Fim do ano está chegando, e com a versão final do Firefox 4.0 prometida para esses últimos meses de 2010, a Fundação Mozilla se encontra numa saia justa: descumprir o cronograma e atrasar o lançamento ou cancelar novidades prometidas para próxima versão do navegador?
A companhia já chegou a um acordo e, infelizmente, escolheu a segunda opção.
A primeira baixa da quarta versão do Firefox é o Account Manager, ou gerenciador de contas em português. O recurso, que chegou a ter um protótipo funcional, prometia simplificar o processo de autenticação em sites com uma nova especificação criada pela Mozilla, facilitando a vida de quem tem cadastro em vários sites e serviços.
Atualmente, outros quatro recursos do Firefox 4 estão pendentes, ou seja, ainda não concluídos e com grandes chances de caírem fora da versão final do navegador. Veja a lista completa:

Outra grande novidade também não está nos planos da Mozilla para o Firefox 4: a versão de 64 bits para o Windows. Mas isso, infelizmente, não depende apenas da empresa por trás do programa. Pouco adianta um navegador escrito em 64 bits se plugins importantes para a navegação não suportam a arquitetura.
O penúltimo e quinto beta do Firefox 4 deve sair essa semana, dia 10. A versão final, se tudo correr como planejado e capado de algumas novidades prometidas, como já foi dito, no final desse ano.