A imagem acima é de uma das builds de desenvolvimento do Windows XP, na época conhecido pelo codename Whistler. Uma galeria de imagens pode ser conferida aqui.
No início do desenvolvimento percebe-se que o visual do sistema é muito parecido com a do antecessor Windows 2000. A interface evoluiu muito durante o desenvolvimento e a versão final ficou com um visual leve, limpo e muito bem-acabado. A interface foi uma das melhores mudanças, e a mais notável. O tema Luna é perfeito, muito agradável e difícil de cansar, coisa rara se comparado aos temas de terceiros que se encontram espalhados pela internet.
O Windows Whistler é realmente um dos melhores sistemas operacionais que existe – talvez o melhor que a Microsoft já tenha feito. Lançado há sete anos, ele ainda ficou bem colocado na lista dos cem melhores produtos de 2008, desenvolvida pela PC World. E com sua venda OEM (Original Equipment Manufacturer) estendida até 2010, o sistema ficará no mercado juntamente com o Windows Vista e o Windows 7, ou ainda, por 9 anos desde o seu lançamento.
Até hoje, com o Windows Vista no mercado, o XP é preferido entre muitos. Saíram até notícias em sites internacionais sobre o Windows XP ser o principal concorrente do Vista. O Windows NT 5.1, como também é conhecido o Windows XP, é o sistema mais popular no mundo, sendo usado em 84% dos computadores, apesar de uma grande parte ser ilegal.
A morte do Windows XP, primeiramente, foi anunciada para um ano após o lançamento da última versão do Windows, no caso, o Vista, ou em janeiro desse ano. Pouco tempo depois foi prorrogada para junho (30). Pois bem, o dia está para chegar. A partir do dia 30, todas as versões em caixa do Windows XP oficialmente deixarão de ser comercializadas pela Microsoft. Porém, nem tudo está perdido, você ainda poderá encontrar o produto em pequenas lojas por alguns meses após essa data, tudo depende do estoque, ou ainda, como anunciamos aqui no Guia, e mesmo sendo muito limitado, a versão OEM do Windows XP Home Edition continuará disponível como uma alternativa leve e barata para ULCPCs e desktops de baixo-custo, que tem hardware limitado, como os ultra-portáteis ASUS Eee PC e o Dell E.
Vale lembrar que o Windows XP continuará tendo suporte técnico até abril de 2009 e o suporte estendido até abril de 2014. Ou seja, mesmo que você compre o Windows XP hoje, terá atualizações e suporte normal até o abril de 2009, e um suporte menos dedicado até 2014.
Mais informações em português sobre o futuro do Windows XP no site da Microsoft. O ciclo de vida dos protudos Microsoft aqui (em inglês).