O Google liberou essa semana um novo recurso estético que permite a personalização da página inicial adicionando uma imagem de fundo. A novidade, primeiramente, está disponível apenas para usuários norte-americanos do buscador, mas estará disponível para todos nos próximos dias.

Semelhanças com o Bing, o buscador da concorrente Microsoft à parte, é possível adicionar uma imagem a partir do computador do usuário, subindo o arquivo para o Picasa, usar uma imagem já salva em álbuns do Picasa ou adicioná-la a partir de galerias públicas, diretamente da página inicial do Google. Além das belas imagens disponíveis nas galerias, também é possível definir uma cor como plano de fundo da página de busca.
Ao contrário do que mostra a imagem acima, nem tudo são flores. Embora o plano de fundo só seja carregado após o buscador estar disponível, o a velocidade de carregamento da página é comprometida, especialmente por se tratar de imagens em alta resolução. Outro problema que pode ocorrer, dependendo da imagem de fundo, é na leitura do texto. Sombras foram adicionadas para diminuir o problema, mas ainda sim ele ocorre por razão do baixo contraste com imagens claras.
No geral, o novo recurso é de muito bom gosto. O que você acha? Comente!