamento do alpha 3;
  • 2 de setembro – lançamento do alpha 4;
  • 23 de setembro – lançamento do beta;
  • 21 de outubro – lançamento do release candidate;
  • 28 de outubro de 2010 – lançamento da versão final.
Suricata, mascote do Ubuntu 10.10
Suricata, mascote do Ubuntu 10.10 (imagem: Wikipedia).

Anote aí: Maverick Meerkat é o codinome da próxima versão do Ubuntu. A Canonical mantém a tradição com um codinome bizarro/estranho de um animal, com duas palavras iniciadas pela mesma letra e seguindo a ordem alfabética. Dessa vez o mascote é o simpático bichinho da imagem ao lado, uma suricata, pequeno mamífero nativo do deserto do Kalahari (sul da África). A tradução do nome para o português é melhor ainda: algo próximo de “suricata vagabunda”.

O trabalho no Ubuntu Maverick Meerkat inicia apenas uma semana após o lançamento da versão 10.4, no dia 26 de abril. O foco dos desenvolvedores agora é na leveza e mobilidade, com melhorias na qualidade e interface do Ubuntu Netbook Edition, versão do sistema operacional para computadores ultraportáteis. Os planos são ambiciosos na categoria: fazer do Ubuntu, de longe, a melhor solução para computação móvel.

O futuro GNOME 3.0, provavelmente com o GNOME Shell, devem equipar e dar vida nova ao Ubuntu 10.10. A integração com redes sociais, que começou no Lucid Lynx, deve continuar e se fortalecer ainda mais, sincronizando facilmente dados entre telefone celular, netbook e desktop. Além disso, ficou a promessa de melhorar (mais ainda) a velocidade de carregamento do sistema.

Outro detalhe é que o Maverick Meerkat será o 13º lançamento do Ubuntu. Para os mais supersticiosos, um número de azar.

Fonte: Softpedia (2).

Tags: Linux

Você também vai gostar

Leia também!