Notícias

Ubuntu 11.04 terá Unity como interface padrão

Duas semanas depois de lançar o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat a Canonical, empresa por trás do popular sistema Linux, já planeja a próxima versão do Ubuntu. O anúncio foi feito ontem pelo fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, durante o evento Ubuntu Developer Summit.

A próxima versão da distribuição Linux mais utilizada do planeta, como tradicionalmente acontece, deve ser lançada no mês de abril, e terá como principal mudança a troca do Gnome pelo novo Unity como ambiente gráfico padrão.

Lançado recentemente com o Ubuntu 10.10 Netbook Edition, o Unity é uma novo ambiente desenvolvido pela Canonical e otimizado para telas pequenas. A interface receberá alguns ajustes, ganhará novos recursos e será “promovida” a edição principal do Ubuntu, para desktops.

Apesar de ser padrão, a nova interface gráfica não estará disponível para todos. Apenas usuários com hardware suportado terão o novo ambiente a disposição. Computadores sem o equipamento compatível continuarão com o tradicional Gnome.

O Ubuntu codinome Natty Narwhal, ou simplesmente 11.04, deve ser lançado em abril do próximo ano. Atualmente a última versão do Ubuntu lançada é a 10.10, que pode ser baixada gratuitamente do site da Canonical, via torrent ou servidor HTTP, em versões para desktop, netbook e servidor.

Fonte: OMG! Ubuntu!.

Tags: Linux

Você também vai gostar

Leia também!