Artigos

Sugestões de leitura para as férias

Sugestões de leitura para as férias

Não sabe o que ler nas férias? Para quem adora informática (ou seja, todo mundo aqui :D), o Guia do PC separou algumas dicas de livros sobre os grandes nomes da tecnologia das últimas duas décadas. São obras de pessoas que, com muito esforço, inteligência, e um pouco de sorte, revolucionaram a informática. Se você gosta de uma boa história de vida, ou quer saber mais sobre como nasceram algumas das empresas que amamos (ou odiamos!), estas leituras são obrigatórias!

Sugestões de leitura para as férias
Sugestões de leitura para as férias

Steve Jobs – A Cabeça de Steve Jobs (por Leander Kahney)

Se hoje os produtos da Apple estão entre os mais desejados (e caros) do mundo, isto se deve à mente brilhante de um senhor de óculos redondos, tênis, calça jeans e camiseta preta. Seu nome: Steve Paul Jobs. Co-fundador da ‘maçã’, Steve Jobs é uma personalidade adorada e odiada quase que na mesma proporção. Conhecido tanto por sua genialidade em design de produtos e marketing como por seus memoráveis esporros em funcionários, Jobs é considerado a cara e a alma Apple.

No livro A Cabeça de Steve Jobs (2008) (Inside Steve’s Brain, em inglês), o jornalista Leander Kahney conta a história de Jobs desde quando a Apple ainda era uma empresa de garagem, até as estratégias utilizadas por ele para transformar a ‘maçã’ em uma das marcas mais conhecidas e desejadas do mundo.

Steve Wozniak – iWoz (em parceria com Gina Smith)

Por falar em Apple, é uma grande injustiça não lembrar de Stephen Gary Wozniak – ou Steve Wozniak, como ficou mundialmente conhecido. Co-fundador da Apple ao lado de seu amigo Steve Jobs, Woz (para os íntimos) é considerado um gênio da eletrônica. Desenvolveu o primeiro computador pessoal do mundo na década de 70, o Apple I, e ajudou a fundar uma das maiores empresas de tecnologia da atualidade. Após sua saída da Apple (como funcionário em tempo integral), Steve Wozniak continua atuando como empresário, e viaja o planeta dando palestras motivacionais e aulas em universidades.

Neste ano, ele vem ao Brasil participar da Campus Party e divulgar o iWoz (2010), sua autobiografia lançada recentemente por aqui. No livro, Wozniak conta sua trajetória no mundo da informática (e fora dela), além revelar detalhes da construção e desenvolvimento de seus projetos mais famosos, como o próprio Apple I.

Facebook – Bilionários por Acaso (por Bez Mezrich)

Diferente das outras duas obras da lista, “Bilionários por Acaso” não é um livro que conta a história de um gênio da informática, mas sim da sua principal criação. Criado em 2004 por Mark Zuckerberg, o Facebook tornou-se a rede social mais popular da história, com mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo.

No livro Bilionários por Acaso – A Criação do Facebook (2010) (The Accidental Billionaires – The Founding of Facebook (2009), em inglês), o jornalista Bez Mezrich conta, em detalhes, como um projeto de fim de semana de um aluno de Harvard conquistou o mundo, e hoje vale mais de 50 bilhões de dólares. A obra também dá destaque a participação do brasileiro Eduardo Saverin, colega de Mark Zuckerberg em Harvard, que financiou o projeto do amigo em seu início. Recentemente, “Bilionários por Acaso” ganhou uma adaptação para o cinema, chamada “A Rede Social” (The Social Network, em inglês).

——————–

Estas obras podem ser encontradas na maioria das livrarias do país. Se você tem alguma sugestão de leitura para as férias, compartilhe nos comentários!

Tags: Apple, Internet

Você também vai gostar

Leia também!