Notícias

Intel lança segunda geração dos processadores Intel Core

Mooly Eden e o processador Intel Core i7 Sandy Bridge

Mooly Eden e o processador Intel Core i7 Sandy Bridge
Mooly Eden e o processador Intel Core i7 Sandy Bridge

CES 2011 – Esquentando os motores para a abertura do CES 2011 (Consumer Electronics Show), a Intel apresentou nesta terça-feira em Las Vegas a segunda geração dos processadores Intel Core batizada com o nome código “Sandy Bridge”. É importante ressaltar que os novos Core i3, i5 e i7 da família Sandy Bridge ainda são parecidos com os antigos processadores Core i3, i5 e i7 da geração batizada de “Lynnfield”, mas possuem vários avanços na arquitetura dos processadores e novas funcionalidades.

A principal mudança é que os novos processadores Intel Core agora possuem uma GPU integrada, ou seja, embutida dentro do processador. Simplificando: Colocaram a placa de vídeo “dentro” do processador! O efeito mais óbvio dessa integração é que agora não é mais necessária uma placa de vídeo conectada em um “slot” ou embutida na placa-mãe. Mas a GPU integrada permite agregar novas funcionalidades aos processadores Core, dentre as quais as mais interessantes são:

  • Intel® Quick Sync Video – Essa aceleração de hardware embutida acaba com a espera na hora de editar e compartilhar vídeos com um desempenho impressionante que completa em minutos o que anteriormente poderia levar horas para ser concluído. Agora mais rápido do que nunca, os consumidores podem editar, converter e compartilhar vídeos com amigos e família. Alguns testes mostram que um vídeo em HD de quatro minutos que levava quatro minutos para ser convertido para o formato compatível com o iPod, agora pode ser convertido em apenas 16 segundos.
  • Intel® Insider™ – É uma tecnologia que permite oferecer acesso a filmes com o melhor da alta definição nos PCs, o que anteriormente não era possível. Kevin Tsujihara, presidente do Grupo de Entretenimento Doméstico da Warner, deu seu depoimento durante a apresentação dos processadores: “A Warner Bros. vê o PC como uma das plataformas mais versáteis e amplamente disponíveis para o fornecimento de entretenimento digital premium, e agora que a Intel o tornou mais seguro, podemos oferecer esses novos lançamentos e outros títulos populares do nosso catálogo em full HD para o PC”. A tecnologia permite de maneira segura e simples pegar um filme na Internet e assisti-lo em full HD no notebook.
  • Intel WiDi 2.0 –  Aproveitando a inovação da tecnologia Intel® Insider™, demonstrou-se como os consumidores já podem utilizar a tecnologia Intel® WiDi 2.0 (Wireless Display) para exibir o conteúdo de filme em uma grande tela HDTV, transmitindo o conteúdo do PC para a TV sem fios. As melhorias da Intel® WiDi 2.0 incluem suporte para 1080p HD e conteúdo protegido, seja por meio de transmissões via Internet ou da reprodução local em um Blu-ray ou DVD player.

Durante a apresentação dos novos processadores, Mooly Eden, vice-presidente e gerente geral do Grupo PC Client da Intel afirmou: “As capacidades visuais embarcadas fornecidas por esses novos processadores são incríveis. Isso, combinado ao desempenho adaptativo melhorado, revolucionará a experiência com PCs de uma maneira óbvia para todo usuário perceber e apreciar – um desempenho visivelmente inteligente”.

Realmente, as apresentações impressionaram. Eu diria que, para a maioria dos usuários, computadores equipados com os novos processadores poderão dispensar placas de vídeo dedicadas. Quem gosta de jogos 3D, porém, ainda vai ter que investir numa placa dedicada. Ainda não pude testar um sistema, mas diria que o placa de vídeo integrada na CPU Sandy Bridge é muito superior a todas as placas de vídeo embutidas nas placas-mãe atuais, chegando ao mesmo nível de uma placa de vídeo dedicada simples. Se a Intel continuar neste ritmo de evolução da parte gráfica, provavelmente, o sucessor desta linha Core Sandy Bridge deverá atingir o desempenho das placas de vídeo dedicadas de nível médio.

A concorrência da AMD “jogou um pouco de água no chope” da Intel, pois anunciou um dia antes sua linha de APU batizada de “Fusion”. Notem o nome APU ao invés de CPU. É como a AMD chama o conjunto CPU+GPU. APU quer dizer “Unidade de Processamento Acelerado” e incorpora em um design único a tecnologia de CPU (x86) multi-core, gráficos discretos potente com capacidade DirectX 11 e motor de processamento paralelo, um bloco de aceleração de vídeo de alta definição dedicado, e um bus de alta velocidade que acelera os dados em diversos tipos de cores de processador no projeto. Pelas informações que tive acesso, a CPU da AMD não parece ser concorrente da família Sandy Bridge da Intel, apesar de oferecer, aparentemente, ótimo desempenho 3D e baixo consumo. Seria interessante poder comparar os dois produtos, mas isso só deve acontecer lá pelo meio do ano quando o produto da AMD estiver disponível.

Os processadores Intel® Core™ i3, i5 e i7 também contam com a tecnologia Intel® Turbo Boost 2.0. Essa característica realoca automaticamente os recursos do núcleo de processamento e do processador gráfico para acelerar o desempenho, oferecendo aos usuários uma melhoria imediata do desempenho quando e onde for necessário. Os chips são fabricados com o processo de manufatura de 32nm da Intel e com a segunda geração dos transistores high-k metal gate. Essas vantagens únicas melhoram ainda mais o desempenho e reduzem o consumo de energia para uma maior duração da bateria e possibilitam designs menores, com menores custos gerais de manufatura.

A Intel anunciou mais de 20 processadores, adaptadores wireless e chipsets, incluindo os novos processadores Intel® Core™ i7,i5 e i3. Os processadores da nova família usam placas-mãe baseadas nos novos chipset Intel® 6 Series Chipsets. Os sistemas quadcore (quatro processadores dentro de um único chip) estarão disponíveis no dia 9 de janeiro e outras duas outras versões chegarão ao mercado em fevereiro.

No Brasil, alguns fabricantes já contam, no primeiro trimestre, com computadores equipados com a nova geração de processadores Intel. Entre eles Sony, Positivo, Megaware e CCE, em redes como Walmart Premium, Extra.com, Extra, Carrefour.com, Fnac loja e Fnac.com e Pão de Açúcar.

Tags: Hardware

Você também vai gostar

Leia também!