Notícias

Gmail usa geolocalização para detectar atividade suspeita

Alerta de atividade suspeita

Depois do controverso Buzz, a Google adicionou outro recurso no Gmail. Dessa vez se trata de um complemento na segurança do serviço, fazendo uso da localização geográfica para detectar possíveis ataques a conta de e-mail. Não se trata de algo completamente novo. É, na verdade, um aprimoramento em um recurso que já existia há algum tempo no Gmail, a possibilidade de acompanhar o login através do endereço de IP.

A partir de agora o Google irá usar os IPs para encontrar a localização geográfica do computador onde o usuários fez a autenticação. Se logins recentes forem efetuados de locais diferentes dentro de um prazo muito curto, o Gmail alertará o usuário imediatamente sobre uma atividade suspeita.

Alerta de atividade suspeita

Como mostra a imagem acima, uma barra vermelha e bastante chamativa deve aparecer, dando ao usuário detalhes sobre o login e opção de trocar de senha ou ignorar o alerta.

Segundo Pavni Diwanji, engenheiro da Google, a quebra da senha é um golpe comum utilizado por hackers. Mas vale resaltar que o recurso não foi desenvolvido para substituir as práticas de segurança atual (bom senso, senha forte, computar e antivírus sempre atualizados, cautela ao clicar em links recebidos por e-mail).

Tags: Google, Internet, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!