Notícias

Futuro da AMD será complicado, avisa NVIDIA

Durante uma entrevista dada ao site inglês Bit-Tech, o Engenheiro-Chefe da gigante NVIDIA, o Doutor David Kirk, contou que o futuro da AMD/ATI não será nada fácil e prevê uma decadência da segunda maior gigante de CPUs e GPUs do mundo, caso medidas rápidas não forem tomadas pela empresa.

A AMD está definitivamente ruindo frente às suas duas fortes rivais – NVIDIA e Intel – simplesmente pelo fato de não ter construído algo grande o suficiente para desviar o foco dos consumidores aos seus produtos, disse Kirk. A AMD/ATI ficou por quase 2 anos reciclando suas arquiteturas de GPUs sem ter criado algo realmente inovador e competitivo.

Ainda segundo ele, a AMD/ATI deveria seguir 4 caminhos diferentes para não entrar em processo de falência: construção de novas fábricas para competir com a Intel – que a AMD vem fazendo exatamente ao contrário ao vender aos poucos suas fábricas -, projetar novas arquiteturas para suas novas CPUs e GPUs e parar de reciclar modelos, e finalizar o projeto Fusion – que consiste em colocar uma CPU e uma GPU em um mesmo chip.

O problema nisso é que a AMD/ATI não teria condições financeiras nem, pra se quer, seguir um desses projetos já que ela vem perdendo cerca de US$ 500 milhões a cada trimestre, segundo o engenheiro. Isso inviabilizaria fatalmente qualquer tentativa de a número 2 das CPUs e GPUs de superar suas duas rivais parrudas.

Finalizando, Kirk disse que a AMD não precisa tirar apenas um “coelho da cartola”, mas sim vários, se quiser continuar firme no mercado.

É… Parece que a situação para a AMD/ATI está indo de mal a pior. Será que em breve teremos um mercado de processadores e placas de vídeos monopolista? De um jeito ou de outro, há uma grande possibilidade de isso vir a ocorrer.

Fonte: Bit-Tech.net

Tags: Hardware

Você também vai gostar

Leia também!